quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

A PORÇÃO DO PRIMOGÊNITO E A BÊNÇÃO DA PRIMOGENITURA

"Mas ao filho da desprezada reconhecerá por primogênito, dando-lhe dobrada porção de tudo quanto tiver." (Dt.21:17).

          O primogênito é o primeiro filho, e tem toda uma doutrina bíblica envolvendo este fato. Quando Deus matou todos os primogênitos do Egito, no Êxodo, dos homens e dos animais, os israelitas foram orientados a resgatar os seus primogênitos com um cordeiro ou cabrito, macho, sem mácula, de um ano de idade. O cordeiro ou cabrito foi morto em lugar de todo o primogênito de israel. A partir daí, Deus diz, referindo-se ao primogênito, “meu é” e “os macho serão do Senhor”.(Ex.13:2,12). Sabemos que todo o povo de israel era o povo do Senhor, sendo, portanto de Deus. Mas os primogênitos eram particularmente propriedade de Deus, e por isso, deveriam ser mortos, ou resgatados, morrendo outro em seu lugar. O menino israelita, macho, com oito dias de nascido era circuncidado, e recebia o nome, e o primogênito, com quarenta dias de nascido, era levado ao templo para ser consagrado ao Senhor. “E, cumprindo-se os dias da purificação d ela, segundo a lei de Moisés, o levaram a Jerusalém, para o apresentarem ao Senhor (Segundo o que está escrito na lei do Senhor: Todo o macho primogênito será consagrado ao Senhor); E para darem a oferta seguindo o disposto na lei do Senhor: Um par de rolas ou dois pombinhos.” (Lc.2:22-24). Jesus era o primogênito, e teve de se submeter a esse ritual.

          Em Nm. 3 Deus toma a tribo de Levi, em lugar de todo o primogênito de israel. “E eu, eis que tenho tomado os levitas do meio dos filhos de Israel, em lugar de todo o primogênito, que abre a madre, entre os filhos de Israel; e os levitas serão meus. Porque todo o primogênito é meu.” (Nm.3:12,13).

          O primogênito é um tipo do crente do Novo Testamento, pois em Hb.12:23 está escrito que a carreira ou a corrida do crente –v.1 – vai culminar com a sua chegada “À universal assembléia e igreja dos primogênitos, que estão inscritos nos céus.” O primogênito é um predestinado, eleito, e escolhido por Deus, pois só Ele pode determinar quem nasce primeiro, assim como o crente também é. (Ef.1:5,11). Mas ninguém deve se sentir excluído da salvação, pois, embora Jacó não tenha nascido primeiro, acabou ficando com a primogenitura, porque a valorizava. Se os que foram predestinados não valorizam a salvação, você, que acha que não foi escolhido, valorize, pois você não sabe o que Deus disse a seu respeito.(Mt.22:8).(Rm.9:12).

           Que a primogenitura podia ser perdida, está ensinado em várias partes da Bíblia. Por exemplo, dos doze filhos de Jacó, o primogênito era Rúben, que a perdeu por ter se deitado com Bila, concubina de seu pai. Na seqüência estavam Simeão e Levi, que não a receberam porque, tomados de ira e furor, usaram de violência e mataram homens. Judá, que vem em seguida, casou com uma mulher cananéia, e acabou cometendo incesto com a nora, Tamar. O certo é que a primogenitura foi migrando, até chegar em José, que era filho da mulher amada. “Quanto aos filhos de Rúben, o primogênito de Israel, (pois ele era o primogênito; mas porque profanara a cama de seu pai, deu-se a sua primogenitura aos filhos de José, filho de Israel; de modo que não foi contado, na genealogia da primogenitura, Porque Judá foi poderoso entre seus irmãos, e dele veio o soberano; porém a primogenitura foi de José). Talvez tenha sido por isso que Deus proibiu beneficiar o filho da mulher amada, em detrimento da filho da não amada, na questão da primogenitura. ( Dt.21:15-17).(Falo do Antigo testamento, quando era permitido ter mais de uma mulher. Agora, na vigência do Novo testamento, só pode ter uma.)

           Um dos privilégios do primogênito era ter direito a uma porção dobrada da herança. Como no caso da parábola do filho pródigo – Lc.15:11-32 – a herança era dividida pelo número de filhos, recebendo cada um deles uma porção, sendo que o primogênito recebia duas. Por isso está escrito “Depois disse Israel a José:...E eu tenho dado a ti um pedaço da terra a mais do que a teus irmãos, que tomei com a minha espada e com o meu arco, da mão dos amorreus.” É interessante observar que quando Eliseu, discípulo do profeta Elias, pediu a sua herança, ele disse “Peço-te que haja porção dobrada de teu espírito sobre mim.” (II Rs. 2:9). Era a porção do primogênito. A herança, para Israel, era a terra de Canaã, e para igreja é o Espírito Santo. “para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios, em Jesus cristo, a fim de que recebêssemos, pela fé, o Espírito prometido...Porque, se a herança provém de lei, já não decor re de promessa; mas foi pela promessa que Deus a concedeu gratuitamente e Abraão.” Será que a igreja vai ser arrebatada e Israel vai herdar o manto, a unçao em dobro?! É bom lembrar que existe apenas uma igreja, mas tem dois segmentos, o judaico e o gentílico. Os judeus messiânicos estão aí. Paulo era o apóstolo dos gentios, mas Pedro era o apóstolo dos judeus; um tinha o apostolado da incircuncisão, e o outro o da circuncisão. (Gl.2:7,8). Por isso, não creio que Paulo tenha escrito a Carta aos Hebreus, pois estaria entrando na seara de Pedro. E Pedro endereça a sua primeira Carta aos judeus da Diáspora, dispersos, fora da terra de Israel.

         Em Is.61:7 está escrito “Em lugar da vossa vergonha tereis dupla honra.” É a porção dobrada do primogênito. E em I Tm.5:17 “Os presbíteros que governam bem sejam estimados por dignos de duplicada honra, principalmente os que trabalham na Palavra e no Ensino.” Outra tradução reza “Devem ser considerados merecedores de dobrados honorários...” Honorários pode ser pagamento, salário, como em “honorários advogatícios”. A honra, ou os honorários, devem ser os do primogênito, em dobro.E aqui cabe uma conotação de prosperidade, e de restituição, pois em Jó 42:10 está escrito “e o Senhor acrescentou, em dobro, a tudo quanto Jó antes possuía.” E em Gn.27:28, 29 a bênção da primogenitura é pronunciada por Isaque, sobre Jacó: “Assim, pois, te dê Deus do orvalho dos céus, e das gorduras da terra, e abundância de trigo e de mosto. Sirvam-te povos, e nações se encurvem a ti; sê senhor de teus irmãos, e os filhos da tua mãe se encurvem a ti; malditos sejam os que te amaldiçoarem, e benditos sejam os que te abençoarem.” A bênção da primogenitura é uma bênção de prosperidade, de liderança e de vitória sobre os inimigos. Se você é um crente em Jesus Cristo, essa bênção é sua. Tome posse dela.

Um comentário:

Arnaldo Ribeiro disse...

REVELAÇÃO/EXORTAÇÃO
Urge difundirmos na terra, a certeza de que Jesus Cristo já vive agindo entre nós, espargindo a luz do saber em sí, criando Irmãos Espirituais, e a nova era Cristã. Eu não minto, e a Espiritualidade que esperava pela sua volta, pode comprovar que digo a verdade. Por princípio, basta recompormos as 77 letras e os 5 sinais que compõe o título do 1º. livro bíblico, assim: O PRIMEIRO LIVRO DE MOISÉS CHAMADO GÊNESIS: A CRIAÇÃO DOS CÉUS E DA TERRA E DE TUDO O QUE NÊLES HÁ: Agora, pois, todos já podem ver que: HÁ UM HOMEM LENDO AS VERDADES DO SEU ESPÍRITO: ÊLE É O GÊNIO CRIADOR QUE ESSA AÇÃO DE CRISTO: (LC.4.21) – Então passou Jesus a dizer-lhes: Hoje se cumpriu a escritura que acabais de ouvir: (JB.14.17) – O Espírito da verdade que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem conhece, vós o conheceis; porque Ele habita convosco e estará em vós.(MT.14.27) – Tende ânimo! Sou Eu: Não temais: (JB.2.5) – Fazei tudo o que Ele vos disser, (JB.5.27) – porque é o Filho do Homem: (JÓ.9.19) – Se se trata da força do poderoso Ele dirá: Eis-me aqui: Regozijai-vos e fazei jus ao poder que o Nosso Espírito traz às Almas Justas, para a formação da verdadeira Cristandade.

(MT.26.24) – O FILHO DO HOMEM VAI, COMO ESTÁ ESCRITO A SEU RESPEITO, MAS AI DAQUELE POR INTERMÉDIO DE QUEM O FILHO DO HOMEM ESTÁ SENDO TRAIDO! MELHOR LHE FÔRA NÃO HAVER NASCIDO:

E, ao recompormos as 130 letras e os 7 sinais que compõem esse texto, todos já podem ler, saber, e entender quem é o Filho do Homem:

E O FILHO DO HOMEM É O ESPÍRITO QUE TESTA AS ALMAS DO HOMEM E DA MULHER, NA VERDADE DO SENHOR, COMO CRISTO: E EIS A PROVA QUE O FILHO DO HOMEM FOI TREINADO NA LEI CRISTÃ:

(MC.14.41) – Chegou a hora, o Filho do Homem está sendo entregue nas mãos dos pecadores: E hoje, quem desejar interagir conosco na obra comum da nossa criação, deve fundamentar-se n`A Bibliogênese de Israel; que já está disponível na internet (Editora Biblioteca 24x7). E quem não quiser, pode continuar vivendo de esperança vã, assistindo passivamente a agonia da vida terrena, à par da auto-destruição do nosso planeta...