quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

A MALDIÇÃO DA QUEBRA DE ALIANÇA

II Sm. 21:1-14

INTRODUÇÃO

   Fome na Bíblia significa falta de chuva, que ocasiona escassez de alimentos, numa economia essencialmente agropecuária. Porque não chove, a terra não produz alimento para o homem, nem erva para os animais. Nos dias de Davi, não choveu durante três anos, e nos dias do profeta Elias a seca foi de três anos e meio (Tg.5:17).
   Mas a Bíblia revela que a falta de chuva tem uma causa, de ordem espiritual. Nos dias de Davi, a causa da fome lhe foi revelada, quando consultou ao Senhor. Quebra de aliança, foi o motivo dado por Deus, o que ocasionou uma maldição. A história termina dizendo “E DEPOIS DISTO DEUS SE APLACOU PARA COM A TERRA.”(II Sm. 21:14b). O que significa que foi Deus quem mandou a fome, e, depois de aplacado, mandou a chuva. Deus é o supremo juiz do universo, mas particularmente do seu povo, pois tanto o caso de Davi, quanto o de Elias, aconteceram com o povo de Israel, povo que tinha uma aliança com Jeová, Deus de Israel. A quebra de aliança ocasionou o castigo. O povo brasileiro não conhece muito sobre alianças, e o perigo de quebra-las. Vamos, portanto, estudar as várias alianças do texto.
  
     1. ALIANÇA DE PAZ
Os gibeonitas eram cananeus, povo que Deus havia destinado para a destruição, pelas mãos de Israel, sob a liderança de Josué. Mas os moradores da cidade de Gibeão, usaram de astúcia, e enganaram Josué e os príncipes de Israel, levando-os a fazer uma aliança com eles, pensando que não eram cananeus. Depois que descobri-ram que eram inimigos, já lhes tinham prestado juramento, e não podiam mais toca-los. (Js.9). Durante muito tempo a aliança foi respeitada, mas Quando Saul se tornou rei, violou a aliança, ferindo os gibeonitas. Foi isso que causou a fome. Para conser-
Tar a situação, os gibeonitas pediram sete homens da família de Saul, para serem mortos, afim de que pudessem abençoar Israel. Aprendemos daí que a parte ofendida pela quebra de aliança, pode abençoar a parte ofensora. O texto ensina que Saul não era homem de aliança, não respeitava aliança.
  
2. ALIANÇA DE AMIZADE
O texto fala de Davi e de Jônatas, que fizeram uma aliança de amizade, que está registrada em I Sm. 18: 1-4, quando Jônatas, filho do rei Saul, deu a Davi a sua capa, as suas vestes, a sua espada, o seu arco, e o seu cinto. A aliança é feita por meio de um juramento. O texto mostra que Davi era homem de aliança, que respeitava a aliança. Quando os gibeonitas pediram sete homens da família de Saul “Porém o rei poupou a Mefibosete, filho de Jônatas, filho de Saul, por causa do juramento do Senhor, que entre eles houvera, entre Davi e Jônatas, filho de Saul.”(v.7). O caráter de Saul é comparado ao caráter de Davi, para mostrar que Davi era homem de Aliança, e Saul não.

3. ALIANÇA DE CASAMENTO
O texto fala de dois homens e de duas mulheres, para mostrar a fidelidade de uns e a infidelidade de outros. Uma das mulheres mencionadas no texto é Mical, filha de Saul. Dos sete homens mortos pelos gibeonitas, cinco eram filhos de Merabe, irmã de Mical. O texto poderia ter citado diretamente Merabe, a filha mais velha de Saul, porém, prefere apresenta-la como irmã de Mical. Algumas traduções da Bíblia traduzem diretamente o nome de Merabe, omitindo o nome de Mical. É um erro, e não se pode tomar tais liberdades na tradução da Bíblia. Tudo que está na Bíblia tem uma razão de ser, embora nem sempre esteja claro. No hebraico a expressão que aparece é que os cinco homens que foram mortos eram “filhos da irmã de Mical”. O Espírito Santo omite o nome de Merabe, e apresenta o nome de Mical, porque é Mical que é o exemplo de infidelidade na aliança. Mical era casada com Davi, que a desposou por cem prepúcios de filisteus. Mas quando Davi fugiu da Perseguição de Saul, ela, desprezando a aliança, se casou com Paltiel, filho de Laís.  Davi a retomou de volta, mas era uma mulher rebelde, que morreu sem filhos, por castigo de Deus (II Sm. 6: 16, 20-23).
  
4.ALIANÇA CONSANGUÍNIA
Toda aliança é formalizada por um rito, que pode envolver um juramento, menos a aliança consanguínia. Esta é a aliança natural entre pessoas que têm o mesmo sangue circulando nas veias. Aqui entra em cena a segunda mulher do texto, Rispa, filha de Aias, que tinha sido concubina de Saul, e deste havia tido dois filhos, Armoni e Mefibosete.(II Sm. 21:8). Quando seus dois filhos foram mortos, Rispa tomou um pano de cilício (cinto de lã áspera, de crinas ou eriçado de pontas de arame, e que se trás sobre a pele para mortificação e penitência), estendeu sobre uma pedra, para nele se deitar, e não dormir, e vigiar os corpos de seus filhos, para não serem violados pelos animais do campo de dia e as aves do céu de noite. Esta era uma mulher fiel, mulher de aliança. Não era princesa, nem rainha como Mical, mas a nobreza lhe era natural. Nos seus dias, o seu status era de concubina do rei, e depois do general Abner, filho de Ner. Foi fiel a aliança com seus filhos até depois de mortos. Sua atitude mexeu com a consciência de Davi, que foi fiel à sua aliança com Jônatas, mas não tanto. Ao saber o que Rispa tinha feito, Davi mandou tirar os ossos de Saul e Jônatas dos moradores de Jabes-Gileade, e mandou sepulta-los condignamente. A fidelidade de Rispa envergonhou a Davi. Só depois disto “Deus se aplacou para com a terra”. A fidelidade parcial de Davi era obstáculo para Deus abençoar a terra. Depois de emulado pela fidelidade de Rispa, Davi completou a sua fidelidade, e Deus pode abençoar a terra.

CONCLUSÃO

Quem sabe quanta maldição tem origem e raiz na quebra de aliança. Aliança formalizada e consangüínea. Faça um exame na sua vida e consulte a Deus como Davi fez. Quem sabe você pode estar precisando reparar uma injustiça sobre aliança com alguém. A fome no tempo de Davi foi o sintoma da maldição. Qual é o sintoma na sua vida? Mesmo que você seja fiel, talvez a fidelidade precise de algo mais. Sepultar os ossos de Saul e Jônatas era o que faltava para Davi. E para você? As aves do céu e os animais do campo representam demônios. A função deles é atacar a aliança. A atitude de Rispa representa a permanente necessidade de vigilância em oração, como está escrito em I Pd. 4:7 “Portanto sede sóbrios e vigiai em oração.”

3 comentários:

Taddei disse...

Muito bom! vai para meu facebooke twitter.
Deus continue abençoando em nome do SENHOR JESUS!

fer-felix1@hotmail.com disse...

DEUS JA MAIS QUEBRA ALIANÇA! E JA MAIS ACEITARA UMA QUEBRA DE ALIANÇA QUE ELE TENHA FEITO! MUITO BOM! ASSIM COMO A PALAVRA DE DEUS DIS,DEUS SÓ TEM COMPROMISSO COM QUEM TEM COMPROMISSO COM SUA PALAVRA OU SEJA SOMENTE COM QUEM TEM UMA ALIANÇA COM ELE! MEUS PARABENS! DEUS TE ABENÇOE QUERIDO!

Anônimo disse...

Quando aceitamos Jesus e somos Batizados tudo não se faz novo? ou seja meus pecados as velhas alianças não são quebrada