segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

O MAU EXEMPLO DE ESAÚ

“E ninguém seja devasso ou profano como Esaú, que por uma refeição vendeu o seu direito de primogenitura.” (Hb.12:16).

          Muitas vezes somos tentados a nos concentrar somente nos exemplos positivos, nos heróis da fé, nos mocinhos da Bíblia. Todavia, sendo a Palavra de Deus, a Bíblia nos apresenta exemplos positivos e negativos. Como está escrito em Romanos 15:4 “Porque TUDO o que dantes foi escrito, para o nosso ensino foi escrito, para que pela paciência e consolação das Escrituras tenhamos esperança.” Tudo o que está registrado nas Escrituras tem utilidade, como afirma Paulo “Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça.” (II Tm.3:16). Esaú é um exemplo negativo, de como não devemos ser. Ele era “crente”, para usar um anacronismo. Era da família da fé, filho Isaque, neto de Abraão, filho de Rebeca, neto de Sara. O que aconteceu com Esaú, pode acontecer com qualquer crente.

          Para começar, Esaú era o primogênito. O primogênito era um predestinado, pois só Deus podia decidir quem nasceria primeiro, apesar de ser gêmeo com Jacó. Cada filho tinha direito a uma porção da herança, o primogênito tinha direito a duas porções. “dando-lhe dobrada porção de tudo quanto tiver; porquanto aquele é o princípio da sua força, o direito da primogenitura é dele.” (Dt.21:17). O primogênito era um tipo do crente, que é também um predestinado. “À universal assembléia e igreja dos primogêntios.” (Hb.12:23). Os três pecados que Esaú praticou, e que devemos evitar são:

          DEVASSO, (Hb.12:16), pornôs, que tem um sentido sexual, mas não somente isso, mas uma inclinação natural para a carne, a carnalidade. Em Gn.26:34,35 é dito que “sendo Esaú da idade de quarenta anos, tomou por mulher a Judite, filha de Beeri, heteu, e a Basemate, filha de Elom, heteu. E estas foram para Isaque e Rebeca uma amargura de espírito.” A carnalidade de Esaú é demonstrada no fato de ter casado com duas mulheres pagãs, cananéias, hetéias, mesmo sabendo que Abraão havia proibido isso a Isaque. (Gn.24:3,4). Vendo que havia casado mau, Esaú tentou consertar o erro, cometendo outro “Vendo também Esaú que as filhas de Canaã eram más aos olhos de Isaque, seu pai, foi Esaú a Ismael, e tomou para si por mulher, além das suas mulheres, a Maalate filha de Ismael, filho de Abraão, irmã de Nebaiote.” Sua associação com Ismael, “que nasceu segundo a carne ”(Gl.4:23,29) confirma sua inclinação para as coisas da carne. Aliás, Esaú passou a se chamar Edom, que vem da mesma raiz de Adão, que significa vermelho, que é a cor do barro do jardim do Éden, de onde o corpo do Adão foi formado. Também se refere ao guisado de lentilhas, que era vermelho, pelo qual Esaú trocou o seu direito de primogenitura. Todo crente tem inclinações carnais, mas deve combate-las, não se render a elas, como está escrito “Mortificai , pois, os vossos membros, que estão sobre a terra.” (Cl.3:5).

          PROFANO, (Hb.12:16), bébelos, que tem o sentido de secular, ímpio, mundano. Enquanto devasso é uma inclinação para a carne, profano é uma inclinação para o mundo, como está em I João 2:15-17 “Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo.” O profano e o sagrado estão em oposição. O que é de Deus é sagrado, e o que é do mundo é profano. O primogênito era de Deus, como está escrito “Santifica-me todo primogênito, o que abrir toda a madre entre os filhos de Israel, de homens e de animais;PORQUE MEU É. Esaú era sagrado, porque era o primogênito, era de Deus. Mas ele não entendia assim. Ele não valorizou a sua condição de primogênito, tanto é que disse “Eis que estou a p onto de morrer; para que me servirá a primogenitura?” E foi aí que vendeu a sua primogenitura por um prato de comida para saciar a fome. Você é um primogênito, você não é igual às pessoas do mundo. É melhor agüentar um pouco mais a fome, seja ela de que for, ou a sede, e manter a sua primogenitura. Sansão também se viu numa situação parecida “E como tivesse grande sede, clamou ao Senhor...Então, o Senhor fendeu a caverna que estava em Lei; e saíu dela água, e bebeu; e o seu espírito tornou, e reviveu.” (Jz.15:18,19). Clame também ao Senhor e Ele saciará a sua fome , e a sua sede.
 “Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos.” (Mt.5:6).
          AMARGURA, (Hb.12:15), Em Gn.27:41-45 “Esaú ODIOU a Jacó por causa daquela bênção, com que seu pai o tinha abençoado; e Esaú disse no seu coração: Chegar-se-ão os dias de luto de meu pai; E MATAREI A JACÓ MEU IRMÃO...E mora com ele alguns dias, até que passe o FUROR de teu irmão; até que se desvie de ti a IRA de teu irmão.” Ódio, ira, e furor, são os sentimentos que brotaram no coração de Esaú, em relação ao seu irmão Jacó, e que o N.T. chama de amargura. Usando novamente o anacronismo, “eram dois crentes”, por assim dizer. É o mesmo sentimento que o diabo colocou no coração de Caim, em relação a Abel, seu irmão; no coração de Absalão, em relação ao seu irmão Amnon.”Não como Caim, que era do maligno, e matou a seu irmão.” (I João 3:12). Jacó agiu mal, se aproveitando da fraqueza de seu irmão para tomar dele a sua primogenitura, mas não o obrigou. Foi um teste para Esaú. Mas eram irmãos, e Esaú tinha uma saída, o perdão, e aceitar o prejuízo. Aliás, perdoar significa assumir o prejuízo causado por outro. O diabo tentará induzir alguém do seu parentesco a lhe fazer mal, talvez o seu cônjuge, para que você lhe tenha ódio. Não caia nessa cilada, como Esaú caiu. Perdoe. Não aceite amargura no seu coração. Se ela já está, confesse a Deus, e peça ajuda ao Espírito Santo. Se você não consegue tirar a amargura do seu coração, não finja que perdoou, mas confesse a Deus. “Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.” (I João 1:9).

Um comentário:

Anônimo disse...

Obrigado!

Ninguém da atenção aos acontecimentos na vida de Esau.
E hoje perguntei o que aconteceu a Esau?

As vezes olho para meu irmão e comparo ele a Jacó:
Ele é pastor depois de desejar a saída do pastor anterior, embora não seja o filho mais cuidadoso aos pais é o preferido, não construiu nenhuma casa mais tem duas, até quando minha mãe viaja no carro dele paga a passagem se estivesse viajando de ônibus.

Nesta ótica pensei tenho que saber sobre Esau, posso estar qualificado pela biblia a figura de Esau. Este artigo me abriu os olhos vou continuar pesquisando sobre este assunto.

Eu me arrependo, Amo a Deus e a sua Obra.

Mais não prospero, quero saber se Esaú pode ser salvo.

Ass.

Irmão