sábado, 10 de abril de 2010

AS QUATRO RESSURREIÇÕES

“Mas cada um por sua ordem: Cristo, as primícias, depois os que são de Cristo, na sua vinda.” (I Co. 15:23).

CRISTO, AS PRIMÍCIAS

Essa linguagem é tirada da cultura agrícola do Antigo testamento, das três festas anuais. A primeira festa é a Páscoa, realizada no décimo quarto dia do primeiro mês, seguida da Festa dos pães ázimos, que é pão sem fermento. Durante sete dias os judeus só poderiam comer pão ázimo. Pão é feito de trigo ou cevada, depois de colhidos e trabalhados. A segunda festa é a Festa das Semanas ou Pentecoste, por se realizar sete semanas após a Páscoa ou cinqüenta dias após. Nesta festa, as primícias da plantação eram colhidas e oferecidas ao Senhor, por isso se chama também de Festa das Primícias. Atos 2:1 registra o cumprimento profético dessa festa dizendo “Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar”. Cinqüenta dias após o domingo da Páscoa, quando Jesus ressucitou, o Espírito Santo desceu sobre a igreja, e houve uma colheita de quase três mil a lmas, as primícias para Deus. Desde Adão até Jesus muita gente morreu, e houve até alguns que foram ressucitados, mas tecnicamente Jesus é o primeiro, as primícias dessa nova humanidade, que não mais morrerá. A terceira festa é a Festa dos Tabernáculos, Sucot, quando haverá a colheita do restante da plantação. A vinda do Messias é iminente. Se o Espírito Santo foi derramado para que houvesse a colheita das primícias, para a colheita do restante da plantação, que é bem maior, o mundo todo, o derramamento do Espírito será maior.

OS CRENTES DO ANTIGO TESTAMENTO

Somente Mateus registra algumas informações que passam despercebidas por quem lê a Bíblia apressadamente. Depois que Jesus expirou na cruz do Calvário, Mateus 27:51-53, alguns fenômenos aconteceram:

a) O VÉU DO TEMPLO SE RASGOU EM DOIS DE ALTO A BAIXO;

b) TREMEU A TERRA;

c) FENDERAM-SE AS PEDRAS;

d) ABRIRAM-SE OS SEPULCROS;

e) MUITOS CORPOS DE SANTOS QUE DORMIAM FORAM RESSUCITADOS:

-Saindo dos sepulcros, depois da ressurreição dele;

-Entraram na cidade Santa;

-Apareceram a muitos.

Não são dadas maiores informações sobre quem eram esses “santos que dormiam”, mas é dito que eram “muitos”. Também é dito que “os sepulcros se abriram”. Não diz que alguns sepulcros se abriram, mas “os sepulcros se abriram”. Será que todos os santos do Antigo Testamento ressuscitaram? Pode ser, mas pode também não ser. Se foram todos os crentes do Antigo Testamento tem mais lógica do que se não foram. O certo é que um grande contingente de santos foi ressuscitado. Mas é dito que eles só saíram dos sepulcros “depois da ressurreição dele”, para preservar o caráter primicial da ressurreição de Jesus.

A RESSURREIÇÃO DOS JUSTOS

É o que Paulo diz em I Co. 15:23 “Cristo, as primícias, DEPOIS OS QUE SÃO DE CRISTO , NA SUA VINDA.” É a ressurreição dos crentes em Jesus, que está descrita em I Ts. 4:16 “Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados...” Três coisas acontecerão concomitantemente: O 2º Advento de Cristo, a ressurreição dos justos, e o arrebatamento do igreja. A ressurreição dos justos está descrita também em Ap. 20:4 “e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus...e viveram , e reinaram com Cristo durante mil anos.” É o Milênio. Todos os crentes em Jesus, ressuscitarão nesse momento, e reinarão com Cristo durante o Milênio.
 
A RESSURREIÇÃO FINAL

É a ressurreição de todos os que morreram desde Adão, até aquele dia, e que está registrado em Ap. 20:11-15. Esta ressurreição só acontecerá mil anos depois da ressurreição dos justos. É conveniente ser justo, isto é, crente em Jesus, para evitar ficar mil anos desnecessários na sepultura. Entre a ressurreição dos justos e a dos injustos haverá mil anos. E a ressurreição dos injustos será seguida imediatamente pelo Juízo Final. E os mortos serão julgados pelas coisas que estarão escritas nos livros. É o julgamento pelas obras. Todos os que forem julgados por esse critério, serão condenados. Só serão salvos os que tiverem seu nome escrito no Livro da Vida, que será aberto nessa ocasião. Esta ressurreição está também descrita no livro do Profeta Daniel 12:2 “E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno.” De qual ressurreição você participará? Dos justos ou dos injustos?

Nenhum comentário: