domingo, 8 de maio de 2011

SALVAÇÃO DE QUE?


Quando alguém está se afogando, e é salvo, já sabemos de que foi salvo. Se alguém está numa casa pegando fogo, e é tirado de lá, já sabemos de que foi salvo. Se alguém está doente e é curado pelo médico, já sabemos de que foi salvo. Mas e a salvação de que a Bíblia fala? O que é? “Vai, a tua fé te salvou.” (Mc. 10:52). “A tua fé te salvou; vai-te em paz.”(Lc. 7:50). “Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa.”(At.16:31). “Filha, a tua fé te salvou; vai em paz e sê curada deste teu mal.”(Mc.5:34). “Hoje, veio salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão. Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.”(Lc.19:9,10). Quando consideramos o contexto da doutrina da salvação, concluímos que se refe re à presente Era, e à que há de vir. Na que há de vir, a salvação se refere à salvação do inferno, do lago que arde com fogo e enxofre. ”Estes dois foram lançados vivos no ardente lago de fogo e enxofre.”(Ap.19:20b). “E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte. E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo.” (Ap.20:14,15). Para ser salvo do inferno deve haver arrependimento, fazer uma aliança com Jesus por meio do batismo, e levar esse compromisso a sério, como num casamento. A salvação na presente Era, é salvação da doença, dos demônios (eles existem), e da pobreza. Numa outra hora posso falar das doenças e dos demônios, mas hoje eu quero falar em como ser salvo da pobreza, para viver na terra, na presente Era. Já sabemos que quase tudo na terra, d epende de dinheiro, riquezas. Até mesmo o envio de Missionários para outras terras, para salvar outros povos, depende de dinheiro. E também para ser tratado de alguma doença, e ser curado, depende de ter dinheiro para pagar o tratamento. Às vezes o dinheiro ou a falta dele faz a diferença entre a vida e a morte. Bem, mas vamos ao ponto. Como ser salvo da pobreza? Vamos nos basear na vida de Jacó.


1. RECEBEU CONSELHOS DE SEU PAI SOBRE O SEU CASAMENTO  
“Levanta-te, e vai a Padã Arã, à casa de Betuel, pai de tua mãe, e toma de lá uma mulher das filhas de Labão, irmão de tua mãe.” Sim, senhor, o casamento pode ser a diferença entre a pobreza e a riqueza. Os casamentos de Esaú, seu irmão, tinham sido um desastre. E tudo indica que Esaú casou sem pedir, nem receber conselhos de pai nem de mãe, nem de ninguém. “Ora, sendo Esaú da idade de quarenta anos, tomou por mulher a Judite, filha de Beeri, heteu, e a Basemate, filha de Elom, heteu. E estas foram para Isaque e Rebeca uma amargura de espírito.” (Gn.26:34,35). “E disse Rebeca a Isaque: Enfadada estou da minha vida, por causa das filhas de Hete; se Jacó tomar mu lher das filhas de Hete, como estas são das filhas desta terra, para que me será a vida?” Este ponto é para os solteiros. Se você já é casado(a), ou melhor, mau casado(a), não se desespere, pois Deus faz milagres.

2. SAIU DE CASA PARA PROCURAR EMPREGO
Mesmo que tenha sido contra a sua vontade, não deixa de ser verdade. Sabemos que também saiu de casa com medo de ser morto pelo próprio irmão. Mas quase sempre, as circunstâncias adversas são os meios que Deus usa para nos empurrar para o sucesso. Dizem que a águia, quando os filhotes começam a crescer, tiram as penas macias do ninho, para obrigá-los a sair de lá. Se tudo vai bem, porque alguém quereria sair à procura de emprego, ou pior, de trabalho? Meu pai sempre me acordava cedo, e através de vários impropérios, inclusive de chamando de vagabundo, me empurrava para a rua. Não aconselho ninguém a ser tão diplomata, mas alguma pressão tem de ter. Se é o seu caso, saia logo, antes que alguém pegue no seu pà ©. O ditado que diz que “cobra que não anda, não engole sapo”, é verdadeiro. Mexa-se.

3. COMEÇOU TRABALHANDO DE GRAÇA
Depois de um mês trabalhando de graça, para seu tio, Labão, este lhe disse: “Porque tu és meu irmão, hás de servir-me de graça? Declara-me qual será o teu salário.” Jacó não perdeu o foco de que tinha ido à procura de uma esposa. Ele poderia ter pedido um salário em dinheiro, ou em animais, mas pediu a Raquel, como o salário de sete anos de serviço. É claro que durante o mês em que esteve trabalhando de graça para Labão, foi observado que ele era um homem disposto para o trabalho. Senão não teria sido contratado. Mostre primeiro o seu valor, e deixe seu patrão desejar o seu serviço. E ele teve o privilégio de decidir qual seria o seu salário.

4. COMEÇOU TRALHANDO COMO EMPREGADO
Durante 14 anos ele trabalhou como empregado de Labão, em troca de suas duas esposas, filhas de Labão. Durante esses 14 anos de trabalho, ele aprendeu o ofício a que se estava dedicando, como pastor de ovelhas. Porém ele não se conformou em viver a vida toda como empregado, uma vez que já conhecia o ofício. Muitas pessoas passam a vida toda trabalhando como empregado, o que não é nenhum demérito, a não ser que você tenha a capacidade de ser autônomo. Outros, ficam como empregados até que possam, com segurança, abrir o seu próprio negócio. Há um ditado que diz que “é melhor ser cabeça de piaba, do que rabo de tubarão.” Você decide se é.

5. PASSOU A TRABALHAR POR COMISSÃO
Depois de 14 anos, Jacó passou a trabalhar por Comissão. Acertou com Labão que continuaria cuidando do seu rebanho, em troca dos animais listados, salpicados e malhados. Labão, que era desonesto, separou todos os que eram listados, salpicados e malhados, de seu rebanho, e os deu nas mãos de seus filhos, e pôs três dias de caminho entre si e Jacó. Tudo para que não houvesse a menor possibilidade de nascer animais daquelas cores. Mas Labão não contava com a astúcia de Jacó, pois “concebia o rebanho diante das varas, e as ovelhas davam crias listadas, salpicadas e malhadas.”

6. TRABALHO DILIGENTE E INTEGRIDADE DE CARÁTER
“Estes vinte anos eu estive contigo, as tuas ovelhas e as tuas cabras nunca abortaram, e não comi os carneiros do teu rebanho. Não te trouxe eu o despedaçado; eu o pagava. ; o furtado de dia e o furtado de noite da minha mão o requerias. Estava eu de sorte que de dia me consumia o calor, e, de noite, a geada; e o meu sono foi-se dos meus olhos.” Testemunho eloqüente de Jacó diante de Labão, que não teve nada que dizer em contrário. Somados os quatorze anos que trabalhou para pagar as mulheres(Jacó comprou as mulheres no financiamento, por isso pagou muito mais) e os seis anos que trabalhou pelo seu próprio patrimônio, somam vinte anos. Então, podemos dizer que Jacó levou vinte anos para ficar rico. “E cresceu o homem em grande maneira; e teve muitos rebanhos, e servas, e servos, e camelos, e jumentos.”.

7. ESPERTEZA
Labão era extremamente esperto e desonesto (será que existe algum patrão assim?), e, se Jacó fosse bobo, teria sido engolido. “Jacó iludiu a Labão, o arameu, não lhe fazendo saber que fugia.”(IBB). “Foi assim que Jacó enganou a Labão, o arameu, fugindo sem lhe dizer nada.”(NVI). “E Jacó enganou o arameu Labão, fugindo às escondidas.” (Nova Bíblia Viva). Para ser salvo da pobreza, é preciso ser esperto, não para enganar alguém, mas para evitar ser enganado, pelos predadores desta vida.

8. ALIANÇAR-SE COM DEUS
Quando Jacó fugia de seu irmão, no início de sua jornada, ele fez um voto a Deus: “Se Deus for comigo, e me guardar nesta viagem que faço, e me der pão para comer e veste para vestir , e eu em paz tornar à casa de meu pai, Iavé ( e não qualquer outro deus) será o meu Deus(qual é o nome do seu Deus?); e esta pedra que tenho posto por coluna, será casa de Deus; e, de tudo quanto me deres, certamente te darei o dízimo. “(Gn.28:20-22). Ele fez uma série de exigências, ele era exigente. Disse ele que se Deus fizesse a sua parte, ele faria três coisas: 1. Iavé será o meu Deus; 2. Esta pedra será Betel(casa de Deus); 3. Ser dizimista. Uma vez que ele não tinha nada, seria dizimista de tudo o que Deus lhe desse dali para frente. Parece que Deus levou a sério a proposta de Jacó, pois “E disse-me o anjo de Deus, em sonhos: Jacó! E eu disse: Eis-me aqui. E disse ele: Levanta, agora, os teus olhos e Vê que todos os bodes que cobrem o rebanho são listados, salpicados e malhados; porque tenho visto tudo o que Labão te fez. Eu sou o Deus de Betel, onde tens ungido uma coluna, onde me tens feito o voto; levanta-te agora, sai-te desta terra e torna-te à terra de tua parentela.” Para ser salvos da pobreza, também precisamos fazer uma aliança com Deus, e ser fiel a ela, ou melhor, a Ele.


Nenhum comentário: