quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

TRÊS DARDOS NO CORAÇÃO DE ABSALÃO



“Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno.” (Ef.6:16).
“Então disse Joabe: Não me demorarei assim contigo aqui. E tomou três dardos, e traspassou com eles o coração de Absalão, estando ele ainda vivo no meio do carvalho.” (II Sm. 18:14).
“Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.” (Pv.4:23).

INTRODUÇÃO

          O texto de Efésios fala da armadura de Deus, ressaltando o escudo da fé, dentre as armas de defesa, na guerra espiritual. O texto de II  Samuel fala de uma guerra física, entre o exército de Davi e os homens de Absalão, em que este tem o seu coração traspassado por três dardos, causando-lhe a morte. Todavia, antes de ser ferido por três dardos físicos, arremessados por Joabe, Absalão já havia sido ferido por três dardos espirituais, arremessados por Satanás. Absalão estava com o seu coração desprotegido, sem o escudo, que poderia tê-lo salvado. Ele não conseguiu guardar o seu coração. O escudo espiritual é a fé, que pode deter os dardos inflamados do maligno. Eis aqui os dardos com que Satanás feriu o coração de Absalão:

  1. AMARGURA
               O primeiro dardo com que Satanás feriu o coração de Absalão foi amargura. Em II Sm. 13, está a descrição de como Amnom, filho de Davi, violentou sexualmente a Tamar, irmã de Absalão, levando este a odiar seu irmão, que culminou no assassinato de Amnom, às mãos de Absalão e de seus servos, dois anos depois. Este foi o começo da tragédia envolvendo a vida deste jovem, que tinha um futuro promissor. Satanás usa este dardo com muita freqüência, levando alguém a cometer alguma maldade ou injustiça contra você. A tendência do coração humano é o ódio e a vingança. O escudo da fé, neste caso, consiste em perdoar o ofensor, e deixar a vingança nas mãos de Deus, como está escrito: “Não vos vingueis a vós mesmos amados, mas daí lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor.” (Rm.12:19).

  1. REBELDIA
             O segundo dardo com que Satanás feriu o coração de Absalão, foi rebeldia. Este dardo consiste em não aceitar a autoridade que está posta sobre si. Só Deus é autoridade em todo o universo, sendo que os demais exercem autoridade delegada por Ele. Davi era autoridade sobre Absalão, em duas esferas. Na família, como pai, e no Estado, como rei. Absalão rejeitou a autoridade de Davi nas duas esferas, e engendrou uma conspiração, com o propósito de usurpar o trono de Davi. É possível que Absalão fosse o sucessor de Davi no trono de Israel, mas ele não quis esperar, e quis assumir o governo logo. A estratégia que Absalão usou foi roubar o coração do povo, seduzindo este com bom tratamento. Satanás é especialista nisto, pois fez isso no céu, conseguindo seduzir um ter ço dos anjos de Deus. O escudo da fé, neste caso, consiste em não se ter ambição ilegítima e indevida, mas almejar querer ter e ser somente aquilo que Deus determinar, como  também está escrito: “Porque pela graça que me é dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um.” Identifique quem Deus colocou como autoridade sobre a sua vida, e se submeta, nas três esferas: na família, no Estado e na igreja.

  1. ORGULHO
               O terceiro dardo que Satanás usou contra Absalão foi o orgulho. Aliás, há um paralelo interessante entre a vida de Absalão e a vida de Lúcifer. Em Ez. 28:12b, é dito de Lúcifer “Tu eras o selo da medida, cheio de sabedoria e perfeito em formosura”, e no versículo 17 “Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor”. Lúcifer tinha dois atributos notáveis: beleza e sabedoria. Na Bíblia, sabedoria tem, às vezes, uma conotação de inteligência intelectual, como em Lc. 2:52 “E crescia Jesus em sabedoria, e em estatura, e em graça para com Deus e os homens.” É crescimento físico, intelectual, e espiritual, equivalente a corpo, alma e espírito. Ezequiel diz que o motivo do orgulho ter subido ao coração de Lúcifer foi a sua beleza. No caso de Absalão, pode ter sido o mesmo motivo, senão vejamos. “Não havia, porém,em todo o Israel homem tão belo e tão aprazível como Absalão; desde a planta do pé até a cabeça não havia nele defeito algum. E, quando tosquiava a sua cabeça (e sucedia que no fim de cada ano a tosquiava, porquanto muito lhe pesava, e por isso a tosquiava), pesava o cabelo da sua cabeça duzentos ciclos, segundo o peso real.” (II Sm. 14:25,26). A beleza excepcional de Absalão pode ter dado ensejo a que Satanás atingisse se coração com o dardo do orgulho. Mas o orgulho pode ter base em outras coisas, com em I Co. 8:1b  "O conhecimento ensoberbece, mas o amor edifica.” O escudo da fé, neste caso, é a humildade, como Jesus diz em Mt.23:12 “E o que a si mesmo se exaltar será humilhado; e o que a si mesmo se humilhar será exaltado.” E ainda em Fl. 2:3 “Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo.”

CONCLUSÃO
           Na guerra espiritual, a armadura de Deus protege o cristão contra os ataques dos principados e potestades, dominadores deste mundo tenebroso, das hostes espirituais da maldade no lugares celestiais. O escudo da fé protege o coração, dos dardos inflamados do maligno. Absalão falhou em guardar o seu coração, e teve  três dardos atingindo o seu coração físico e seu coração espiritual. Guarde o seu coração com o escudo da fé. Lembre-se que "a fé vem pelo ouvir a Palavra de Deus" (Rm.10:17), "que é a Espada do Espírito, arma de ataque na armadura de Deus” (Ef. 6:17).

Nenhum comentário: