terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

TIPOS E ANTÍTIPOS NA BÍBLIA


“...Adão, o qual é figura(tipo) daquele que havia de vir.(Rm.5:14b).

“Que também, como uma verdadeira figura(antítipo), agora vos salva, o batismo...”(I Pd.3:21).

Como é que os tradutores conseguiram traduzir duas palavras diferentes no grego, para uma só palavra em português? As palavras em grego são tipo e antítipo, e ambas foram traduzidas por figura, em português.

Em Romanos 5:14, Paulo diz que Adão é tipo de Cristo, e, que, portanto, Cristo é o antítipo de Adão. Neste caso a tradução está correta, porque tipo é mesmo a figura, da qual o antítipo é a realidade. Numa tipografia existem tipos, que são as matrizes das letras que saem nos jornais. Uma é a figura e a outra é a realidade. Uma fotografia de uma pessoa é uma figura ou tipo dela, enquanto que a pessoa é o antítipo, ou a realidade. Como Deus é todo-poderoso e pode fazer tudo o que quiser, ele fez uma figura ou tipo de seu filho, um ser humano vivente.

Porém, no caso de I Pd.3:21, a palavra “figura” que aparece em português, não é a tradução da palavra grega “tipo”, mas da palavra “antítipo”. É claro que a palavra antítipo não é igual à palavra tipo, mas, antes, o seu oposto. Tipo é a figura, e antítipo á realidade representada pela figura. Assim, Adão é o tipo e Cristo é o antítipo. O prefixo grego “antí” tem, pelo menos dois significados. Na expressão “antiamericanismo” (que é uma ideologia ou doutrina veiculada nos meios de comunicação de massa), tem o sentido de ser contra a cultura americana. É um dos sentidos da palavra anticristo(I Jo.2:18), que significa contra cristo. Mas o outro sentido da palavra “anti” é “estar no lugar de”, o que significa que o anticristo se apresentará para tomar o lugar de Cristo. No caso de Rm. 5:14, Jesus veio p ara tomar o lugar que inicialmente parecia ser de Adão , como cabeça da raça humana. Todo ser humano tem de fazer uma escolha, de estar em Cristo, a realidade, ou em Adão, a figura.

Ainda, em I Pd. 3:21, o apóstolo está dizendo que o dilúvio de Noé é um tipo, uma figura, da qual o batismo cristão é o antítipo, a realidade. Assim como Deus salvou a família de Noé por meio do dilúvio, hoje nos salva por meio do batismo. Entre o “mundo do ímpios” e o mundo novo de Noé, estavam as águas do dilúvio. O dilúvio era o tipo, a figura, enquanto que o batismo é o antítipo, a realidade.

2 comentários:

nêne disse...

ESSA MENSAGEM ME AJUDOU MUITÍSSIMO!
POIS ESTOU PREPARANDO UMA EBD, SOBRE TIPOS E FIGURAS DA BÍBLIA, ESTAVA SEM MATERIAL ALGUM, E A PARTIR DESSA MENSAGEM VEIO A INSPIRAÇÃO PARA MINHA AULA. DEUS MARAVILHOSO CONTINUE ABENÇOANDO O SENHOR PASTOR, QUE ESCREVEU ESTA MENSAGEM.
OBRIGADA, NEIDE FERNANDES

Camburão da Alegria 2008 disse...

O senhor e muito maravilhoso mim mostrou seu blogge para tira minhas duvidas muito obrigado senhor Deus. Irmão o senhor esta de parabens que Deus te abençõe sempre mais se podese mim ajudar mais uma vez gostaria de saber Qual era a religião de Canaã meu Email e shopdabeleza2009@hotmail.com