domingo, 6 de dezembro de 2015

FATORES DA SALVAÇÃO


          Em I Co. 6:9-11, Paulo diz que “Ou são sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus?...nem roubadores herdarão o reino de Deus.” Neste texto, ele elenca uma série de comportamentos pecaminosos, que tornam a pessoa injusta, e que a desqualificam para o reino de Deus. Neste caso, justo é quem não tem pecados, ou que, tendo-os, foram perdoados. Somente três pessoas humanas pisaram nesta terra sem pecado. Adão e Eva, antes da queda, e Jesus. Os demais seres humanos, todos foram pecadores, e, portanto, desqualificados para o reino de Deus. Mas, dos que foram injustos, por pecados pessoais ou herdados, serão justificados todos os que tiveram seus pecados perdoados. Neste texto, Paulo enumera os pecados que tornam  uma pessoa injusta, mas não esgota a lista.

1.       Impuros, PORNOI, fornicação, prostituição, pecado sexual.
2.       Idólatras, adorar imagem, física ou metafísica, adorar deuses falsos.
3.       Adúlteros, violar aliança de casamento, ou quebrar aliança com Deus, sendo amigo do mundo – Tg. 4:4; I Jo.2:15-17.
4.       Efeminados, comportamento de mulher em homem, homossexualidade passiva.
5.       Sodomitas, homossexualidade ativa, pederastia.
6.       Ladrões, os que roubam ou furtam bens de outros, de modo ilegal.
7.       Avarentos,  amor ao dinheiro ou ao lucro, obsessão por bens materiais.
8.       Bêbados, viciados em alcoolismo, alcoólatras.
9.       Maldizentes, murmuradores, queixosos, que falam mal dos outros, e das autoridades.
10.   Roubadores, aproveitadores, enganadores, oportunistas, que tiram coisas dos outros, mesmo de forma legal.
São dez comportamentos representativos da pecaminosidade do coração humano, contaminado pelo pecado.  E Paulo diz “Tais fostes alguns de vós”.  Em seguida ele passa a dizer como eles foram tornados aptos para o reino de Deus.

I-                    MAS FOSTES LAVADOS – I Co. 6:11, Neste caso, o primeiro passo do processo de reabilitação para o reino de Deus é a necessidade de ser lavado. O profeta Eliseu mandou dizer ao general sírio, Naamã “Vai, lava-te sete vezes no Jordão, e a tua carne será restaurada, e ficarás limpo.” (II Rs. 5:10). Em At. 22:16, Ananias diz a Saulo “E agora,por que te demoras? Levanta-te, recebe o batismo e lava os teus pecados, invocando o nome dele (de Jesus).” Quando Paulo diz, em I Co. 6:11 “mas fostes lavados”, está se referindo ao batismo nas águas, em nome de Jesus.

II-                  MAS FOSTES SANTIFICADOS – I Co. 6:11, depois de lavados, eles precisaram ser santificados, que é a efetiva purificação do coração, efetuada pelo espírito Santo, na experiência chamada de batismo no espírito Santo, ou receber o Espírito Santo. Quando Pedro fala no Concílio de Jerusalém, sobre o fato de os gentios terem recebido o Espírito Santo, ele diz: “Ora, Deus, que conhece os corações, lhes deu testemunho, concedendo Espírito Santo a eles, como também a nós nos concedera. E não estabeleceu distinção algu ma entre nós e eles, purificando-lhes pela fé o coração.” Mesmo tendo sido notórios pecadores, os coríntios foram santificados, quando receberam o Espírito Santo. “Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos?

III-                MAS FOSTES JUSTIFICADOS – I Co. 6:11, Mesmo tendo sido injustos no passado, pela prática daqueles pecados, esses coríntios foram justificados, porque os seus pecados foram perdoados.  Agora eles são justos, isto é, estão com a ficha limpa, e já nenhuma acusação há contra eles. “Concluímos, pois,  que o homem é justificado pela fé, independentemente das obras da lei.” (Rm. 3:28). “Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo” (Rm.5:1). E Paulo conclui dizendo que tudo isso foi feito em nome de noss o Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus. O nome de Jesus é invocado no batismo, e o espírito Santo vem para selar o crente, como um selo de propriedade de Deus. “Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo” (Rm.10:13). “Levanta-te, recebe o batismo e lava os teus pecados, invocando o nome de Jesus” (At.22:16).

Nenhum comentário: