quinta-feira, 10 de junho de 2010

DEUS QUER OBEDIÊNCIA

“Ainda que era Filho, aprendeu a obediência, por aquilo que padeceu. E, sendo ele consumado, veio a ser a causa da eterna salvação para todos os que lhe obedecem.” (Hb.5:8,9).

Deus teve um problema de desobediência com Lúcifer, que foi criado perfeito, mas que, sem ser tentado, concebeu iniqüidade em seu coração. “Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniqüidade em ti.” (Ez.28:15). Depois, Deus teve um problema de desobediência com Adão, cuja história é bem mais conhecida, pois está amplamente narrada nos três capítulos iniciais de Gênesis. Depois, Deus teve um, ou mais de um, problema de desobediência com Israel. “E a quem jurou que não entrariam no seu repouso, senão aos que foram desobedientes?” (Hb.3:18). Jesus aprendeu a obediência por meio do sofrimento, ainda que era Filho de Deus. 
Isto revela que ninguém nasce sabendo obedecer, mas que a obediência deve ser aprendida, ou melhor ensinada. Talvez as nossas sociedades devessem atentar para essa lição de psicologia educacional. Por que há tanta desobediência? Além de ninguém nascer sabendo obedecer, a obediência só é aprendida por meio do sofrimento. É o que o texto está dizendo.  Adão recebeu uma ordem de Deus. A proibição de comer de certa árvore do jardim do Éden. As condições da prova de obediência eram as melhores possíveis. Era o paraíso. Como pais, queremos que os nossos filhos nos obedeçam dentro do paraíso. Com Adão não deu certo. Ele desobedeceu. Debaixo de tentação, mas desobedeceu.  Porém, Jesus teve de aprender a obedecer debaixo de sofrimento. Foi o sofrimento e a morte na cruz  que Ele teve de enfrentar, para não desobedecer a Deus. Se Ele fraquejasse teria desobedecido, e, como Adão, sido desqualificado. A prova era tão difícil que um anjo veio auxilia-lo. “E apareceu-lhe um anjo do céu, que o fortalecia.” (Lc. 22:43).

Jesus foi aprovado porque aprendeu a obediência debaixo de intenso sofrimento. Mas Hebreus continua dizendo que Ele veio a ser  causa de eterna salvação para todos os que lhe obedecem. Nós também não nascemos sabendo obedecer, nem mesmo depois do novo nascimento. Como Jesus, precisamos aprender a obediência por meio do sofrimento. “Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um eterno peso de glória mui excelente.” (II Co. 4:17). “Ora, pois, já que Cristo padeceu por nós na carne, armai-vos também vós com este pensamento, que aquele que padeceu na carne já cessou do pecado.”  Mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo, para que também na revelação de sua glória vos regozijeis e alegreis.” (I Pd.4:1,13). E ainda “Filho meu, não desprezes a correção do Senhor, e não desmaies quando por Ele fores repreendido; porque o Senhor corrige o que ama, e açoita a qualquer  que recebe por filho.”  “para sermos participantes de sua santidade.” (Hb.12:5,6,10).  Jesus está ensinando obediência a seus filhos, assim como Ele aprendeu, por meio do sofrimento. Ele não perdeu o controle sobre a sua situação, mas está permitindo, para lhe ensinar obediência, no sofrimento, e não no jardim, para que você não caia como Adão, mas ganhe a salvação “para todos os que lhe obedecem.” Se você aceitar, pela fé, esse sofrimento, você está obedecendo. Mas se você se amargurar, e rejeitar a disciplina do Senhor, você pode estar em desobediência, e comprometer a sua salvação. Para suportar o sofrimento você deve orar. Lembre de Jesus. “E, posto em a gonia, orava mais intensamente.” (Lc.22:44). “Portanto, tornai a levantar as mãos cansadas, e os joelhos desconjuntados.” (Hb.12:12). Mãos e joelhos falam de oração.

2 comentários:

josival soares de oliveira disse...

gostaria de chamar a vossa atenção nessa leitura com muita atenção,
nós somos casas e residencias.
fomos feitos para a morada do espirito santo, pois antes dele vir ao mundo ele não tinha morada ele vivia sobre as aguas, mas Deus, lembrou-se, que não seria bom que o espirito vivesse só, então Deus fez a sua imagem e semelhança, e introduziu nela o seu espirito santo. mas no passar dos anos, o homem se corrompeu com o pecado e a desobediencia, então Deus se arrependeu de ter feito o homem e logo ele disse que iria tirar o seu espirito do interior do homem.
e assim fez Deus, o homem volta para o pó, e o espirito volta para Deus.
atenção: o seu espirito só voltará para Deus mediante a obediencia ao evangelho de seu filho.
ninguém irá a Deus senão por meio de Jesus, ele é o caminho da vida eterna.

josival soares de oliveira disse...

muitos falam que Deus só quer o coração, até que não esta longe de entender isso, mas uma coisa é certa que todo o mal do homem esta no coração dos homens.
eu acredito neste ditado desde que o coração dos homens estejam limpos e puros de suas maldades.
mas uma coisa digo, que Deus quer corpo, alma e espirito conservados para que haja uma aceitação diante de Deus.
o coração é como o centro de uma cidade, ali se encontra de tudo que o povo precisa para realizar alguma coisa, assim é o coração também o centro de realização dos desejos da alma.