terça-feira, 30 de março de 2010

AS TENTAÇÕES DE JESUS

"Assim, Tendo o Diabo acabado toda sorte de tentação, retirou-se dele até ocasião oportuna.” (Lc.4:13).

       "Toda sorte de tentação", quer dizer que todas as tentações estão consubstanciadas nestas três. De fato, quando Eva foi tentada, a Escritura diz “E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento” (Gn.3:6). Estes três princípios também estão em I João 2:16, que diz “Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo.” A tentação é uma tentativa. Uma tentativa do Diabo de induzir alguém a fazer algo ilegal, imoral, contrário a Deus e à sua Palavra. Em outras palavras é uma tentativa de fazer alguém pecar. Pecado é transgressão da Lei de Deus, é errar o alvo. Mas, baseados no texto em epígrafe, podemos dizer que pecado é fazer algo certo na hora errada. Senão vejamos.

       A PRIMEIRA TENTAÇÃO

       “Se tu és o filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães”. Ora, em Lc. 3:22 Deus havia falado para Jesus: “Tu és o meu Filho amado, em ti me comprazo.” Mateus diz que o que Deus disse foi “Este é o meu filho amado, em quem me comprazo.” Eu creio que a versão mais correta é a de Lucas, pois Deus está procurando colocar convicção no coração de Jesus, já sabendo que o diabo iria questionar isto. Quando o Diabo diz “Se tu és o Filho de Deus”, está procurando colocar dúvida na palavra que Deus tinha dado a Jesus um pouco antes. Jesus tinha jejuado quarenta dias e quarenta noites, e estava com fome. Então, comer era a coisa certa a fazer. Tanto é que Mateus registra “Então o diabo o deixou; e, EIS QUE CHEGARAM OS ANJOS E O SERVIAM.” Podemos ouvir aqui o eco de I Rs. 19:5-7, onde um anjo alimentou com pão e água ao profeta Elias, no deserto. Comer não é errado, mas é na hora de Deus. Os anjos serviram Jesus com comida, mas foi na hora de Deus. Pecado é fazer a coisa certa na hora errada. Jesus enfrentou essa tentação citando a Palavra de Deus, em Dt. 8:3 “Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.”

       A SEGUNDA TENTAÇÃO

       O diabo transportou Jesus à Jerusalém, ao pináculo do templo, e disse-lhe: “Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo...”. O diabo cita o salmo 91, em reforço ao seu argumento. Se Jesus fizesse isso, diante do pátio do templo, cheio de judeus, Ele seria aclamado como o Messias. Jesus ocultou o tempo todo a sua identidade messiânica, só a revelando diretamente à mulher samaritana. Jesus se apresentará a Israel como o Messias, mas aquela não era a hora. “E olharão para aquele a quem traspassaram, e o prantearão como quem pranteia por seu filho único; e chorarão amargamente por ele, como se chora pelo primogênito.” Se Jesus tivesse se apresentado a Israel como o Messias, antes da hora de Deus, Ele teria pecado. Pecado é fazer a coisa certa na hora errada.

       A TERCEIRA TENTAÇÃO
       “mostrou-lhe num momento de tempo todos os reinos do mundo...Portanto, se tu me adorares tudo será teu.” Todos os reinos do mundo foram dados a Adão, por Deus, no princípio. Apesar de Deus ser o dono de tudo, Ele pode dar a posse da criação para quem Ele quiser. “Os céus são os céus do Senhor; mas a terra a deu aos filhos dos homens.” (Sl. 115:16) E inda “Do Senhor é a terra e a sua plenitude; o mundo e aqueles que nele habitam.” (Sl. 24:1). Satanás disse a Jesus, com respeito aos reinos do mundo “a mim me foi entregue, e dou-o a quem quero.” (Lc.4:6). Ele não estava mentindo. De alguma maneira, quando Adão pecou, passou a Escritura da terra para o diabo. Jesus veio para a tomar de volta. É por isso que Jesus disse “Agora é o juízo deste mundo; agora será expulso o príncipe deste mundo.” E mais: “Já não falarei muito convosco, porque se aproxima o príncipe deste mundo, e nada tem em mim.” (João 12:31; 14:30). E João ainda diz “o mundo inteiro jaz no maligno.” (I Jo. 5:19). Jesus recusou receber a autoridade sobre os reinos do mundo, porque não era a hora, nem era o modo. Mas em Mt.28:18, depois da ressurreição, Ele diz aos seus discípulos: “Toda a autoridade me foi dada nos céus e na terra.” Autoridade é diferente de poder. Autoridade é de direito, poder é de fato. Jesus recebeu o direito, a autoridade, e mandou a igreja, como um oficial de justiça, executar o Mandado de Prisão, e a Ação de Despejo e a Reintegração de Posse, contra satanás e seus cúmplices. Mas Satanás luta para não entregar a terra de volta. Em Ap. 13, o anti-Cristo recebe de Satanás (o dragão) “o seu poder e o seu trono e grande autoridade” (v.2) e “e deu-se-lhe autoridade sobre toda tribo, e povo, e língua,e nação.” (v.7). Mas somente em Ap.11:15 é dito “O reino do mundo se tornou de nosso Senhor e do seu Cristo, e Ele reinará pelos séculos dos séculos.” Deus reinará por meio do seu Ungido, Jesus. É uma expressão semelhante a que está em I Sm 16:6 “Certamente está perante o Senhor o seu ungido.” Na teocracia de Israel, Deus governava a nação por meio do rei ungido. Deus governará o mundo por meio de seu Ungido, Jesus, no tempo de Deus. Se Jesus aceitasse a oferta de Satanás, se antecipando ao tempo de Deus, teria pecado. Pecado é fazer a coisa certa, na hora errada. Vigie, pois o diabo tentará fazer isso com você. Tenha paciência e espere o tempo de Deus.

Nenhum comentário: