quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

PRINCÍPIOS ESPIRITUAIS NO LIVRO DE ESTER

INTRODUÇÃO

Ao longo da história da humanidade, três ideologias foram tomando corpo, muitas vezes de maneira subliminar, formando uma cultura, na vida de cada povo. Para entendermos esse processo, precisamos saber que a Bíblia é a Palavra de Deus e que a revelação é progressiva, isto é, o que é ensinado no A.T. por sombras e figuras, é declarado abertamente no Novo Testamento. Em II Co. 10:4 e 5, Paulo ensina que o poder das trevas constrói fortalezas espirituais na mente das pessoas, com o objetivo de separa-las do conhecimento de Deus. Mas que essas fortalezas podem ser destruídas pelas armas espirituais dadas por Deus. As três ideologias a que me refiro são o Machismo, o feminismo, e o homossexualismo. Esses três movimentos têm tentado se impor, ao longo da his tória, na vida de cada povo. A única maneira legítima que temos para fugir desse condicionamento cultural, é descobrir na Bíblia, qual é a orientação dada por Deus, sobre cada um desses assuntos. O Machismo é largamente praticado na vigência do Antigo testamento, e ainda hoje, principalmente nos países de tradição muçulmana, como o Afeganistão, com os Talibãs e as burcas. O Novo testamento claramente procura corrigir essa distorção, senão vejamos: a primeira pessoa que foi cheia do Espírito Santo no N.T. foi uma mulher(Lc.1:41); a única pessoa a quem Jesus disse claramente que Ele era o Messias, no N.T., foi uma mulher(João.4:26); a primeira pessoa a quem Jesus apareceu depois de ressucitado foi uma mulher(João 20:11-17). A segunda ideologia a que me refiro é o homossexualismo, que hoje, como movimento cultural, procura impor seus valores a toda a sociedade, de maneira avassaladora, principalmente através da aprovação de leis, intimidando seus opositores. Porém, quero me deter especificamente , sobre o Feminismo. Devemos lembrar que o objetivo de Satanás, ao distorcer os ensinos de Deus, é causar mal ao ser humano. Há coisas que aos nossos olhos parecem desejáveis e boas, mas que ao final levam a caminhos de morte. Lembremos também que Deus é bom e nos ama, e seus ensinamentos redundam para o nosso bem, tanto no sentido pessoal, quanto no coletivo. Há ensinamentos de Deus, que podem parecer indesejáveis e injustos, mas que se praticados corretamente concorrem para o nosso bem. É lógico também, que muitos males têm derivado de uma equivocada interpretação da Bíblia. Não é o ensino da igreja, nem mesmo o que a Bíblia parece dizer, que recomendo, mas uma correta interpretação das Palavras de Deus. Que o leitor julgue. O Feminismo é uma reação ao Machismo, mas em vez de voltar aos princípios da Palavra de Deus, para nortear o relacionamento de homens e mul heres, procura, de maneira quase justiceira,se vingar das injustiças cometidas pelos homens contra as mulheres. Muitas vezes tenta tomar o lugar do homem, suplanta-lo, e subjuga-lo. Vejamos o que diz a Bíblia.


PRINCÍPIOS ESPIRITUAIS NO LIVRO DE ESTER

A história do livro de ester acontece no tempo do império persa, quando Israel se encontrava no cativeiro babilônico, exatamente por sua infidelidade à aliança com Deus, especificamente por violar o primeiro mandamento do Decálogo. O rei Assuero fez uma festa de cento e oitenta dias aos príncipes da Pérsia e da Média. Depois ele fez um banquete de sete dias a todo o povo que se encontrava na cidadela de Suzã.(Et.1:1-5). Ao sétimo dia mandou o rei buscar a rainha Vasti, para exibir a sua formosura. A rainha, porém, recusou atender ao chamado do rei. A atitude da rainha provocou a fúria e a ira do rei. Eu presenciei um grupo de mulheres cristãs, líderes em suas igrejas, classificar a atitude de Vasti como dignidade. Há uma distância cultural muito grande e ntre o tempo de Vasti e o nosso tempo. Pode ser que alguém compare o comportamento do rei assuero,ao de um marido moderno, que chega em casa embriagado e abusa da esposa. Mas será este o caso? Lidando com a Palavra de Deus não podemos cometer gafes culturais, sob pena de não captar o sentido da lição que o Espírito Santo está querendo nos ensinar. O rei consultou os sábios que sabiam a lei e o direito, dos quais o líder era Memucã. (Et.1:13,14). O Espírito Santo está querendo revelar um dos meios que o diabo usa para destruir a família. A palavra de Memucã em Et. 1:17 é “TODAS AS MULHERES... DESPREZARÃO SEUS MARIDOS”, pelo mau exemplo de Vasti. Que as senhoras de todo o reino ouvindo o que fez a rainha...”e assim haverá muito DESPREZO e indignação”(v.18). Em Et. 2:20, Memucã aconselha Assuero a depor Vasti, e conclui “todas as mulheres darão HONRA a seus maridos, desde a maior até a menor”. E ainda em Et. 2:22, o rei assuero, seguindo o conselho de Memucã, decreta “que cada homem fosse senhor em sua casa”. È interessante observar que em hebraico, a palavra Baal, significa senhor, que é o significado da palavra marido. Antes que alguém se escandalize, é bom lembrar o que está escrito em I Pd. 3:6 “Como Sara obedecia a Abraão, chamando-lhe senhor; da qual vós sois filhas, fazendo o bem, e não temendo nenhum espanto.” Assim, o modelo para as mulheres cristãs, não é Maria, nem Eva, mas sara. É interessante observar também que um dos significados do nome de sarai, é Mandatária, uma mulher que gostava de mandar no marido, antes de ter o seu nome mudado para sara, princesa, uma mulher submissa a seu marido. A mulher não está obrigada a ser submissa a nenhum homem, a não a seu pai, enquanto está na sua casa, e a seu marido, enquanto está casada com ele.


O PRINCÍPIO DO DESPREZO

Procuramos pescar de propósito a palavra DESPREZO no primeiro capítulo de Ester, porque cremos que é um princípio de destruição, que o satanás tem usado para destruir a família. É uma fortaleza na mente, um sentimento plantado na mente, e se torna uma fortaleza espiritual. Por que uma mulher como Vasti, casada com o homem mais poderoso do planeta, iria jogar fora esse privilégio? Afinal qual foi o pecado de assuero? Ele não a espancou, não abusou dela, pelo que sabemos. O que ele fez, sob o efeito do vinho, foi o que qualquer marido faria em situação semelhante, extravasar o que estava no seu coração. Ele tinha orgulho da beleza de sua mulher, e mandou busca-la com a coroa real, para mostrar aos povos e aos príncipes a sua beleza. (Et.1:11) Porém, cremo s que já havia no coração de Vasti uma rivalidade em relação a seu marido, pois enquanto ele, fazia as suas festas e banquetes “Também, a rainha Vasti deu um banquete às mulheres, na casa real, do rei Assuero.”(Et.1:9). Se o diabo conseguir colocar uma rivalidade entre homens e mulheres, o casamento se torna um campo de batalha, uma disputa, um tentando sobrepujar o outro, e só quem tem a ganhar é o diabo. Mas neste caso, eu creio que o princípio que o maligno quer colocar no coração da mulher é o DESPREZO (às vezes até justificado) pelo marido. Se o desprezo estiver no coração, logo se tornará em palavras de desprezo, e em atitudes de desprezo, como foi o caso de Vasti. Vejamos outro texto. “E sucedeu que,entrando a arca do Senhor na cidade de Davi, Mical, a filha de Saul, estava olhando pela janela; e, vendo ao rei Davi, que ia bailando e saltando diante do Senhor, O DESPREZOU NO SEU CORAÇÃO.” O desprezo do coração logo se tornou em palavras de desprezo. “Quão honrado foi o rei de Israel, descobrindo hoje aos olhos das servas de seus servos, como sem pejo se descobre qualquer dos vadios.”(II Sm. 6:16,20). No caso de Davi, ele não estava se embriagando, mas adorando a Deus, com danças e publicamente. Era demais para o orgulho da rainha Mical, filha do rei Saul. Ela não compreendeu as motivações de seu marido. A história de Mical termina de maneira melancólica. “E Mical, filha de Saul, não teve filhos até o dia de sua morte.”(II Sm.6:23). O desprezo no coração pode ter uma motivação real ou aparente, justa ou injusta, verdadeira ou falsa. Seja qual for a sua motivação, não aceite, pois você só precisa saber de onde ela vem. Se seu marido não merece a sua admiração, canalize-a para o Senhor(marido) Jesus Cristo, e veja Jesus nele, como está escrito “E tudo qua nto fizerdes, fazei-o de todo coração, como ao Senhor, e não aos homens.”

O PRINCÍPIO DA HONRA

“todas as mulheres darão honra a seus maridos, desde a maior até a menor” é o que diz em Et. 1:20. No próprio livro de ester, cap. 6:1-11, está um exemplo de se dar honra a alguém. È ter consideração, é dar precedência, é exaltar, é tratar bem e com distinção. É interessante que em II Pd. 3:7´, mandamento para o marido “dando honra à mulher, como vaso mais frágil”. É um mandamento recíproco, tanto o marido deve honrar a mulher, como a mulher deve honrar o marido. O N.T. claramente coloca o homem como o líder da família, e ordena que a mulher lhe seja submissa. Mas ao mesmo tempo,manda que o homem ame a mulher, como Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela. Honrar é o contrário de desprezar. Ou você honra ou despreza. O homem também pode desprezar a mulher no seu coração, e trata-la com palavras de desprezo, e atitudes de desprezo. Não é o que a Bíblia manda. Todos temos defeitos que podem se tornar objeto de desprezo do nosso cônjuge. Alguns dos motivos são de ordem estética. A pessoa é feia, é gorda, é magra, não se veste bem, cheira mal. Outros são de ordem moral ou espiritual. A pessoa é mau caráter, é mentirosa, é preguiçosa, é acomodada, não tem ambição, não cuida bem dos filhos nem da casa,é cruel, é burra, é mal-educada. Mas o princípio da honra e o do desprezo, são enfatizados porque ferem o princípio que regem todo o universo, que é o princípio da autoridade. Satanás ataca ferozmente o princípio da autoridade, para gerar anarquia, que é a ausência de autoridade. Deus governa o universo por meio de sua autoridade delegada a pessoas. O rei Assuero era autoridade em duas esferas. No Estado, como rei, e na família como marido. Foi esse princípio que Va sti violou. Creio que a autoridade do Estado pode ser uma mulher, que a liderança da igreja pode ser uma mulher, e nestes casos, devem ser acatados. Mas na família, não há essa liberdade. Quando um homem e uma mulher se casam, eles não podem decidir que a mulher será o “marido”. A Escritura já definiu que é o homem o líder, com seus direitos e obrigações. Deus sempre pede contas do líder, e é do homem que Ele vai pedir. A mulher pode ser mais dotada para a liderança, mais inteligente, mais forte, mas a liderança é intransferível. O marido pode delegar para ela a autoridade, mas jamais a responsabilidade. Diante disso, a mulher, ao ver que seu marido não assume satisfatoriamente a liderança, ou porque não quer, ou porque não sabe, pode assumir uma das duas posições: ou usa toda sua capacidade para ajuda-lo a liderar, ou usa essa mesma capacidade para usurpar a liderança, movida por vaidade. Neste último caso há a regência de um principado chamad o espírito de Jezabel. Mas isso já é assunto para outro estudo.

CONCLUSÃO
O livro de Ester contempla o Estado e a Família, nas pessoas do rei Assuero e da rainha Vasti. A atitude de Vasti se configura como rebeldia, que é a rejeição de toda forma de autoridade legitimamente constituída. O primeiro rebelde da criação foi Lúcifer, que rejeitou a autoridade de Deus no céu. Desde a criação do homem, ele tenta criar seguidores a começar por Adão. O mundo não está solto no cáos,nem é dos mais espertos, nem dos mais fortes, mas Deus governa a partir da dimensão invisível, por meio de princípios rigidamente elaborados por Ele, como está escrito “a fim de que conheçam os viventes que o Altíssimo tem domínio sobre o reino dos homens, e o dá a quem quer, e até ao mais humilde dos homens constitui sobre ele...E todos os moradores da terra são reputados em nada, e segundo a sua vontade Ele opera com o exército do céu e os moradores da terra; não há quem possa estorvar a sua mão, e lhe diga: Que fazes?” (Dn.4:17,35).

3 comentários:

Lauro Cézar disse...

descobri hoje este blog e com certeza serei leitor assíduo dele

Conversando sobre Deus disse...

Bom dia Lauro.
O texto como um todo é bastante explicativo, entretanto, discordo da forma como vc aborda o homossexualismo, aqui ñ estamos falando de um "mov cultural" como por exemplo a Tropicalia. Ser homossexual é uma escolha que se refere a opçõa sexual e a "moda" ñ dita isso.
Quanto a "leis" elas nada mais são do que a garantia da preservação de bens que se construíram ao longo de uma vida juntos, por meio de trabalho e companheirismo. Para que esses mesmos bens, ñ sejam usurpados muitas vezes por famílias inescrupulosas e cheias de preconceito.
Não, ñ sou homossexual, mas sou uma pessoa ligada as coisas que acontecem no mundo, isso nada tem haver com concordar ou ñ sobre ser ou ñ ser gay.
Maria Teresa

Anônimo disse...

Boa tarde Maria Teresa.

Eu não vejo na exposição nenhuma participação do Lauro Cézar e sim do pr.Valdi Pedro. Todavia muito claro no que se refere a PL 122; conhecida como lei da homofobia ou lei da mordaça. O produtor do texto na faz abordagem a leis de direitos sociais como citada pela nobre.