sábado, 22 de janeiro de 2011

A TRAGÉDIA DO RIO DE JANEIRO

“Mandou, pois, o Senhor a peste sobre Israel; e caíram de Israel setenta mil homens.” (I Cr. 21:14).

Temos visto pela televisão os mortos sendo contabilizados na tragédia do Rio de Janeiro. Não podemos de deixar de perguntar a razão de tal catástrofe. Pois se há uma causa para tal fato, podemos também encontrar a solução. Poderíamos traçar um paralelo com o Dilúvio de Noé, o que seria certamente mais adequado, pois o motivo do dilúvio está declarado em Gn. 6:5,11,12.

“E viu o Senhor que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente...A terra, porém, estava corrompida diante da face de Deus; e encheu-se a terra de violência. E viu Deus a terra, e eis que estava corrompida; porque toda a carne havia corrompido o seu caminho sobre a terra.” Este foi o motivo do dilúvio. Toda a humanidade foi morta pelas águas do dilúvio, com exceção de oito pessoas, Noé e sua família. De Noé é dito “Estas são as gerações de Noé:Noé era homem justo e reto em suas gerações; Noé andava com Deus.” (Gn.6:9).

Mas vamos considerar o texto de I Cr. 21. Tudo começou quando “Então, Satanás se levantou contra Israel e incitou Davi a numerar a Israel.” (I Cr. 21:1). O Diabo tem poder para colocar pensamentos e idéias na mente das pessoas. Levantar o censo de Israel foi uma idéia colocada na mente de Davi, motivada por vaidade, em virtude do grande número de guerreiros. Um milhão e quinhentos e setenta mil homens aptos para a guerra, foi o resultado do censo. Isto que Davi fez desagradou a Deus, que mandou uma peste sobre Israel, matando setenta mil homens. Podemos até pensar que Deus não foi justo, pois Davi pecou e Deus matou o povo. O grande problema nosso em não entender as atitudes de Deus, é a nossa falta de informações. Neste caso, porém, Deus nos dá uma dica. O povo não era inocente. Em II Sm.24, onde a mesma história é contada, há algumas informações adicionais. “E a ira do Senhor se tornou a acender contra Israel, e Ele incitou a Davi contra eles, dizendo: Vai, numera a Israel e a Judá.” (v.1). Afinal, Satanás não tem toda essa liberdade. Ele só pode colocar idéias na mente das pessoas com a autorização de Deus. A ira de Deus contra o povo foi o estopim de toda a tragédia. O motivo da ira não está aqui declinado, mas em outros textos. “Habitando, pois, os filhos de Israel no meio dos cananeus, e heteus, e amorreus, e ferezeus, e heveus , e jebuseus, tomaram de suas filhas para si por mulheres e deram aos filhos deles as suas filhas; E SERVIRAM A SEUS DEUSES...e serviram aos baalins e a Asterote. Então a ira do Senhor se acendeu contra Israel...” (Jz.3:5-8). A adoração de outros deuses, deuses falsos, ídolos, foi a causa da ira de Deus. Essa idolatria viola primeiro mandamento do decálogo, que é “Não terás outros deuses diante de mim.” Também em Rm. 1:18 está escrito “Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens...E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis.” Também aqui a idolatria é a causa do juízo de Deus.

No dilúvio de Noé, uma das causas, pelo menos foi a violência. No caso de Davi e outros textos, foi a idolatria. Resta perguntar: No Rio de Janeiro tem violência? Tem idolatria? Com certeza a resposta é afirmativa, pois não somente no Rio de Janeiro, mas em todo o Brasil, certamente tem muita violência e muita idolatria. Muito sangue inocente tem sido derramado diante de um Deus justo. A idolatria no Brasil se disfarça por trás de um sincretismo religioso, sendo os deuses chamados de santos, mas nem por isso menos odiosa diante de Deus. A norma bíblica é “Porque há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo, homem.” (I Tm.2:5). “E a vida eterna é esta: que conheçam a ti só por único Deus verdadeiro e a Jesus Cristo, a quem enviaste.” (Jo.17:3). “Porque eles mesmos anunciam de nós qual a entrada que tivemos para convosco, e como dos ídolos vos convertestes a Deus, pa ra servir ao Deus vivo e verdadeiro e esperar dos céus a seu filho, a quem ressuscitou dos mortos , a saber, Jesus, que nos livra da ira futura.” (I Ts. 1:9,10). O caminho para consertar o que está errado é o arrependimento. Arrependimento é mudança, de pensamento e de comportamento. “Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, com choro e com pranto. E rasgai o vosso coração e não as vossas vestes, e convertei-vos ao Senhor vosso Deus; porque Ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em beneficência , e se arrepende do mal.” (Joel 2:12,13).

Nenhum comentário: