terça-feira, 15 de dezembro de 2009

O PRINCÍPIO DA LIDERANÇA



Quando Deus criou o homem, diz a Bíblia:"E criou Deus o homem á sua imagem; á imagem de Deus o criou; HOMEM E MULHER OS CRIOU."(Gn.1:27). Enfatizo esta última expressão, para que ninguém diga que ignoro que é uma expressão misteriosa, e difícil de ser entendida, à luz do contexto.



A criação específica do homem, como indivíduo, está assim registrada:"E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente."(Gn.2:7).


Depois de o homem ter dado nomes a todos os animais, a criação da mulher está assim registrada:"E da costela que o Senhor Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a Adão."(Gn.22).


Agora aqui está a minha tese: Deus é um Deus de ordem e não de confusão(I Co.14:33,40). Em toda a instituição divina - a Família, a Igreja, o Estado - Deus responsabiliza somente uma pessoa, no nível máximo. Este é o princípio da liderança. Como Deus também é justo, a medida da responbsabilidade, é a mesma da autoridade. No caso de Adão e Eva - a primeira família - Deus "ordenou ao homem (não à mulher):De toda a árvore do jardim (tu) comerás livremente, mas da árvore do conhecicmento do bem e do mal, dela (tu) não comerás; porque no dia em que dela comeres, (tu) certamente morrerás."(Gn.2:16,17). Até aqui a ordem foi dada para o líder. Para a mulher não foi dada nenhuma ordem. Portanto, Eva não tinha nenhuma responsabilidade até aqui.


Lembremos de que o propósito de Satanás é torcer as ordens de Deus, através de malabarismos dialéticos, o que começou a fazer no jardim do Éden. Vejam o que ele disse á mulher: "É assim que Deus disse: não COMEREIS de toda a árvore do jardim?"(Gn.3:1). Satanás usou o plural "vós" para incluir o homem e a mulher no mesmo pacote. Deus não disse "não comereis", mas "não comerás", pois ele falou somente com o homem. Satanás apelou para a "vaidade" da mulher, pois reconhecer que Deus tinha falado somente com o homem, parecia diminuir a importância dela. A partir daí, Eva entrou no jogo da serpente, aceitando naturalmente o uso plural do verbo. Em Gn.3:3, Eva usa três vezes seguidas o verbo no plural - comereis, tocareis, morrais - quando Deus tinha usado no singular - comerás, comeres, morrerás (Gn.2:16,17).
Quando Deus volta na viração do dia, não chama a mulher, mas o homem: "E chamou o Senhor Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás?"(Gn3:9). Consciente da ordem que lhe tinha sido dada, o Adão responde somente por si:"Ouvi a tua voz soar no jardim,e temi, porque estava nu, e escondi-me."(v.10). E para não restar dúvidas, Deus diz no verso 11:"Quem te mostrou que estavas nu? COMESTE TU DA ÁRVORE DE QUE TE ORDENEI QUE NÃO COMESSES?"
Quando Deus interpela a mulher, Ele diz:"Por que fizeste isto?" Deus não está perguntando, por que ela comeu da árvore, mas por que ela induziu o Adão a comer. Porque o homem tinha respondido a Deus, dizendo:"A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e comi."(3:12). A responsabilidade da liderança é ressaltada, quando Deus aplica a punição. A punição da mulher afeta somente a ela:"Multiplicarei grandemente a dor da tua conceição; em dor darás á luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará." (3:16 ). Porém, a punição do homem afeta todo o planeta:"E AO HOMEM DISSE: PORQUANTO DESTE OUVIDOS À VOZ DE TUA MULHER, E COMESTE DA ÁRVORE DE QUE TE ORDENEI DIZENDO: NÃO COMERÁS DELA; MALDITA É A TERRA POR TUA CAUSA; EM FADIGA COMERÁS DELA TODOS OS DIAS DA TUA VIDA. ELA TE PRODUZIRÁ ESPINHOS E ABROLHOS; E COMERÁS DAS ERVAS DO CAMPO."(Gn.3:17,18).


Na história de Israel, a responsabilidade do líder é preservada, até que entra em cena uma mulher chamada Jesabel, princesa sidônia, sacerdotisa de baal. Esta casou com o rei de Israel, e satanás teve uma oportunidade de fazer o que começou no jardim do Éden. Jesabel encarna a figura da esposa, da rainha e da pastora. Aliás, um dos significados do nome de Jesabel é DESCASADA, porque ela não reconhece a figura do marido, a não ser para manipulá-lo, e governar por meio dele. Observe esta palavra:"DESCEMOS A SAUDAR OS FILHOS DO REI E OS FILHOS DA RAINHA".(II Rs. 10:13).
Aqueles homens temiam mencionar somente o rei e ofender a rainha. Tal era a influência de Jesabel. Algumas coisas poderiam não ter importância alguma, se não soubéssemos que estamos lidando com um principado que tem como um dos seus principais atributos, a sabedoria, no sentido de inteligência intelectual e esperteza.(Ez.28:12). Hoje é comum quando um orador se dirige a um auditório, dizer o seguinte:"Bom dia a todos e a todas!" Parece até justo, mas também pode denotar um medo de ofender as mulheres, influência do Movimento Feminista, e é o discurso politicamente correto, e uma influência espiritual atuando na cultura.
Também hoje, em algumas agremiações evangélicas, é comum dizer-se que a igreja tal é pastoreada pelos pastores fulano e fulana. Tomando por base o jardim do Éden, se é uma mulher a pastora da igreja, Deus pedirá contas a ela e não ao marido dela. Se, porém, o pastor da igreja é um homem, Deus pedirá contas a ele pela igreja, e não á mulher dele.
Quem sempre desejou diluir a responsabilidade e a autoridade do líder, é Satanás. Quando o Senhor Jesus Cristo mandou o apóstolo João escrever as sete Cartas ás igreja da Ásia, Ele diz:"Ao anjo da igreja x escreve" e conclui cada Carta, dizendo:"Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz ás igrejas."(Ap.2,3). Deus fala ao povo por meio do líder, como está em At.1:2 "Jesus deu mandamentos pelo Espírito Santo aos apóstolos que escolhera".
O Brasil não é presidido pelos presidentes Lula e Mariza, o Acre não é governado pelo governadores Binho e Simone, a igreja não é pastoreada por dois pastores, mas por um, a família não é liderada pelo homem e pela mulher, mas Deus cobrará a liderança do homem. Não significa que a mulher seja inferior, pois em muitos casos, a mulher é melhor líder do que o homem. Trata-se do que Deus determinou. E o que Deus determinou é o melhor para todos, pois a alternativa é maldição. O que pode acontecer é o que foi feito no Egito, onde Faraó delegou para José, o governo. Mas José não usurpou, nem desacatou a autoridade do Faraó, que permaneceu como o responsável final diante de Deus.

Nenhum comentário: