sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

O PONTO GEODÉSICO


“E aconteceu depois destas coisas, que provou Deus a Abraão, e disse-lhe: Abraão! E ele disse: Eis-me aqui. E disse: Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque a quem amas, e vai-te á terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi.” ( Gn.22:1,2).




INTRODUÇÃO


Deus nunca pediu sacrifícios humanos, diferentemente dos deuses das nações pagães, tanto no passado, quanto no presente, que, supostamente, precisam de sacrifícios humanos para serem propiciadas. Este caso de Abraão é único, mas tem uma explicação.

1. Isaque tinha se tornado um ídolo na vida de Abraão, em virtude de ser filho de sua velhice, e ter sido esperado ansiosamente por vinte e cinco anos, pois Abraão tinha cem anos, e sua mulher, noventa, quando o geraram. Há um princípio na Escritura que diz que Deus não aceita ser o segundo lugar na vida de ninguém. Por isso o mandamento mais importante da lei é “Amarás, pois, Yaweh, teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças.” (Dt.6:5). Jesus deixou isso claro quando disse “Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim.” (Mt.10:37).
2. Sabemos, pela leitura de todo o capítulo, que era uma prova de obediência, e que, no final, Deus não deixou Abraão matar o seu filho. Aliás, a ordem de Deus era para que Isaque fosse oferecido em holocausto. O primeiro capítulo de Levítico descreve detalhadamente o que era um holocausto. O animal ara morto degolado, seu sangue espargido sobre o altar, tirada a sua pele, cortado em pedaços, e queimado sobre o altar. Era isso que Abraão recebera ordem de Deus para fazer com Isaque. Não sabemos quantas pessoas seriam aprovadas em tal teste, mas Abraão foi. Há o princípio da obediência, pois Deus, como suprema autoridade do universo, precisa ser obedecido. Na verdade, a fé só pode ser verdadeira quando comprovada por atos de obediência, pois a fé sem as obras é morta. A salvação é pela obediência, pois Jesus “sendo consumado, veio a ser a causa da eterna sa lvação para todos os que lhe obedecem.” (Hb.5:9). O Espírito Santo é concedido mediante a obediência, pois “o Espírito Santo, que Deus deu àqueles que lhe obedecem.” (At.5:32). Assim, era necessário que o patriarca da fé, fosse aprovado no teste de obediência.
3. Todavia, Deus mandou Abraão oferecer Isaque na terra de Moriá, sobre um dos montes, que ficava a três dias de distância. O monte Moriá foi também o local em que Davi ofereceu um holocausto na eira de Arauna, o jebuseu, quando Deus respondeu com fogo do céu. (II Sm.24 e I Cr. 21). Foi também o lugar onde Salomão construiu o templo de Jerusalém, quando, também, Deus respondeu com fogo do céu. (II Cr.7:1). Aqui entra o assunto do Ponto Geodésico. O Ponto Geodésico é o ponto central ou o umbigo de um determinado lugar. Existe um princípio que diz que quem domina o centro domina a periferia. É um princípio espiritual. Em Mt.5:34-36, Jesus dá uma pista sobre este assunto. “Eu, porém, vos digo que de maneira nenhuma jureis; nem pelo céu, porque é o trono de Deus; nem pela terra, porque é o escabelo de seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cid ade do Grande Rei; nem jurarás pela tua ccabeça, porque não podes tornar um cabelo branco ou preto.” A terra é o Ponto Geodésico do céu, Jerusalém é o ponto Geodésico da terra, a cabeça é o Ponto Geodésico do corpo. Na verdade, a terra de Canaã “é a glória de todas as terras”. Por isso Deus a deu a Israel, descendência de Abraão. Veja este versículo: “Quando o Altíssimo distribuía as heranças às nações, quando dividia os filhos de Adão uns dos outros, estabeleceu os termos dos povos, conforme o número dos filhos de Israel (ou anjos).” (Dt.32:8). O Ponto Geodésico da terra é a terra de Canaã; O Ponto Geodésico de Canaã é Jerusalém; O Ponto Geodésico de Jerusalém é o Monte Moriá, conquistado por Abraão, num ato radical de obediência. Satanás conhece este princípio, e tem tentado dominar o centro para dominar a periferia. Jesus conquistou toda a autoridade nos céus e na terra, num ato radical de obediência. (Fl.2:1-11). Hoje, no lugar onde existiu o templo de Jerusalém, existe uma Mesquita Islâmica, a mesquita de Omar, El Aksa, e a Cúpula Dourada, sobre o Monte Moriá. Todavia, Abraão conquistou aquele Monte, e tanto os judeus, quanto os cristão são descendentes de Abraão. (Gl.3:27,29). Depois de aprovado, Abraão recebeu de Deus Três promessas, para si e para a sua descendência: 1. Multiplicação da descendência; 2. Vitória sobre os inimigos; e, 3. Ser uma bênção para todas as nações da terra. Como descendente de Abraão, você é herdeiro dessas promessas. Tome posse delas, pela oração.

CONCLUSÃO


O Único sacrifício humano que Deus aceitou totalmente, foi o de seu Filho, Jesus Cristo, pois era o sacrifício de alguém que nunca pecou, isto é, imaculado, cujo sangue foi derramado para lavar os pecados de todos os seres humanos, inclusive os de Abraão.


Nenhum comentário: