quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

PALMADAS NOS FILHOS É ERRADO



"A Lei da Palmada" é assim que está sendo chamado um Projeto de Lei que tramita no Congresso Nacional, tendo sido já aprovado na Câmara, e sendo enviado para o Senado. Li vários artigos a respeito do assunto, todos condenando o tal Projeto de Lei, que, de fato, atenta contra a integridade da família.

O problema é que as crianças são Tabula Rasa, como diziam os filósofos, e que, se queremos que elas aprendam algo, devemos, antes, ensinar-lhes. "Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, até quando envelhecer, não se desviará dele" é o que diz a Escritura em Provérbios 22:6. As crianças devem ser ensinadas a obedecer, pois, de outro modo não o farão quando crescerem. A primeira figura de autoridade com que a criança se depara são os pais. Se elas não forem ensinadas a obedecer aos pais, não obedecerão às demais autoridades com que se depararem, seja na escola, seja no Estado, seja no trabalho ou em qualquer outra instituição. Se os pais não ensinarem a seus filhos a obedecer à sua própria autoridade, o Estado gastará rios de dinheiro, no futuro, tentando ensinar-lhes a obediência, por meio do sistema prisional. Mas, antes disso, professores serão desacatados, afrontados e agredidos, por crianças e adolescentes, que não aprenderam a respeitar a sua autoridade.

Mas não é para dar palmadas, como prega a discussão hodierna. As famosas palmadas certamente derivam dos costumes dos nossos avós, que, por ignorância, as praticavam, fazendo o melhor que podiam, ou sabiam. Nunca, em lugar algum, a Escritura manda dar palmadas, mas manda usar a vara.


"A estultícia está ligada ao coração da criança, mas a vara da correção a afugentará dela." (Pv.22:15);
"Não retires a disciplina da criança, porque, fustigando-a com a vara, nem por isso morrerá. Tu a fustigarás com a vara e livrarás a sua alma do inferno." (Pv.23:13,14);
"A vara e a repreensão dão sabedoria, mas a criança entregue a si mesma envergonha a sua mãe." (Pv. 29:15).
Este último versículo sintetiza os meios de educação que eram usados na educação de filhos, a vara e a repreensão. A vara era o castigo físico, e a repreensão eram as palavras. O apóstolo Paulo segue a mesma linha de ensinamento quando preceitua Disciplina é a vara e admoestação é a confrontação verbal com os filhos, com o objetivo de corrigí-los. Palmada é usar a mão aberta para bater nos filhos, e isso é errado. Difere de soco somente no fato de ser com a mão aberta, enquanto que soco é com a mão fechada. Deus mandou corrigir os filhos com castigo físico e com palavras, mas não mandou espancar. Se for usado somente ocastigo físico, está errado, mas somente as palavras está errado também. É perigoso mudar as palavras de Deus, pois somente Ele conhece plenamente a estrutura da personalidade humana.  
"E vós, pais, não provoqueis a ira a vossos filhos, mas criai-os na disciplina e admoestação do Senhor."

Como pais não queremos bater nos nossos filhos, e nos iludimos pensando que somente palavras vão ser suficientes. Porém, para o bem deles, e mesmo com o coração partido, teremos que discipliná-los, da maneira como Deus orienta em sua Palavra. Não com palmadas e palavras, mas com a vara e palavras. A palmada não é recomendada, porque a mão deve ser usada para afagar, e não para bater nos filhos. Como gato escaldado tem medo de água fria, a mesma mão que foi usada para dar palmadas, não será aceita quando quiser afagar. A vara pode ser alguma coisa como o famoso cinturão que nossos pais mantinham guardado para nos disciplinar. Alguém já disse que o lugar onde deve ser aplicado o castigo são as nádegas, que podem suportar as lapadas. A Bíblia não diz o lugar, mas homens sensatos já sugeriram que pode ser assim. Não é puxão de orelha, que podem danificar o aparelho auditivo, nem dar tapa na cara, como alguns fazem, exibindo uma natureza violenta e cruel.
"Botar de castigo" também é errado, pois em nenhum lugar da Escritura mandou colocar as crianças de castigo. O que Deus mandou foi vara e repreensão. O ser humano está sempre tentando inventar algo de sua própria cabeça, achando que deve colocar a criança de joelhos sobre grãos de milho, ou de frente para a parede durante horas, ou detrás da porta. Isto é tortura e não tem nenhum efeito disciplinar ou corretivo. Disciplina tem a mesma raiz de discípulo, pois visa ensinar algo a um aluno, que são nossos filhos. O efeito danoso à psiquê humana causado por um castigo inadequado, só Deus pode saber. Mas a consciência humana é feita de tal maneira que quando fazemos algo errado, o tribunal interior, chamado de consciência, nos condena e diz que temos de receber o castigo. O quando sofremos o castigo, a consciência se aplaca,e volta a ter paz. Se não acharemos um jeito de nos punir, ainda que inconscientemente. Dizem os psiquiatras que os chamados psicopatas são destituídos de consciência, e que eles representam 4% da população mundial. Porém, a maioria das pessoas tem consciência.

Porém, a situação no Brasil é grave, pois se esse Projeto de Lei for aprovado, como parece que vai ser, os pais brasileiros estarão impedidos de ducarem seus filhos conforme as normas que Deus determinou em sua Palavra, com conseqüencias bem previsíveis para as futuras gerações. Já vivemos em uma situação de quase anarquia com respeito à educação de filhos, pois a maioria das pessoas não sabe o que fazer com seus filhos. Tudo isso porque ignoram solenemente a Bíblia como fonte de autoridade na educação de filhos, relegando-a à condição de um velho livro arcaico, sem utilidade prática para a moderna e sofisticada sociedade, que vive na dependência da frágil sabedoria humana. "Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus."(ICo.1:18). O que está acontecendo é que satanás está cumprindo a sua agenda, que ele elaborou desde o Jardim do Éden, que é desacreditar, desmoralizar, desqualificar a Palavra de Deus, para que ele coloque as suas mentiras. Quem quiser fazer o papel de Eva, acreditando nele, que faça. Porém, eu e a minha casa serviremos ao Senhor!

Um comentário:

Anônimo disse...

Sábias palavras pastor concordo plenamente com tudo o que foi escrito me edificou muito essa palavra li por meio do facebook da minha lider de celula eh sei que nao foi por acaso! espero que muitos possam ler eh ser edificados tbm!