quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

AS TRÊS DIMENSÕES DO HOMEM


          Geralmente se crê que o homem é constituído de três partes, teoria essa chamada de tricotomia. Outros creem que o homem é constituído de somente duas partes, teoria essa chamada de dicotomia. As três partes são corpo, alma e espírito, sendo essa a tricotomia. Os que creem que só existem duas partes, dizem que essas são o corpo, que é a parte física, e a alma ou espírito, a parte imaterial e invisível, sendo corpo e alma a mesma coisa. Todavia, creio eu que a tricotomia é que está certa, e a dificuldade consiste em distinguir a alma do espírito, já que ambas são invisíveis. Também devemos lembrar que a revelação é progressiva, e que no Antigo Testamento alma e espírito podem ser termos intercambi&aac ute;veis, ou seja, sinônimos, mas o Novo Testamento os separa. No A.T. o profeta Elias ressuscita o filho da viúva de Sarepta usando a palavra “alma”, enquanto que no N.T., Lucas usa a palavra “espírito” para descrever o mesmo fenômeno. “Ó Senhor, meu Deus, rogo-te que faças a alma deste menino tornar a entrar nele. O Senhor atendeu à voz de Elias; e a alma do menino tornou a entrar nele, e reviveu.” (I Rs. 17:21,22). “Menina, levanta-te! Voltou-lhe o espírito, ela imediatamente se levantou, e ele mandou que lhe dessem de comer.” (Lc. 8:54,55). Porém, o N.T.  separa mais claramente essas palavras quando diz “Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer  espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propó sitos do coração.” (Hb.4:12). “O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.” (I Ts. 5:23). A ainda “Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma,  de todo o teu entendimento e de toda a tua força.” (Mc. 12:30). Força aqui significa o corpo, que junto com alma e espírito, constituem a totalidade do homem, sendo o entendimento uma característica da alma.
1.       Rm. 12:1 “Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.” Aqui é o corpo que está em consideração. Todo sacerdote tem a função de oferecer sacrifícios a Deus. No Ant. Testamento, os sacerdotes da Ordem de Arão, ofereciam sacrifícios mortos, pois matavam ou imolavam os animais que eram oferecidos a Deus. No Novo Testamento, cada crente é um sacerdote, só que não é da Ordem de Arão, mas da Ordem de Melquisedeque, e deve oferecer sacrifícios espirituais. “Por meio de Jesus, pois, ofereçamos a De us, sempre, sacrifício de louvor, que é o fruto de lábios que confessam o seu nome. Não negligencieis, igualmente, a prática do bem e a mútua cooperação; pois, com tais sacrifícios, Deus se compraz.” (Hb.13:15,16). Pedro também fala disso: “sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo.” (I Pd. 2:5). Paulo também fala disso “Mas esmurro o meu corpo e o reduzo à escravidão, para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado.” (I Co. 9:27). Creio eu que ele está se referindo ao jejum. O jejum é o sacrifício do corpo, sendo um sacrifício vivo, pois o corpo não precisa ser morto, mas apenas mortificado. Toda pessoa que pensa em suicidar, seria melhor jejuar, po is estaria consagrando seu corpo a Deus.
2.       Rm.12:2 “E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” A renovação da mente tem a ver com a alma, e Paulo diz que a nossa transformação não é responsabilidade de Deus, mas nossa. Para sermos transformados teremos que renovar a nossa mente. E para renovar a mente teremos que enchê-la com a palavra de Deus. Alguém já disse que o homem é o produto do que lê e do que ouve. Já disse em outra ocasião que os pastores devem ler, e os crentes devem ouvir a palavra de Deus. Aliás, a palavra Metanóia, que &eacute ; traduzida por  arrependimento, significa mudança de mente. Para mudar a nossa mente, precisamos saturá-la com a palavra de Deus. Isso é doutrina, é ideologia, é um conjunto de ideias, conceitos, paradigmas, que devem gerar uma cosmovisão, que resulta numa cultura. Não é filosofia, nem psicologia, mas a palavra de Deus. Quem quiser mudar a mente, tem de enchê-la com a palavra de Deus. Então se cumprirá o que Paulo escreveu “Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.” (Fl.4:8).
3.       Rm.12:3 “Porque pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós que não tenha de si mesmo mais alto conceito do que convém; mas pense de si sobriamente, conforme a medida da fé que Deus, repartiu a cada um.”seguindo a cronologia do capítulo, este versículo se refere ao espírito, já que os dois primeiros se referiram ao corpo e à alma. E neste versículo três, Paulo começa a falar sobre os dons espirituais, e aconselha a não se ter um conceito de si mesmo mais elevado do que convém. Ou seja, a nossa importância na igreja é medida pelo dom que recebemos. Ele diz “Se é profecia, seja segundo a proporção da f&e acute;;  se ministério, dediquemo-nos ao ministério; ou o que ensina esmere-se no fazê-lo; ou o que exorta faça-o com dedicação; o que contribui, com liberalidade; o que preside,com diligência; quem exerce misericórdia, com alegria.” É uma cilada pensar que somos muito importantes, quando, na verdade, não somos. Em outro texto, Paulo dá uma dica “pois quem profetisa é superior ao que fala em outras línguas, salvo se as interpretar, para que a igreja receba edificação.” (I Co. 14:5). A importância do dom está na devida proporção ao quanto edifica a igreja. O dom que mais edifica a igreja é mais importante. Porque as línguas tinham uma aparência misteriosa, pensavam que era muito importante. Mas não era, porque ninguém entendia o que estava sendo dito, e em nada edificava a igreja. Entã o, o que é importante é o que é entendido, pois transmite uma mensagem, que é entendida, renova a mente, e transforma quem ouve. O Espírito Santo se manifesta na igreja por meio dos dons espirituais. “A manifestação do Espírito é concedida a cada um visando a um fim proveitoso.” (I Co.12:7). Então, mortificamos o corpo com o jejum, renovamos a mente com a palavra de Deus, e edificamos o espírito pelo exercício dos dons espirituais.

Nenhum comentário: