sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

OS GIGANTES NÃO RESSUCITARÃO

"Mortos não tornarão a viver, sombras não ressucitam." (Is.26:14a).
"Os vossos mortos e também o meu cadáver viverão e ressucitarão." (Is.26:19a).


Há uma aparente contradição entre esses dois versículos, que estão tão próximos um do outro. Ou os mortos ressucitarão ou não ressucitarão.
A palavra hebraica REFAIM aparece nos dois textos. É uma tradução difícil, mas vamos tentar harmonizá-los. 
Vejamos os possíveis significados da REFAIM:
"Refaim: quer dizer "um gigante" como em I Cr. 20:4. Raça antiga de gigantes, ao oriente do Jordão, em Asterote-Carnaim, Gn.14:5." (PEQUENA ENCICLOPÉDIA BÍBLICA, ORLANDO BOYER).

"Refains: nome de um povo, homens de grande estatura, que nos tempos antigos, e mesmo antes de Abraão ter chegado, á Palestina, ali habitavam, ocupando as terras  de ambos os lados do Jordão." (DICIONÁRIO DA BÍBLIA, JOHN D. DAVIS).

O ANTIGO TESTAMENTO INTERPRETADO VERSÍCULO POR VERSÍCULO, R.N.Champlin, Ph. D., dá o sentido para a palavra hebraica refaim, de SOMBRAS, MORTOS, e citando a LXX (koilàs gigánton), GIGANTES.

Um resumo de Is.26:14 e 19, seria "os gigantes não ressucitarão, mas todos os outros mortos ressucitarão". Assim resolveríamos a aparente contradição do texto. Já que o texto fala de ressurreição, vejamos á luz da Escritura, essa doutrina. A Bíblia fala que haverá ainda duas ressurreições. "Ainda", porque quando Jesus morreu, Mateus conta que "E abriram-se os sepulcros, e muitos corpos de santos que dormiam foram ressucitados; e, saindo dos sepulcros, depois da  ressurreição dele, entraram na cidade santa, e apareceram a muitos." (Mt.27:52,53). Mas haverá ainda duas ressureições:

1.  A RESSURREIÇÃO DOS JUSTOS, que é a ressurreição "dentre os mortos", e não dos mortos. Essa ressurreição está registrada em Ap. 20:4,5. Também em I Ts. 4:13-1 8, e aí nos é informado que ela aontecerá concomitantemente com o Segundo Advento, e o Arrebatamento da Igreja.
2. A RESSURREIÇÃO DOS OUTROS MORTOS (Ap.20:5). Somente depois do Milênio, isto é, mil anos depois da ressurreição dos justos, é que os outros mortos ressucitarão. Depois que os justos estiverem reinando mil anos é que os outros ressucitarão. Então é melhor crer em Jesus logo, para economizar mil anos de morte.
 3. A NÃO RESSURREIÇÃO DOS GIGANTES (Is.26:14) - Já mostramos, num artigo anterior, a realidade dos gigantes, que vieram á existência, por meio de um relacionamento sexual entre anjos caídos e as mulheres. Mostramos ali, que Deus destruíu os gigantes por meio do dilúvio, inicialmente, e depois pela espada de Josué e do povo  de Israel. Assim, teríamos harmonizado os dois versículos de Is.26:14 e 19, e separado o restante da humanidade, dessa raça de seres híbridos, que podem ter sido os semi-deuses, e heróis, cantados em prosas e versos, na mitologia de muitos povos. Que os gigantes não ressucitarão, se harmoniza com o restante de Is.26:14, que diz "por isso os visitaste e destruiste, e apagaste toda a sua memória." (Is.26:14b).

Nenhum comentário: