sexta-feira, 6 de maio de 2011

COMO DESTRUIR A FAMÍLIA?

Para chegar à resposta a esta pergunta, precisamos fazer algumas considerações. Em primeiro lugar, vamos considerar que quem fez esta pergunta foi o diabo. Se ele conseguiu a resposta, certamente a está praticando há muito tempo. Vamos rastrear a Escritura para descobrir os princípios que, se forem quebrados, viabilizarão a destruição da família. Quem criou a família foi Deus, no Jardim do Éden, com o primeiro casal, Adão e Eva. E tudo o que Deus criou deve ser regido por princípios(leis), para que funcione bem. Por exemplo,o automóvel foi criado pelo homem, e para funcionar bem, deve seguir os princípios que estão no Manual do fabricante, como manter o nível da água do radiador, troca periódica de óleo, pneus bem conservados, etc. Se faltar água no radiador, ou óleo no motor, o carro vai quebrar, “bater o motor”. Assim também, a família, se não seguir os princípios criados por Deus para o seu bom funcionamento, vai quebrar. Vejamos alguns princípios:

Se o Senhor não edificar a casa , em vão trabalham os que a edificam.” (Sl.127:1).
Vamos tomar “casa” no sentido de família, e tirar as seguintes conclusões: Deus age por meio de pessoas, na edificação de uma família, secundando as ações humanas; Deus edifica uma família por meio dos princípios por ele criados, desde que esses princípios sejam obedecidos; trabalhar na edificação de uma família sem obedecer os princípios criados por Deus, para o funcionamento da mesma, é perda de tempo, é trabalhar em vão. Vejamos outro ângulo da questão:
O ladrão não vem senão a roubar, a matar e a destruir.” (Jo.10:10).
Tem sido entendido que o ladrão aqui mencionado por Jesus, é o próprio Satanás. Assim sendo, a destruição da família é um dos objetivos do diabo. Devemos entender que tanto Deus, quanto o diabo, geralmente agem na terra por meio de pessoas, que conseguem convencer a lhe obedecer. Assim é que a Bíblia fala dos filhos de Deus e dos filhos do diabo. “Nisto são manifestos os filhos de Deus e os filhos do diabo: qualquer que não pratica a justiça e não ama a seu irmão não é de Deus.” Então se o diabo quiser, como, de fato, quer, destruir a família, basta convencer alguém a desobedecer os princípios, ou apenas um deles, criados por Deus para regê-la.

Há vários princípios que regem a família, mas estou convencido de que, se o diabo conseguir convencer alguém a quebrar somente um desses princípios, ele escolheria esse de que vou falar. Aliás, esse princípio não rege somente a família,mas toda e qualquer instituição. Também estou convencido de que Deus criou pelo menos três instituições, que apesar de serem humanas, foram criadas por Ele, para reger a vida em sociedade. São elas, a Família, O Estado, a Igreja, nesta ordem. O princípio que rege igualmente estas três instituições, é o Princípio de Autoridade, cuja origem é o trono de Deus, nos Céus, fora da terra. Toda autoridade que existe na terra é derivada de Deus, e são prepostos de Deus, detentores da autoridade de Deus delegada a elas. Dr. Mike Murdock diz que Deus criou a autoridade não para controlar, mas para manter a ordem, de outra forma, seria anarquia. Já imaginou isto? Anarquia na família, no Estado e na Igreja? A alternativa é o respeito e o temor à autoridade, como Paulo escreveu em Rm.13:1-7. Voltemos à pergunta do Título: como destruir a família?

Bem, na Igreja a autoridade é exercida pelo pastor, pelo apóstolo, pelo Papa, ou qualquer que responder pela liderança máxima da instituição. No Estado é o(a) Presidente da República(no caso do Brasil), dependendo da forma de Governo. Na família é o marido (fique claro que a mulher não está subordinada ao homem na sociedade, já que a presidente Dilma é autoridade sobre todos os brasileiros, pois a autoridade é impessoal) que é a autoridade da instituição. Tanto o homem como a mulher podem ser autoridade no Estado como na Igreja. Mas na Família não é o caso. Deus já determinou, pela Escritura, que o homem é sempre o líder da família. Dr. Mike Murdock diz que a função de mentor é Proteção, Provisão e Promoção. É a responsabilidade do homem na Família. Se alguns têm se omitido desta obrigação, Deus lhes pedirá contas, até por meio dos Magistrados, que são prepostos de Deus.(Rm.13:1-7).

Voltando à pergunta do Título: COMO DESTRUIR A FAMÍLIA? Da mesma maneira que se pode destruir o Estado e a Igreja, desmoralizando, desonrando, afrontando, a autoridade sobre ela estabelecida. Se o diabo fez esta pergunta, ele já sabe a resposta a muito tempo, e certamente tem colocado em prática o seu projeto. Só há uma pessoa que pode desautorizar , afrontar, desonrar, rejeitar a autoridade do líder da família, a esposa. Ela pode tanto honrar, sustentar a autoridade do marido, como pode afrontá-la. Por isso Salomão escreveu: “Toda mulher sábia edifica a sua casa, mas a tola derruba-a com as suas mãos.” A autoridade do marido não é dele, mas de Deus a ele delegada. Por isso toda rebeldia contra ela é uma afronta a Deus, que tem poder e autoridade para se vingar. Por isso Paulo escreveu “E, tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor e não aos homens.” (Cl.3:23). 

Ao longo da história da humanida de, Satanás vem tentando rebelar as mulheres contra seus maridos. Eis alguns casos:
A RAINHA VASTI : O rei Assuero mandou chamar à sua presença, sua esposa, a rainha vasti, mas ela recusou. “Porém, a rainha Vasti recusou vir conforme a palavra do rei, pela mãos dos eunucos; pelo que o rei muito se enfureceu, e ardeu nele a sua ira.” (Et.1:12). Quando o rei consultou seus conselheiros, os juristas da época, Vasti foi deposta de sua realeza e de sua condição de esposa. “E, ouvindo-se o mandado que o rei decretar em todo o seu reino( porque é grande), todas as mulheres darão honra a seus maridos,desde a maior até à menor.” O episódio ameaçava desmoralizar a instituição Família, em todo o reino de assuero, em virtude da desonra que se espalharia entre as famílias, pelo exemplo vindo de cima. Foi uma tentativa de Satanás de destruir os princípios que Deus criou para reger a família, e foi documentado para aviso nosso. “Porque tudo que dantes foi e scrito para nosso ensino foi escrito, para que, pela paciência e consolação das Escrituras, tenhamos esperança.”(Rm.15:4). E ainda “Ora, tudo isso lhes sobreveio como figura, e estão escritas para aviso nosso, para quem já são chegados os fins dos séculos.” (I Co.10:11).

A RAINHA MICAL: “E sucedeu que, entrando a arca do Senhor na cidade de Davi, Mical, filha de Saul, estava olhando pela janela e, vendo o rei Davi, que ia bailando e saltando diante do Senhor, O DESPREZOU NO SEU CORAÇÃO.” Vamos comparar as Escrituras. “E, acabada a ceia, tendo já o diabo posto no coração de Judas Iscariotes, filho de Simão, que o traísse.”(Jo.13:2). E mais “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida.”(Pv.4:23). Será que Mical não guardou o seu coração? É interessante que Deus colocou o adão no Jardim do Éden,” para o lavrar e GUARDAR.”(Gn.2:15). Mesmo assim o diabo entrou lá e fez o que fez, induzindo o homem a se rebelar contra Deus. Bem, uma vez que Mical desprezou seu marido no coração, logo passou às palavras, pois Jesus disse que a boca fala do que está cheio o coração. “Quão honrado foi o rei de Israel , descobrindo-se hoje aos olhos das servas de seus servos, como sem vergonha se descobre qualquer dos vadios.” Será que o espírito de Vasti estava sobre Mical? A história termina com estas palavras enigmáticas: “E Mical, filha de Saul, não teve filhos, até ao dia da sua morte.” (II Sm.6:16,20,23).

COMO DESTRUIR A FAMÍLIA? Satanás já sabe como, e tem incrementado ao longo da história o seu projeto.Não se iluda, Satanás é mestre do engano. Nenhum humano é páreo para ele. A única proteção é nos apegarmos radicalmente com o ensino da Escritura, sem nos importarmos com a cultura moderna. A autoridade dentro da família repousa sobre os ombros do marido, e se a esposa não sustentar essa autoridade, os filhos aprenderão, pelo seu exemplo, a também, não respeitar, e colherão maldição, além de constituírem famílias de desonra, que irão se perpetuando de geração em geração. E não estou falando do mundo, mas da igreja, e não somente aos irmãos, mas também à esposas de pastor, e até mesmo de pastoras,que desonram a autoridade de seu marido, se colocando no lugar da mulher louca, que destrói a sua casa com as próprias mãos.

Nenhum comentário: