sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

O QUE ESTÁ POR TRÁS DO SUCESSO DO TITANIC

Ainda que um tanto tardiamente, quero relatar o seguinte: Em 1998, eu estava em João Pessoa, na Paraíba, fazendo um curso de pós-graduação. Numa certa noite, eu passeava no Shoping Center Manaíra, quando decidi entrar numa das salas de cinema, para assistir a um filme. Por acaso, o filme era Titanic, que estava fazendo muito sucesso naqueles dias. Comecei a assistir ao fime sem muito entusiasmo, pois o meu propósito era mais passar o tempo. A trama foi se desenrolando, e não sei em que momento isto aconteceu, mas em determinado momento eu comecei a chorar. Uma cena que ficou marcada na minha mente foi aquela em que o navio se inclina, com a popa para cima, e as pessoas despencavam se esborrachando no convés.

Eu achei estranho tudo aquilo, pois não costumo chorar dentro de cinema, diante de cenas de tragédia. Mas, à medida que eu refletia sobre o assunto, entendi que Deus me estava revelando algo. Há um texto no Antigo Testamento que tem uma cena dessa, onde o profeta Eliseu, recebe uma revelação de Deus, sobre a pessoa de Hazael: "E afirmou a sua vista e fitou os olhos nele, até se envergonhar; e chorou o homem de Deus. Então disse Hazael: Por que chora meu Senhor? E ele disse: porque sei o mal que farás aos filhos de Israel; porás fogo às suas fortalezas..." (II Rs. 8:11,12).  Jesus também teve uma revelação semelhante sobre Jerusalém: "E, quando ia chegando, vendo a cidade, chorou sobre ela, dizendo: Ah! Se tu conhecesses também, ao menos neste teu dia, o que à tua paz pertence! Mas agora, isto está encoberto aos teus olhos. Porque dias virão sobre ti, em que os teus inimigos te cercarão de trincheiras..." (Lc. 19:41-43).

Voltando ao caso do Titanic, Deus estava revelando ao meu espírito, por meio do espírito Santo, o que aquela cena representava. Como está escrito em Rm.8:14 "Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus." Não quero parecer presunçoso, me comparando com Jesus e Eliseu, mas os crentes do Novo Testamento tem o Espirito Profético dentro deles. Como está em I Co. 3:16 "Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?" E ainda em I Co. 6:19 "Ou não sabeis que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?" Deus trouxe ao meu espírito, por meio do Espírito Santo, que o que a tragédia do Titanic representava era o juízo final.

Foi no dia 14 de abril de 1912, às 23:40 horas, que o titanic colidiu com um Iceberg, quando se dirigia para Nova York, vindo da Inglaterra. Esse navio era o maior que tinha sido construído e a maior obra da engenharia humana. O entusiasmo daquela geração, pela conquista de uma tecnologia tão avançada, levou-os a dizer que nem Deus afundaria o Titanic. Principalmente os meios de comunicação, afirmavam repetidamente que o Titanic era insubmergível, e que "ninguém afundaria este navio." Havia no Titanic 2.228 pessoas, sendo que dessas, 1.523 pereceram, e somente 705 sobreviveram. A tragédia do Titanic lembra o episódio da Torre de Babel. (Gn.11).

A rebelião da Torre de Babel foi um grito de independência da humanidade em relação a Deus. Foi um demonstração de soberba, a qual Deus não deixou sem castigo. No caso do Titanic, a soberba era demonstrada pela confiança excessiva na ciência e na tecnologia.

Enquanto eu assistia ao desenrolar das cenas, o meu espírito se quebrantava, por entender que o fim do mundo vai ser assim. As pessoas estavam presas numa armadilha, da qual  não poderiam sair, a não ser por meio de um milagre. Naquele dia as pessoas verão a futilidade de deixarem Deus fora de suas vidas, sendo donas do seu próprio nariz. Só restará desespero, pois o dia da oportunidade passou. Enquanto estamos na época da graça, Deus ainda está com as mãos estendidas, esperando aqueles que querem abrir mãos de sua independência, e se voltarem para Deus, por meio de Jesus Cristo, através do arrependimento.

O sucesso do Titanic não deve ser atribuído ao talento dos autores do filme, e de seus efeitos especiais. Mas o sucesso do filme, é mais uma manifestação da misericórdia de Deus, "não querendo que niguém se perca, mas que todos venham ao arrependimento." Na verdade o filme é uma mensagem evangelística da parte de Deus, para chamar a atenção do mundo, antes da tragédia final, da qual o naufrágio do Titanic é apenas uma amostra.

Nenhum comentário: