quinta-feira, 19 de março de 2015

A IGREJA PRECISA DE PASTORES, NÃO DE LÍDERES


Todos os problemas que existem podem ser resolvidos de duas maneiras, da maneira de Deus ou da maneira do mundo, isto é, do homem natural. Por isso Deus deu a Escritura, A Bíblia, para revelar a cosmovisão de Deus. A cosmovisão do mundo é o produto do raciocício ou da experiência humana. Assim sendo, algumas vezes o mundo copia a igreja, e outras vezes a igreja copia o mundo. Quando o mundo copia a igreja, o mundo vai bem, e quando a igreja copia o mundo, a igreja vai mal. 

Quando falo da igreja, tenho em mente uma igreja que Crê e obedece à Bíblia, a cosmovisão de Deus. Pois nem sempre isto aconteceu, haja vista As Cruzadas e A Inquisição, quando a igreja seguiu o padrão do mundo e não o padrão de Deus. E tem mais, a igreja pode errar se adotar padrões do Antigo testamento, para a nação de Israel, pois cada um dos Testamentos tem a sua cosmovisão própria. No caso que estamos considerando, sobre líderes, ou a igreja adotou o padrão do mundo, ou o mundo adotou o padrão da igreja. Pois estamos vivendo numa época em que a capacidade de liderança é a qualidade humana mais valorizada. O mundo caminha assim: houve uma época em que o vilão era o herege, outra que era o subversivo, outra era o narcotraficante, outra era o pedófilo, hoje é o homofóbico. A igreja já teve como seus heróis o pregador, depois o intercessor, depois o missionário, hoje é o líder. Cada igreja procura líderes, pois as empresas do mundo também os procuram. As livrarias, tanto as evangélicas quanto as seculares, estão abarrotadas de livros sobre o tema. Há quem diga que a qualidade de liderança é uma qualidade inata, com a qual já nascemos. Outros dizem que a habilidade para liderar pode ser aprendida e ensinada, e que, portanto, todos podem se tornar líderes. E que assim como no reino animal, onde o mais forte se torna o líder, no reino dos humanos também o mais forte (não fisicamente) se torna o líder. As qualidades de um líder podem ser: ele ou ela é corajoso, ambicioso, tem raciocínio rápido, vê mais do que os outros, personalidade ou temperamento forte, dominador, é uma águia. A igreja procura pessoas com esse perfil, mas o mundo também procura. Com respeito ao mundo não tem problema, pois essa é a maneira de pensar do homem natural. Mas e a igreja, será que a Bíblia confirma esse perfil?

Peguei minha Concordância Bíblica Exaustiva e fui verificar a palavra “líder”. Percebi que ela aparece vinte e duas vezes no singular, e dez vezes no plural. No mais das vezes essa palavra é traduzida por “príncipe” e só aparece no Antigo Testamento. Descrevia pessoas que estavam em posição de autoridade,  em decorrência, as vezes, de herança. “Disse o Senhor a Moisés: Envia homens que espiem a terra de Canaã, que eu hei de dar aos filhos de Israel; de cada tribo de seus pais enviareis um homem, sendo cada qual príncipe (líder) entre eles.” (Nm.13:1,2). Isbosete se tornou rei, mesmo sendo Abner, filho de Ner, mais líder do que ele, porque Isbosete era filho do rei Saul. (II Sm.2:8-10). No N.T.  em Hebreus 13:7 e 17 a NVI registra a palavra “líder”, enquanto outras traduções registram guia, e outras, pastores. Na verdade a palavra é guia, que é uma das funções pastorais, segundo o salmo 23 “Guia-me pelas veredas da justiça..” (v.3). Em Mateus 9:38 Jesus diz “Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara.” A tradução correta é mesmo trabalhadores, ergátas, em grego. Ele está usando a figura da agricultura, por isso usa trabalhadores, mas no verso 36 ele se refere a “ovelhas que não tem pastor”. Portanto esses trabalhadores eram pastores.

Pode ser que a igreja moderna esteja adotando a visão do homem natural, exaltando as qualidades do homem natural, enquanto que a Bíblia, a cosmovisão de Deus, exalta as qualidades do homem espiritual. Quando Samuel chegou à casa de Jessé, e viu Eliabe, ele se impressionou com a sua aparência e altura, mas Deus lhe disse “Não atentes para a sua aparência, nem para a sua altura...” (I Sm.16:7). Se fosse hoje, e Eliabe e Davi se apresentassem pleiteando um emprego numa empresa, certamente Eliabe ficaria com o emprego. E se os mesmo pleiteassem o pastorado de uma igreja hoje, pode ser que Eliabe também seria escolhido. Mas Deus disse: “porque o Senhor não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o Senhor, o coração.” A NVI diz que liderança á um dom, e traduz Rm.12:8 assim: “se é dar ânimo, que assim faça; se é contribuir, que contribua generosamente; se é exercer liderança, que a exerça com zelo; se é mostrar misericórdia, que o faça com alegria.” São muitos os dons, mas o que qualifica uma pessoa para ser pastor, não é o dom que tem, mas a chamada de Deus. Pode ser que o chamado tenha o dom natural de liderança, mas pode ser que tenha outro dom. Paulo foi chamado e tinha o dom natural de liderança, mas Timóteo parece que não tinha nada disso. Moisés foi chamado, mas estava tão inseguro que Deus se aborreceu com ele, e mandou Arão junto para lhe dar segurança. Gideão foi chamado, mas tinha tão baixa auto estima, que questionou sua chamada. Quem foi realmente chamado, tem de se certificar de que foi mesmo chamado. Deus disse a Gideão: “O Senhor é contigo, homem valente...Vai nessa tua força e livra Israel da mão dos midianitas; porventura, não te enviei eu? ...Já que eu estou contigo, ferirás os midianitas como se fossem um só homem.” (Jz.6:12,14,16).  Foi feita uma pesquiusa nos EUA que constatou que somente oito por cento dos pastores tem o dom de liderança, enquanto que noventa e dois por cento não o tem. O mundo procura líderes, a igreja procura pastores, que têm a marca da chamada de Deus, independentemente do dom que tenha. Jesus disse a Pedro: “Apascenta os meus cordeiros...Pastoreia as minhas ovelhas...Apascenta as minhas ovelhas.” (Jo.21:15-17).

Nenhum comentário: