“o que se entende por alegoria; porque estas são as duas alianças: uma, do monte Sinai, gerando filhos para a escravidão, que é Agar.” (Gl. 4:24).
Aliança (diatêkai, no grego koinê) também significa Pacto, Concerto e Testamento. A Bíblia fala de várias Alianças, mas, principalmente de duas. A Lei e a Graça; O Judaísmo e o Evangelho; A Velha e a Nova Aliança.
A velha Aliança está bem clara no texto de Gálatas, pois aconteceu no Monte Sinai, na outorga da Lei a Moisés, quando recebeu as duas Tábuas do Testemunho,contendo os Dez Mandamen-tos. “E aconteceu ao terceiro dia, ao amanhecer, que houve trovões e relâmpagos sobre o monte, e uma espessa nuvem, e um sonido de buzina mui forte, de maneira que estremeceu todo o povo que estava no arraial.” (Ex.19:16). A Velha Aliança, a aliança da Lei, começou em Ex. 19, tendo sua vigência a partir daí, até o Novo Testamento, indo, por assim dizer, até o dia de Pentecoste.
Assim, o Velho Testamento não é a Velha Aliança, mas a contém. Nem tampouco, o Novo Testamento é a Nova Aliança, mas a contém. Aliás, existe uma grande confusão, em virtude dos termos envolvidos. Como já vimos, a palavra “Testamento” significa aliança. O Velho Testamento é chamado de Escritura; Escrituras; Lei de Moisés, Profetas, e Salmos. Os escritos do apóstolo Paulo são chamados de Escrituras em II Pe 3:16. Assim, podemos dizer que a Bíblia é constituída de duas partes, que são as Velhas Escrituras e as Novas Escrituras. As Velhas Escrituras contém a Velha Aliança, e as Novas Escrituras contém a Nova Aliança. As duas Escrituras são complementares, mas as duas Alianças são excludentes.
Devemos lembrar de que a Aliança é uma lei, como está em Hb. 7:12 “Porque, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei.” É o conflito de leis no espaço. Duas leis não podem ocupar o mesmo espaço, Lex Posteri Revogat priori. A Lei mais nova revoga a lei mais velha, automaticamente.
Os judeus do tempo de Paulo, estavam tendo dificuldade em separar as duas alianças. Queriam circuncidar os crentes gentios. Tinha até uma certa coerência, pois a Circuncisão foi instituída em Gn.17, com Abraão, antes da Outorga da Lei a Moisés. Mas a circuncisão não cabe na Nova Aliança, porque as antigas Escrituras são sombra e figura das realidades que as Novas Escrituras vieram revelar: “Ora, se Ele estivesse na terra, nem seria sacerdote, havendo já os que oferecem dons segundo a lei, os quais servem àquilo que é figura e sombra das coisas celestiais...” (Hb.8:5); “e demonstrar a todos qual seja a dispensação do mistério, que, desde os séculos,, esteve oculto em Deus, que tudo criou.” (Ef.3:9). Se misturarmos as duas aliança, sem fazer distinção entre elas, incorreremos em erro, como os judeus do tempo de Paulo estavam incorrendo.
Paulo argumenta que o fato de Abraão ter tido duas mulheres, que lhe deram dois filhos, é uma alegoria. As mulheres, Sara e Agar, são as duas alianças. Agar é a aliança do Sinai, que dá à luz filhos para a escravidão. Agar e Sinai correspondem à Jerusalém física, que é escrava com seus filhos. Sara é a nova aliança, como Jesus disse “Este cálice é a Nova aliança no meu sangue, que é derramado por vós.” (Lc.22:20). A Velha Aliança foi inaugurada no Sinai, quando Moisés recebeu a Lei. A Nova Aliança foi Inaugurada no Pentecoste, quando o Espírito Santo veio para ficar com os discípulos. A velha aliança é da letra, a nova é do Espírito.
Paulo argumenta com os judeus dizendo que os judeus naturais, que estão sob a égide da velha aliança são escravos. Somente os judeus que se batizam em Cristo, entrando na nova aliança, é que são livres, juntamente com os gentios que também crêem. Tanto os gentios que estão sem lei, quanto os judeus que têm a lei da velha aliança, estão perdidos. Mas os judeus e os gentios que crêem em Jesus, são livres.
Os judeus achavam que cumpriam a lei,e por isso estavam salvos. Mas, em Mateus 5, Jesus demonstra a eles que a lei não era o que eles pensavam, pois, se somente olhasse para uma mulher para cobiçá-la, o homem já teria quebrado a lei, no mandamento de "não adulterarás". Jesus demonstrou que era impossível um homem pecador cumprir a lei. Por isso disse aos discípulos “Se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus.”
A Lei, como meio de justificar o homem, foi descartada. É pela justiça da fé. O justo viverá da fé. Os termos da Nova Aliança estão no Novo Testamento, ou Novas Escrituras. O nosso sacerdócio é o de Melquisedeque, não o de Arão. O nosso Sumo-Sacerdote é da tribo de Judá, não da de Levi. Abraão é o nosso pai, e exemplo de fé e de obediência. Creu no que Deus disse, e obedeceu ao que Deus lhe mandou, até oferecendo o seu único filho Isaque, para ser sacrificado.
Defina em que aliança você está. É na lei de Moisés, ou na Nova aliança, de Jesus Cristo? Os apóstolos escreveram nas Cartas os mandamentos de Jesus.(At.1:1,2). “Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo.” (Jo.1:17).
Nenhum comentário:
Postar um comentário