sexta-feira, 17 de outubro de 2014

O CORAÇÃO DO LÍDER


Salomão começou bem e terminou mal o seu relacionamento com Deus. Em I Rs. 11 está escrito 
“E o rei Salomão amou muitas mulheres estrangeiras, e isso além da filha de faraó: moabitas, amonitas, edomitas, sidônias e hetéias, das nações de que o Senhor tinha dito aos filhos de Israel: Não entrareis a elas, e elas não entrarão a vós; DOUTRA MANEIRA PERVERTERÃO O VOSSO CORAÇÃO para seguirdes os seus deuses...E SUAS MULHERES LHE PERVERTERAM O CORAÇÃO...Porque sucedeu que no tempo da sua velhice SUAS MULHERES LHE PERVERTERAM O SEU CORAÇÃO PARA SEGUIR OUTROS DEUSES.” (I Rs. 11:1-4). 
Em provérbios 4:23 está escrito 
“Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida.”
Salomão não guardou o seu coração e o seu coração foi pervertido para seguir outros deuses. E o meio que o diabo usou para fazer isso foram as mulheres estrangeiras. A lei proibia os filhos de Israel a casarem com mulheres estrangeiras, pelo fato de que elas eram adoradoras de outros deuses. Deus sabia que na convivência familiar seu povo seria induzido a adorar e servir a outros deuses também. Cada pessoa tem um ponto fraco, e o de Salomão eram as mulheres. Teve setecentas esposas princesas e trezentas concubinas. Embora seja comum se dizer que os casamentos de Salomão eram alianças políticas estratégicas, a Bíblia diz que os casamentos de Salomão eram motivados pela paixão por mulheres. Salomão terminou mal porque desobedeceu a lei de Deus, que, como rei de Israel, ele tinha a obrigação de conhecer. No salmo 119:9 diz “Escondi a tua Palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.” Salomão não escondeu. 

Em Dt. 17:14-20 estão escritos os deveres dos reis de Israel, que são: “Porém não multiplicará para si cavalos, nem fará voltar o povo ao Egito, para multiplicar cavalos.” Salomão multiplicou cavalos. “Tampouco multiplicará para si mulheres, para que o seu coração não se desvie.” Salomão multiplicou para si mulheres, e o seu coração se desviou. “Nem prata nem ouro multiplicará muito para si”. Salomão multiplicou prata e ouro para si. 
“Será também que, quando se assentar sobre o trono do seu reino, então escreverá para si um traslado desta lei num livro,  do que está diante dos sacerdotes levitas. E o terá consigo, e nele lerá todos os dias da sua vida, para que aprenda a temer ao Senhor seu Deus, para guardar todas as palavras desta lei, e estes estatutos, para fazê-los. Para que  o seu coração não se levante sobre seus irmãos, e não se aparte do mandamento, nem para a direita nem para a esquerda, para que prolongue os dias no seu reino, ele e seus filhos no meio de Israel.” 
O rei de Israel deveria ler a sua Bíblia todo dia, a fim de não esquecer as ordens de Deus. “Para que o seu coração não se levante sobre seus irmãos”. Esse é um dos preceitos que estão sendo esquecidos nos nossos dias por muitos líderes. O rei de Israel deveria ler a sua Bíblia todo dia para que seu coração não se levantasse sobre seus irmãos. Satanás teve esse problema. “Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura.” (Ez.28:17). 

Elevar o coração é orgulho, é se considerar melhor do que os outros. Muitos líderes dos nossos dias estão cometendo o mesmo erro de Salomão, por não atentar para a palavra de Deus. O coração de muitos estão se levantando sobre seus irmãos. Elevar-se acima dos outros é orgulho. Paulo orienta Timóteo a não colocar neófito como líder, por motivos óbvios. “Não neófito, para que, ensoberbecendo-se, não caia na condenação do diabo.” Tem muito líder neófito assenhoreando-se dos irmãos. Salomão era rei, e até podia ter domínio, autoridade, e governo sobre os irmãos. Tanto o rei de Israel, quanto os juízes, tinham domínio, mas não os líderes da igreja. Jesus disse 
“Bem sabeis que pelos príncipes dos gentios são estes dominados, e que os grandes exercem autoridade sobre eles. Não será assim entre vós, mas todo aquele que quiser fazer-se grande entre vós, seja vosso serviçal, e qualquer que quiser ser o primeiro entre vós, seja vosso servo.” (Mt.20:25-27). 
Pedro também disse “Apascentai o rebanho de Deus que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente, nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto, nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho.” (I Pd.5:2,3). Salomão tinha de ler a sua Bíblia todo dia, para não desobedecê-la. Mas Salomão não fez isso, por isso terminou mal. 

Hoje não é diferente, pois aqueles cujos corações estão se levantando sobre seus irmãos, exercendo sobre eles domínio, autoridade e governo, estão cometendo o mesmo erro de Salomão. O líder da igreja é para servir de exemplo, não para dominar o rebanho. O mundo diz “faça o que eu mando, mas não faça o que eu faço”. O líder da igreja diz “Sede meus imitadores, como também eu de Cristo.” (I Co.11:1). Paulo diz a Timóteo “Ninguém despreze a tua mocidade, mas sê exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza.” (I Tm.4:12). Exaltando a utilidade da Escritura, Paulo finaliza dizendo “Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda boa obra.”(II Tm. 3:17). 

Ora, o homem de Deus era o profeta do Antigo Testamento, o que corresponde ao líder da igreja no Novo, já que Pedro diz “E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós também haverá falsos mestres...”(II Pd.2:1). Salomão negligenciou a leitura diária da sua Bíblia, desobedeceu aos seus mandamentos, e terminou mal. Nós estamos todos, os líderes, diante do mesmo dever, o de ler a Bíblia todo dia, mas não é suficiente ler, mas sim, aferir a nossa conduta por ela. De outra sorte podemos até ler a Bíblia todo dia, mas não estarmos dispostos a mudar a nossa prática, para nos enquadrar nela. A questão que eu proponho é, estamos pastoreando, apascentando, a herança de Deus, ou dominando as ovelhas de Deus? “Ai dos pastores de Israel que se apascentam a si mesmos! Não apascentarão os pastores as ovelhas?...” (Ez.34:2).

Nenhum comentário: