terça-feira, 29 de dezembro de 2009

JESUS, O LIBERTADOR

"Pois, na cidade de Davi, , vos nasceu hoje o SALVADOR, que é Cristo, o Senhor." (Lc.2:11).

              O sentido da palavra Salvador é LIBERTADOR, como também é usada para Moisés, em At.7:35 "a este enviou Deus como Senhor e LIBERTADOR, pela mão do anjo que lhe aparecera na sarça." Jesus nasceu seguindo a tradição do livro de Juízes, no qual o povo de Israel, tinha um comportamento cíclico. Primeiro, eles adoravam outros deuses - como Baal e Astarote (Jz.2:13) - quebrando a aliança, violando o primeiro mandamento do Decálogo; depois, Deus os entregava nas mãos de seus inimigos; em seguida, eles se arrependiam, e clamavam ao Senhor; então, Deus levantava um juiz, que era chamado de LIBEERTADOR. "E os filhos de Israel clamaram ao Senhor, e o Senhor levantou-lhes um LIBERTADOR,  que os libertou: Otniel, filho de Quenaz, irmão de Calebe, mais novo do que ele." (Jz.3:9). No Antigo Testamento, os inimigos do povo de Deus eram seres humanos, como os amalequitas, os filisteus, os amonitas, os moabitas, os cananeus,etc. No Novo testamento, os inimigos do povo de Deus, não são humanos, mas demônios, espíritos malignos, anjos caídos. Jesus foi levantado como Juiz, como no Antigo Testamento, mas não para livrar o seu povo das mãos de inimigos físicos, e sim de inimigos espirituais. "E não convinha soltar desta prisão, no dia de sábado, esta filha de Abraão, a qual há dezoito anos Satanás tinha presa?" (Lc.13:16).  E na Grande Comissão de Paulo "Eu te envio agora aos gentios, para lhes abrires os ohos, e das trevas os convertes á luz, e da autoridade de Satanás a Deus." (At.26:17,18). E ainda em Cl.2:15: "E, despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou na mesma cruz."
             Quando o anjo apareceu para os pastores, para anunciar o nascimento de Jesus, ele disse "eis que vos trago novas de grande alegria,  QUE SERÁ PARA TODO O POVO." (Lc.2:10). O povo aqui referido é o povo de Israel, á luz do contexto, em Lc.2:32 "luz para revelação aos gentios, e para glória do teu povo Israel." O povo de Israel é a descendência de Abraão, e por isso, Jesus se refere á mulher encurvada como "esta filha de Abraão".(Lc.13:16). E em Lc. 19:9, Ele, se referindo a Zaqueu, diz "Hoje veio salvação a esta casa, porquanto também este é filho de Abraão." No Antigo testamento, qualquer pessoa podia se tornar judeu, desde que fosse circuncidada, sendo homem. No Novo testamento, tanto judeu, quanto gentio, podem ser do povo de Deus, desde que seja batizado em Cristo, que é o descendente de Abraão. "Porque todos quantos fostes batizados em Cristo já vos revestistes de Cristo." (Gl.3:27). "E, se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa." (Gl.3:29).
             Na Bíblia, a autoridade legítima, delegada por Deus, é confirmada pela cronologia. O livro do profeta Daniel, é um livro que mostra a sequência de nações que se sucederam, na história da humanidade. Babilônia, Medo-Persa, Grécia, e Roma. Desde os tempos do profeta, até a vinda do Messias. Engloba os 490 anos das setenta semanas de Daniel.(Dn.9:24-27). No início do livro, a autoridade ainda está com o povo de Israel. Por isso diz "No ano terceiro do reinado de Jeoiaquim, rei de Judá." (Dn.1:1). Porém, a partir daí, os reis que são citados não são judeus, querendo dizer que a autoridade política está com os gentios, agora. Assim, temos: "No 1º ano de Belsazar", Dn.7:1; 8:1; "no 1º ano de Dario", Dn.9:1; no 3º ano de Ciro, Dn.10:1; e, em Jr.52:29 "no 18º ano de Nabucodonosor". No N.T., temos em Lc. 3:1 " no 15º ano do reinado de Tibério César." Quando Jesus nasceu e quando iniciou o seu Ministériuo Público, a autoridade política estava com os romanos. Por isso, Jesus se submeteu á autoridade de Pôncio Pilatos. (Jo.19:10,11). Porém, depois de sua ressureição, Jesus disse aos discípulos "Toda autoridade me foi dada nos céus e na terra." (Mt.28:18-20). Segundo o calendário que hoje adotamos, o calendário Gregoriano, estamos hoje no ano 2009, a partir do nascimento do Messias. Só que quando a contagem começou, Jesus já tinha cinco anos de idade, o que significa que estamos no ano 2014, a partir do nascimento do Messias. Devemos lembrar que a contagem na Bíblia não é feita a partir do nascimento da autoridade, mas a partir da data em que ela começou a reinar. Jesus recebeu toda a autoridade com 33 anos de idade, o que significa que estamos no ano 1981, do reinado, não de Tibério César, mas de Jesus Cristo, o Messias, o Juiz, o Libertador. Se você pertence a Ele, peça-lhe que liberte você.
             

Nenhum comentário: