sexta-feira, 4 de junho de 2010

O QUE DEUS DESEJA PARA SEUS FILHOS


1. SAÚDE - Em Tiago1:1, a Palavra diz "Tiago, servo de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, às doze tribos que andam dispersas, SAÚDE." é o voto, ou o desejo, ou a bênção impetrada pelo escritor sagrado, que revela o desejo de Jesus, por meio do Espírito Santo, para todo o seu povo. Ainda, em III Jo. 2, a Escritura preceitua, através do Apóstolo João, o seguinte: "Amado, desejo que te vá bem em todas as coisas, e que tenhas SAÚDE, assim como bem vai a tua alma." Como qualquer pai humano, Deus deseja que seus filhos tenham saúde. É também a promessa de Deus para o povo de Israel. "Se ouvires atento a voz do Senhor teu Deus, e fizeres o que é reto diante de seus olhos, e inclinares os seus ouvidos aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, nenhuma das enfermidades porei sobre ti, que pus sobre o Egito; porque eu sou o Senhor que te sara." (Ex.15:26).

Ademais, Deus age no mundo através de pessoas que tem aliança com Ele. E precisa de um corpo saudável. Por isso, o crente não deve aceitar passivamente a doença como algo normal, ou que está de acordo com a vontade Deus. Mas deve lutar contra ela com todos os recursos naturais e sobrenaturais. A doença também pode ser conseqüência de pecado, que toma forma de juízo temporal, ou pode ser resultado de um estilo de vida inadequado, como comer e beber coisas indevidas, vícios, etc. É preciso comer e beber alimento saudável, e praticar alguma atividade física. Evitar emoções destrutivas como ódio, amargura, ressentimento, mágoa, rancor, falta de perdão, medo, preocupação, ansiedade, ira, etc. que causam doenças psicossomáticas, como câncer, infarto, derrame, úlcera, gastrite, asma, artrite, etc.

2. PACIÊNCIA - Em Tg. 1:3,4 "Sabendo que a prova da vossa fé oper a a paciência. Tenha, porém, a paciência a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa alguma." E ainda em Tg. 5:7-11 "Sede, pois, irmãos, pacientes até a vinda do Senhor. Eis que o lavrador espera o precioso fruto da terra, aguardando-o com paciência, até que receba a chuva temporã e serôdia. Sede vós também pacientes, fortalecei os vossos corações; porque já a vinda do Senhor está próxima. Irmãos, não vos queixeis uns contra os outros, para que não sejais condenados. Eis que o juiz está à porta. Meus irmãos, tomai por exemplo de aflição e paciência os profetas que falaram em nome do Senhor. Eis que temos por bem-aventurados os que sofreram. Ouvistes qual foi a paciência de Jó, e vistes o fim que o Senhor lhe deu; porque o Senhor é muito misericordioso e piedoso." A paciência é semelhante à longanimidade, à mansidão, à humildade. Assim como a doença é a enferm idade do corpo, a impaciência é uma doença da alma. A impaciência está ligada ao nosso desejo de controlar. Quando as coisas não são feitas da nossa maneira, nem no nosso tempo, nos enervamos. O ego ainda está governando, a vontade está no trono. Mas Deus não permitirá que a doença da impaciência nos domine para sempre. O remédio de Deus para nos curar da impaciência, é o sofrimento. Quanto mais cedo nós nos tornarmos pacientes, mais cedo o remédio será suspenso. A questão é: tudo que nós controlamos, Deus não controla; e tudo o que nós não controlamnos, Deus controla, até o diabo. Abra mão do controle das pessoas e das circunstâncias. Confie em Deus, pois se você liberar, Deus controla.


3. SABEDORIA - Em Tg. 1:5 "E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça a Deus." E ainda em Tg. 3:13-17 "Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom trato as suas obras em mansid ão de sabedoria. Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade. Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica. Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda obra perversa. Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia." Esse tipo de sabedoria só pode ser adquirido em oração, ou melhor, através de uma vida pautada na oração, pois ele diz "peça a Deus."

4. FÉ - Em Tg. 1:6 "Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte. Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa." Esse conceito de fé é muito simples. É pedir algo a Deus, e não duvidar que Ele dará o que lhe pedimos. É ausência de dúvida. A dúvida é inimiga da fé. Ou a antítese da fé.
Quando a dúvida entra pela porta, a fé voa pela janela. O diabo sabe disso. Foi por isso que ele disse à Eva: "Foi assim que Deus Disse: Não comereis de toda árvore do jardim?" Ele procura suscitar dúvida. Em I Jo. 5:14, 15 "E esta é a confiança que temos nele, que, se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, Ele nos ouve. E, se sabemos que nos ouve em tudo o que lhe pedimos, sabemos que alcançamos as petições que lhe fizemos." Sabemos que é da vontade dele que lhe peçamos sabedoria.

5. CONSTÂNCIA - Em Tg. 1:8 "O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos." O coração dobre é um coração dividido. Não sabe se fica com uma coisa ou com outra. O constante toma uma posição, e abre mão da outra, esquece. Decide por uma
e vai em frente, deixando a outra para trás. Em I Co. 1 5:58 "Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor." E ainda em Ef. 4:14 "Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em redor por todo vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente."
Constância é perseverar numa linha de ação, sem variar indo sempre para a frente até o fim. O inconstante num dia quer uma coisa, e no dia seguinte quer outra. Sempre que ouve algo diferente, ele deixa a posição anterior, e vai atrás dessa nova idéia. Mas Deus quer que seus filhos sejam constantes, que levem até o fim o compromisso assumido, seja com Deus, seja com os homens.

Nenhum comentário: