sábado, 20 de fevereiro de 2010

OS DESPENSEIROS DE DEUS

“Que os homens nos considerem como ministros de Cristo, e despenseiros dos mistérios de Deus.”(I Co.4:1).
“Cada um administre aos outros o dom como o recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus.” (I Pd.4:10).

DESPENSA, s.f. Compartimento de uma casa onde se guardam comestíveis; copa.

DESPENSEIRO, s.m. Pessoa encarregada da despensa. (Dic.Brasileiro Globo).

          Para que haja despensa é necessário que haja uma casa, que é o lugar de atuação do despenseiro. A palavra despenseiro em I Co. 4:1 é o grego “oikonômous”, composta de “oikos”(casa) e “nomos”(lei). É o encarregado de cumprir e fazer cumprir a “lei da casa”, o mordomo, o administrador. José era o oikônomos da casa de potifar, o administrador, o mordomo, o grão-vizir.

          A casa de Deus, neste caso, é a igreja, como está em I Tm. 3:15 “Mas, se tardar, para que saibas como convém andar na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, a coluna e firmeza da verdade.” E em Tito 1:7 “Porque convém que o bispo(epískopon) seja irrepreensível, como DESPENSEIRO da casa de Deus.” Aqui especifica que o bispo, ou o pregador, ou ensinador, é o despenseiro, não de uma casa qualquer, como a casa de Potifar, mas da “casa de Deus”. Numa casa tinha muitos trabalhadores, mas somente um despenseiro, que tinha o status de servo em relação ao seu Senhor, e de Senhor em relação aos demais empregados. Da despensa, o despenseiro deveria tirar comida para distribuir aos demais. Só que a casa de Deus tem mais de uma despensa.

          Em I Co. 4:1, Paulo diz “Que os homens NOS considerem...”. Em I Co.3:21 e 23, Paulo usa os pronomes “vosso” e “vós”, se referindo à igreja, mas em 4:6 ele escreve “E, eu, irmãos, apliquei estas coisas, por semelhança, a mim a a Apolo...” Portanto, em 4:1 , ele se refere a ele e a Apolo, como despenseiros dos mistérios de Deus. Paulo era apóstolo, pregador e mestre(II Tm.1:11), e Apolo não deixava por menos, como está escrito dele “E chegou a Éfeso um certo judeu chamado Apolo, natural de Alexandria, homem eloqüente e poderoso nas Escrituras...Porque com grande veemência, convencia

           Publicamente os judeus, mostrando pelas Escrituras que Jesus era o Cristo.” Paulo era despenseiro, Apolo era despenseiro, o bispo era despenseiro dos mistérios de Deus. Deus tem uma despensa onde Ele guarda os mistérios. Mistério é algo oculto, desconhecido do povo em geral. É praticamente o contrário de Apokalipse, que é revelação. Nem todos os crentes são despenseiros dos mistérios de Deus. Os despenseiros dos mistérios são encarregados de receber a revelação de Deus, e distribuí-la à igreja.


            Se você é despenseiro da multiforme graça de Deus, está usando o seu dom para servir à igreja? Ou melhor, você sabe qual é o seu dom? Porque se você nem sabe qual é o seu dom, como poderá saber que o está exercitando? Em I Pd. 4:11 Pedro diz que há dons da Palavra e dons de serviço. Todo mundo quer ser pregador, mas a maioria tem dons de serviço, que é a palavra grega diakonia. Descubra qual é o seu dom, e terá descoberto qual é o seu minstério.

           Todavia, em I Pd. 4:10, Pedro escreve “Cada um administre aos outros o dom como o recebeu, como bons DESPENSEIROS DA MULTIFORME GRAÇA DE DEUS.” Não despenseiros dos mistérios, mas da multiforme graça de Deus. Deus tem outra dispensa onde está armazenada a multiforme graça de Deus. Neste caso, os despenseiros são todos os crentes. Pedro usa a expressão “cada um”, e aponta para dos dons espirituais, como a qualificação necessária para ser despenseiro, neste caso. Os mistérios não são revelados a todos diretamente, mas os dons são distribuídos a todos os crentes. Cada crente tem, pelo menos, um dom espiritual. Esse dom o torna automaticamente despenseiro em relação aos outros crentes. É o chamado ministério da mutualidade. Em Efésios 3:9,10, Paulo, na condição de despenseiro dos mistérios, revela para a igreja mais um desses mistérios: “E demonstrar a todos qual seja a dispensação do mistério, que desde sé culos esteve oculto em Deus, que tudo criou por meio de jesus Cristo; para que agora, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus seja conhecida dos principados e potestades nos céus.” E em Ef. 3:2,3 “Se é que tendes ouvido a dispensação da graça de Deus, que para convosco me foi dada; como me foi este mistério manifestado pela revelação, como antes um pouco vos escrevi.” Os despenseiros dos mistérios têm maior responsabilidade, mas os despenseiros da multiforme graça têm também a sua responsabilidade. José tinha grande responsabilidade na casa de Potifar, mas os outros empregados tinham também a sua responsabilidade proporcional à importância da tarefa. Se você é despenseiro dos mistérios, está dando alimento para o povo? Nos sete anos de fome no egito e Canaã, foi José quem alimentou o povo, impedindo que perecessem. Em Amós 8:11 está escrito “Eis que vem dias, diz o Senhor Deus, em que enviarei fome sobre a terra; não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor. E irão errantes de um mar até outro mar, e do norte até o oriente; correrão por toda a parte, buscando a Palavra do Senhor, mas não a acharão.” Quem pensa que as Bíblias irão desaparecer da terra, não se iluda. As Bíblias não desaparecerão, mas o que desaparecerá será a Palavra inspirada, Rhema, os mistérios revelados, o ministério dos despenseiros dos mistérios. Pode ser que esta fome já esteja sobre a terra.

2 comentários:

Fernanda Lima disse...

Muito bom irmã o estudo. Deus a abençoe mais ainda, despenseira!

LUIZ disse...

Grato Senhor por usar esse Pastor para produzir este texto lindo e profundo