domingo, 20 de dezembro de 2009

A URGÊNCIA DO BATISMO

"Portanto, INDO...BATIZANDO...ENSINANDO..." (Mt.28:19,20), nessa ordem cronológica(de tempo, kronos), creio. Primeiro a igreja vai, depois batiza, e depois ensina. É assim que se faz discípulos. Todavia, pelo que vemos em algumas igrejas, a ordem que Jesus deu, parece ter sido "Indo, ensinando, batizando". Ou seja as palavra de Jesus são invertidas, colocando a mente humana, no lugar da mente de Deus. Creio que os que fazem isso, o fazem bem-intencionados, frustrados com o grande número de pessoas que são batizadas, e depois se desviam. Já ouvi de igrejas, isto é, de pastores que só batizam depois que o novo crente passa dois anos numa classe de catecúmenos. Outra que só o faziam depois de três anos.Porém, creio que a urgência que vemos nas páginas do do Novo Testamento, com relação ao batismo, tem sua razão de ser.





Depois de mais de trinta anos como um crente batista (CBB), percebo que o batismo é chamado de ORDENANÇA, isto é, foi uma ordem dada por Jesus, e, por isso, obedecemos, mas não sabemos para que serve. Ordenança, para distingüir de SACRAMENTO, que na Igreja Católica são sete, enquanto que as ordenanças evangélicas são duas, a ceia e o batismo. A diferença entre ORDENANÇA e SACRAMENTO, é que a ordenança é apenas uma ordem, enquanto que o sacramento tem poder, por si só, de conferir graça.




Dessa crença da Igreja Católica, no batismo como sacramento, nasceu a doutrina da REGENERAÇÃO BATISMAL. Depois da Reforma Protestante, de Martinho Lutero, a igreja evangélica, outrora chamada de Protestantes, passou a viver um anti-catolicismo, isto é, se o catolicismo crê numa coisa, nós cremos noutra. Assim, dizem que Lutero casou, só para contrariar o dogma do celibato católico. O Dr. Aníbal Pereira Reis, ex-padre, fez o mesmo, nos tempos modernos. Isto é perigoso, porque a Igreja Católica, por ser muito antiga, traz no seu arcabouço doutrinário, algumas doutrinas corretas, apesar do evidente neo-paganismo, adotado por ela.




Neste caso, se a Igreja Católica crê na regeneração batismal, nós vamos crer no contrário, isto é, o batismo não serve para nada, mas como Jesus mandou, nós vamos obedecer. Vamos obedecer, mas não vamos ter pressa, pois quanto mais demorar-mos a batizar, mais tempo teremos para observar o novo crente, para ver se ele se converteu mesmo. A questão é: essa postura se sustenta diante da Escritura, interpretada com isenção, e despida de pre-conceitos teológicos? Vamos a ela.




No dia de Pentecoste, quando foram batizados os primeiros convertidos, está assim registrado "E NAQUELE DIA, agregaram-se quase três mil almas." (At.2:41). Não houve hiato entre a aceitação de Jesus e o batismo. Em At. 8:12, onde o batismo é novamente mencionado, não há alusão ao tempo, mas diz que a conseqüência de crerem em Jesus, é que "se batizavam, tanto homens como mulheres". O perigo de se batizar alguém insincero, é real, pois eles batizaram Simão, o mago, que constatou-se não ter se convertido, mas não é nossa competência julgar isso, pois só Deus vê o coração. Em At. 10:48, quando o Espírito Santo caíu sobre todos os gentios que ouviam a palavra de Pedro, termina dizendo "E mandou que fossem batizados em nome do Senhor". Em At. 8:38, o evangelismo pessoal de Filipe, sobre o eunuco, etíope, culminou com o batismo do primeiro, estando ambos dentro da água. Em At. 9:18, Ananias vai ao encontro de Saulo, enviado por Jesus, e depois de lhe impor as mãos, o batiza. Neste caso, existe uma disputa teológica, entre duas correntes da igreja, a chamada tradicional, e a pentecostal. Os tradicionais dizem que Saulo só se converteu na casa de Judas, três dias depois de seu encontro com Jesus, na estrada de Damasco. Os pentecostais, para respaldar a doutrina da segunda bênção, o batismo no Espírito Santo, dizem que Saulo se converteu na estrada de Damasco, e que três dias depois, foi batizado no Espírito Santo, quando Ananias lhe impôs as mãos. Vou dar a minha opinião sobre isso, esclarecendo que, creio no batismo com o Espírito Santo, como uma segunda, ou terceira, ou mais bênçãos, mas neste texto, especificamente, a bem da verdade, os tradicionais têm razão. Os textos para provar a doutrina da segunda bênção, e eles existem na Escritura, são outros. Neste caso, creio que Saulo só se converteu na casa de Ananias, pois no texto paralelo, em At.22:16, está escrito:"E AGORA POR QUE TE DEMORAS? LEVANTA-TE, BATIZA-TE E LAVA OS TEUS PECADOS, INVOCANDO O SEU NOME." Julgue o leitor por si mesmo.




Mas voltemos ao assunto da urgência do batismo. Por fim, em At. 19:1-5, quando Paulo instrui corretamente os discípulos de joão Batista, a fé deles em Jesus é atestada pelo batis mo, pois diz "Quando ouviram isso, foram batizados em nome do Senhor Jesus." Aliás, temos ainda os batismos registrado em atos 16, onde Lídia foi batizada, e a sua casa (v.13-15), e o carcereiro de Filipos, que foi batizado, com toda a sua casa, " NAQUELA MESMA HORA DA NOITE."(V. 31-33).




Não resta dúvida de que o batismo tem um caráter de urgência. Vejamos os motivos dessa urgência.




1. Em I Co. 10:1 e 2, Paulo escreve que toda a nação de Israel foi batizada em Moisés, na nuvem e no mar. O batismo no mar é um tipo do batismo cristão nas aguas, e o batismo na nuvem é um tipo do batismo no Espírito Santo. Aliás, o N.T. fala de pelo menos quatro batismos, apesar de Ef. 4:5 (veja o contexto). O batismo em Moisés, para se tornar discípulo de Moisés (veja Jo.9:28); o batismo de João Batista, para se tornar discípulo de João Batista (Mt.9:14); o batismo em Cristo, para se tornar discípulo de Cristo(Gl.3:27 ); e o batismo no Espírito Santo, (pasmem) para se tornar discípulo do Espírito Santo.(veja Rm.8:14). Se a tipologia está correta, assim como faraó, e o seu exército foi derrotado no Mar Vermelho, e não teve mais acesso ao povo de Deus, depois do batismo, o crente em Jesus, está livre da autoridade de Satanás, que não pode mais reinvindicar a sua vida, por ter ele legalmente morrido. (Veja At.26:18, onde a palavra no grego é autoridade. Satanás tem autoridade legal sobre todos os que não se batizaram, e não têm, ainda, uma nova cidadania. Por isso a urgência do batismo.)




2. Em I Pd.3:21, aparece a palavra ANTÍTIPO(os que são versados em grego koinê, que me corrijam se eu estiver errado). Creio que a palavra grega TYPO, significa um tipo, uma figura, que aponta para uma realidade. Daí que a lei é constituída de "sombras e figuras" de realidades que somente o N.T. veio revelar, ou seja o V.T. é um tipo, e o N.T. é o antítipo, ou a realidade reprentada figuradamente pelo V.T. Por exemplo, Adão é um tipo de Jesus, que é o antítipo de Adão, isto é, Jesus é a realidade representada por adão, que é um tipo, apesar de ser um homem literal. Neste caso de I Pd. 3:21, Pedro diz que o dilúvio de Noé é um tipo, do qual o batismo cristão é o ANTÍTIPO. O princípio aqui ensinado, é que, assim como Deus salvou Noé e a sua família, POR MEIO DAS AGUAS DO DILÚVIO, OU ATRAVÉS DAS AGUAS DO DILÚVIO, agora nos salva POR MEIO DAS AGUAS DO BATISMO OU ATRAVÉS DAS AGUAS DO BATISMO. O batismo não salva mecanicamente, mas quando ele é a manisfestação da fé do coração, é o meio pelo qual Deus nos salva. Assim, não é verdadeira a doutrina da regeneração batismal, mas o batismo é a obra inicial, sem a qual a fé é morta.




3. Em At. 2:38, Pedro diz "Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, PARA PERDÃO DOS P ECADOS". Os pecados são perdoados depois do batismo. Como é que alguém pode esperar dois ou três anos, para ser perdoado? Em At.3:19, o texto paralelo, o mesmo Pedro diz que o batismo é a conversão, e que é necessário para que os pecados SEJAM APAGADOS. O batismo tem a ver com justificação, é uma questão legal, por isso, quando foi batizado, Jesus disse "Deixa por agora, porque assim nos convém cumprir toda a justiça."(Mt.3:15). Por isso, em I Pd. 3:21, Pedro diz que o batismo "não é o despojamento da imundícia da carne". A salvação é constituída de duas partes. Uma de direito e outra de fato. A de direito, é a justificação, que é por meio da fé, manifestada no batismo.( Não no levantar de mão). A de fato, é a santificação, que é realizada pelo batismo no Espírito Santo, ou recebimento do Espírito Santo. Por isso, em At. 2:38, depois de mencionar o batismo, para perdão dos pecados, Pedro prossegue "E RECEBEREIS O DOM DO ESPÍRITO SANTO". Em At.3:19, depois de dizer a mesma coisa de 2:38, com outras palavras, Pedro acrescenta "E VENHAM ASSIM OS TEMPOS DO REFRIGÉRIO PELA PRESENÇA DO SENHOR". Assim, o batismo nas aguas é pre-requisito para obatismo no Espírito Santo. O caso de At. 10:44ss, é uma exceção, justificada pelo contexto.




Concluindo, o batismo é urgente porque tira de debaixo da autoridade de Satanás, é o meio pelo qual Deus nos salva, em resposta a fé, é o meio pelo qual Deus nos perdoa os pecados, e é pré-requisito,para o recebimento do Espírito SAnto. Na verdade, é correto dizer que o crente recebe o Espírito SAnto quando crê, só que a pessoa crê quando se batiza, não quando levanta a mão.

Nenhum comentário: