sexta-feira, 29 de outubro de 2010

AS DUAS VISÕES

INTRODUÇÃO 
A palavra “Visão” se tornou popular no contexto da igreja hoje em dia. Cosmovisão é a visão do kosmo, do todo. Visão, no contexto da igreja, é como você vê a igreja e sua missão. Ao longo da História da igreja houve várias concepções ou visões de como Deus age no mundo. A Carta Aos Hebreus começa assim: “Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho.” AT.18 1.

A VISÃO VELHA PERSEGUE A NOVA
Na sinagoga, Paulo enfrenta a oposição dos judeus. “Mas resistindo e blasfemando eles.” (At.18:6). E no verso 12 “levantaram-se os judeus concordemente contra Paulo , e o levaram ao tribunal.” E no verso 17 “Então todos os gregos agarraram Sóstenes, o principal da sinagoga, e o feriram diante do tribunal.” E em Gálatas 4:29 “Mas, como então aquele que era gerado segundo a carne perseguia o que era segundo o Espírito, assim é também agora.” Sempre que o Espírito Santo levanta uma nova Visão, a velha Visão persegue a nova. Assim, é fácil descobrir de que lado o Espírito Santo está. É uma chave para o entendimento. Foi assim com Judaismo e Cristianismo, foi assim com Catolicismo e Protestantismo, Foi assim com Anglicanismo e Metodismo, foi assim com Tradicionalismo e Pentecostalismo, no início do século vinte, e é assim agora com a Visão da Igreja em Células no Modelo dos Doze. Pode-se dizer da Visão o que os judeus de Roma disseram a Paulo. “Porque, quanto a esta Seita, notório nos é que em toda parte é impugnada.” (At.28:22). 

2. AS DUAS VISÕES NÃO PODEM ANDAR JUNTAS 
Em At.18:6 Paulo diz aos judeus, depois de insistentes tentativas de convertê-los á nova visão: “O vosso sangue seja sobre a vossa cabeça; eu estou limpo, e desde agora parto para os gentios.” Por mais que seja dolorido deixar a velha igreja, tem uma hora que é preciso fazer isto, pois “como andarão juntos se não houver acordo entre si?” (Am.3:3). 

3. AS DUAS VISÕES NÃO DEVEM SER INIMIGAS 
Em At.18:7 “E, saindo dali, entrou em casa de um homem chamado Tício Justo, que servia a Deus, E CUJA CASA ESTAVA JUNTO DA SINAGOGA.” A igreja foi aberta junto da sinagoga, querendo Deus dizer que não devem ser inimigas, pois, embora não possam andar juntas, não devem estar longe. Há sempre a possibilidade de a nova visão ser adotada.

4. A VISÃO É FRUTÍFERA 
At.18:8 – “E Crispo, principal da sinagoga, creu no Senhor com toda a sua casa.” O motivo de Deus ter se afastado da velha visão e adotado uma nova, é a falta de frutos, dentre outras coisas. Em Mateus 21:43 Jesus sentencia “Portanto, eu vos digo que o reino de Deus vos será tirado, e será dado a uma nação que dê os seus frutos.”A velha visão estava acomodada, até pela idade, mas não justifica, pois no Salmo 92:12-15 diz: “O justo florescerá como a palmeira; crescerá como o cedro do Líbano. Os que estão plantados na casa do Senhor florescerão nos átrios do nosso Deus. Na velhice ainda darão frutos; serão viçosos e vigorosos, para anunciar que o Senhor é reto. Ele á a minha rocha e nele não há injustiça. “ 

5. A VISÃO É DE FAMÍLIA 
At.18:8 - “E Crispo, principal da Sinagoga, creu no Senhor COM TODA A SUA CASA.” A casa é a família. A Visão é uma visão de resgate de família. Em At. 16:15, falando sobre Lídia, está escrito “E, depois que foi batizada, ela e a sua casa.” E ainda, em At. 16:31, Paulo diz ao carcereiro “Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa.” E no verso 33 “Logo foi batizado, ele e todos os seus.” E no verso 34 “e, na sua crença em Deus, alegrou-se com toda a sua casa.” A visão veio salvar a família, tanto no espiritual quanto no físico.

6. A VELHA VISÃO ACHA QUE A NOVA É ILEGAL 
At.18:13 – os judeus dizem de Paulo, no tribunal “Este persuade os homens a servirem a Deus contra a lei.” A velha visão não vê a nova porque esta estava oculta na lei. Em Ef. 3:3-6 está escrito “Como me foi este MISTÉRIO manifestado pela revelação, como antes um pouco vos escrevi. Por isso, quando ledes, podeis perceber a minha compreensão do MISTÉRIO de Cristo, o qual noutros séculos não foi manifestado aos filhos dos homens, como agora tem sido revelado pelo Espírito aos seus santos apóstolos e profetas , a saber, que os gentios são co-herdeiros, e de um mesmo corpo, e participantes da promessa em Cristo pelo Evangelho.” Mistério é algo oculto, que só pode ser conhecido mediante revelação. A Visão estava aculta, para ser revelada no tempo determinado. “Vai, Daniel, porque estas palavras estão fechadas e seladas até ao tempo do fim.” (Dn.12:9). 

CONCLUSÃO 
Duas visões estão colocadas diante de você. Faça a sua escolha. O mais difícil para os que nasceram na velha visão, é transicionar a mente. Jesus disse “pelos seus frutos os conhecereis.” Veja o fruto, e escolha visão frutífera. Jesus também disse “Fazei discípulos.”O cerne da Visão é obedecer á ordem de Jesus.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

O PRINCÍPIO DA HONRA

“A QUEM HONRA, HONRA”. (Rm,13:7)




O Evangelho é contracultura, isto é, o propósito final do Evaqngelho, ou de qualquer ideologia que quer se impor numa determinada sociedade, é mudar a cultura. Assim, o Evangelho, o Judaismo, o Islamismo, o comunismo, o Nazismo, o Hinduismo, o Budismo, ou qualquer outra ideologia religiosa ou política, sabe que para conquistar uma sociedade, é preciso mudar a cultura. Para isso é preciso começar mudando os conceitos, que mudam os paradimas, que mudam a cosmovisão, que mudam a cultura, que mudam a sociedade.

Cada sociedade tem os seus valores, que são fundamentados em princípios. Eu creio que a Bíblia ensina os princípios adotados tanto por judeus , como por cristãos. Tanto o Velho quanto o Novo Testamento, servem de base para judeus e cristãos, respectivamente.

Creio também que a Bíblia corretamente traduzida e corretamente interpretada, oferece princípios e valores que trarão o bem-estar a qualquer sociedade que os adote. Um desses princípios é o Princípio da Honra.

Vi ontem, no noticiário, que um asilo de pessoas idosas foi fechado, em virtude dos maus tratos e abandono em que se achavam os idosos. Cada família pagava cerca de oitocentos reais para que o asilo cuidasse do seu idoso. Apareceram filhos levando de volta seus pais, para cuidarem deles em casa. Quem manda seu pai ou sua mãe para um asilo os está honrando? O N.T. ensina: “Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeirto mandamento com promessa, para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra.“ (Ef.6:1-3).

Se honrar pai e mãe trás benefícios, desonrá-los tem conseqüências. Vou usar um outro texto, que está em II Sm. 6:1-23. Davi, rei de Israel, levou a Arca da Aliança, para Jerusalém. Ele era, então casado com Mical, filha do antigo rei de Israel, chamado Saul. Ora, Mical, sendo filha do rei S aul, era uma princesa altiva e orgulhosa. Acontece que Davi já vira Uzá ser morto por Deus, quando tocou na arca, coisa que lhe era proibido pela lei de Deus. Na verdade a Arca estava sendo levada para Jerusalém erradamente. Estava sendo levada em carro de boi. Eles tinham aprendido isto com os filisteus. A maneira correta de transportar a Arca era por meio de varas aos ombros dos levitas, mas somente os sacerdotes podiam tocar na Arca. Agora Davi estava levando a Arca pela segunda vez, e, naturalmente, estava com medo. Além de sacrificar bois e carneiros cevados, “Davi saltava com todas as suas forças diante do Senhor”. Quando Mical viu pela janela “ao rei Davi que ia bailando e saltando, diante do Senhor, O DESPREZOU NO SEU CORAÇÃO.” (V.16). Davi dançava publicamente, mesmo sendo rei, para se humilhar diante de Deus. Mas a cena foi forte demais para o orgulho da rainha, Mical. O desprezo do coração, logo passou a ser manifestado em palavras. “Quão honrado foi o rei de Israel, descobrindo-se hoje aos olhos das servas de seus servos, como sem pejo se descobre qualquer dos vadios”. Davi não ficou calado, e respondeu à altura, mas o que é preocupante é o que diz o verso 23 “E Mical, filha de Saul, não teve filhos, até o dia da sua morte”. Mical tinha dois motivos para honrar a Davi. Ele era o rei e era o seu marido. As palavras insolentes de Mical foram desonra para Davi. A desonra feita por Mical a Davi era observada por alguém. Alguém que é juiz e paga a cada um segundo as suas obras. Em I Sm. 1: 5,6 é dito que Ana chorava “porque o Senhor lhe tinha cerrado a madre.” E em Gn.20:18 “Porque o Senhor havia fechado totalmente todas as madres da casa de Abimeleque, por causa de Sara, mulher de Abraão.” Deus castigou Mical com esterilidade por causa da desonra que fez a Davi.

Precisamos aprender a honrar as pessoas. Rm.13:7 diz “Portanto, daí a cada um o que deveis: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra, honra.” E em I Pe. 2:17 “Honrai a todos. Amai a fraternidade. Temei a Deus. Honrai ao rei.” E ainda em I Pd. 3: 7 “Igualmente vós, maridos, coabitai com elas com entendimento, DANDO HONRA À MULHER, como vaso mais fraco; como sendo vós os seus co-herdeiros da graça da vida; PARA QUE NÃO SEJAM IMPEDIDAS AS VOSSAS ORAÇÕES.” Quem honra prospera, e quem desonra seca e fica estéril.

Devemos cultivar uma cultura de honra, e evitar uma cultura de desonra. Isto é cultural. Quem honra o chefe é visto como bajulador. Mas a diferença entre o que honra e o que bajula, é que um espera receber benefícios dos homens, e o outro espera receber de Deus, como está escrito “E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo coração, como ao Senhor, e não aos homens.” (Cl.3:23).