O Evangelho é contracultura, isto é, o propósito final do Evaqngelho, ou de qualquer ideologia que quer se impor numa determinada sociedade, é mudar a cultura. Assim, o Evangelho, o Judaismo, o Islamismo, o comunismo, o Nazismo, o Hinduismo, o Budismo, ou qualquer outra ideologia religiosa ou política, sabe que para conquistar uma sociedade, é preciso mudar a cultura. Para isso é preciso começar mudando os conceitos, que mudam os paradimas, que mudam a cosmovisão, que mudam a cultura, que mudam a sociedade.
Cada sociedade tem os seus valores, que são fundamentados em princípios. Eu creio que a Bíblia ensina os princípios adotados tanto por judeus , como por cristãos. Tanto o Velho quanto o Novo Testamento, servem de base para judeus e cristãos, respectivamente.
Creio também que a Bíblia corretamente traduzida e corretamente interpretada, oferece princípios e valores que trarão o bem-estar a qualquer sociedade que os adote. Um desses princípios é o Princípio da Honra.
Vi ontem, no noticiário, que um asilo de pessoas idosas foi fechado, em virtude dos maus tratos e abandono em que se achavam os idosos. Cada família pagava cerca de oitocentos reais para que o asilo cuidasse do seu idoso. Apareceram filhos levando de volta seus pais, para cuidarem deles em casa. Quem manda seu pai ou sua mãe para um asilo os está honrando? O N.T. ensina: “Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeirto mandamento com promessa, para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra.“ (Ef.6:1-3).
Se honrar pai e mãe trás benefícios, desonrá-los tem conseqüências. Vou usar um outro texto, que está em II Sm. 6:1-23. Davi, rei de Israel, levou a Arca da Aliança, para Jerusalém. Ele era, então casado com Mical, filha do antigo rei de Israel, chamado Saul. Ora, Mical, sendo filha do rei S aul, era uma princesa altiva e orgulhosa. Acontece que Davi já vira Uzá ser morto por Deus, quando tocou na arca, coisa que lhe era proibido pela lei de Deus. Na verdade a Arca estava sendo levada para Jerusalém erradamente. Estava sendo levada em carro de boi. Eles tinham aprendido isto com os filisteus. A maneira correta de transportar a Arca era por meio de varas aos ombros dos levitas, mas somente os sacerdotes podiam tocar na Arca. Agora Davi estava levando a Arca pela segunda vez, e, naturalmente, estava com medo. Além de sacrificar bois e carneiros cevados, “Davi saltava com todas as suas forças diante do Senhor”. Quando Mical viu pela janela “ao rei Davi que ia bailando e saltando, diante do Senhor, O DESPREZOU NO SEU CORAÇÃO.” (V.16). Davi dançava publicamente, mesmo sendo rei, para se humilhar diante de Deus. Mas a cena foi forte demais para o orgulho da rainha, Mical. O desprezo do coração, logo passou a ser manifestado em palavras. “Quão honrado foi o rei de Israel, descobrindo-se hoje aos olhos das servas de seus servos, como sem pejo se descobre qualquer dos vadios”. Davi não ficou calado, e respondeu à altura, mas o que é preocupante é o que diz o verso 23 “E Mical, filha de Saul, não teve filhos, até o dia da sua morte”. Mical tinha dois motivos para honrar a Davi. Ele era o rei e era o seu marido. As palavras insolentes de Mical foram desonra para Davi. A desonra feita por Mical a Davi era observada por alguém. Alguém que é juiz e paga a cada um segundo as suas obras. Em I Sm. 1: 5,6 é dito que Ana chorava “porque o Senhor lhe tinha cerrado a madre.” E em Gn.20:18 “Porque o Senhor havia fechado totalmente todas as madres da casa de Abimeleque, por causa de Sara, mulher de Abraão.” Deus castigou Mical com esterilidade por causa da desonra que fez a Davi.
Precisamos aprender a honrar as pessoas. Rm.13:7 diz “Portanto, daí a cada um o que deveis: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra, honra.” E em I Pe. 2:17 “Honrai a todos. Amai a fraternidade. Temei a Deus. Honrai ao rei.” E ainda em I Pd. 3: 7 “Igualmente vós, maridos, coabitai com elas com entendimento, DANDO HONRA À MULHER, como vaso mais fraco; como sendo vós os seus co-herdeiros da graça da vida; PARA QUE NÃO SEJAM IMPEDIDAS AS VOSSAS ORAÇÕES.” Quem honra prospera, e quem desonra seca e fica estéril.
Devemos cultivar uma cultura de honra, e evitar uma cultura de desonra. Isto é cultural. Quem honra o chefe é visto como bajulador. Mas a diferença entre o que honra e o que bajula, é que um espera receber benefícios dos homens, e o outro espera receber de Deus, como está escrito “E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo coração, como ao Senhor, e não aos homens.” (Cl.3:23).
Nenhum comentário:
Postar um comentário