quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Tropa de Elite

A idéia de tropa de elite nao é nova. Já o livro de Apocalipse revela no capítulo 14 que o Cordeiro (Jesus) é acompanhado por 144 mil judeus (cap.7), que o seguem por onde quer que Ele vai. Há um contraste deliberado com a multidão que ninguém podia enumerar de 7:9.

Durante o seu ministério terreno Jesus selecionou doze homens a quem treinou para ser a sua tropa de elite. De certa maneira a idéia de tropa de elite é um principio espiritual, pois nao teve origem na terra, mas no céu. Na verdade a igreja está sendo treinada para ser a tropa de elite de Deus. É claro que para pertencer a uma tropa de alguém a pessoa tem que preencher algumas condições. A luz de um texto do Velho Testamento vou procurar destacar um principio que, creio, ser uma regra.

O rei Davi tinha uma tropa de elite. Vamos lembrar que a tropa de elite de Jesus tinha doze homens, a do Cordeiro, em Ap.14, tinha 144 mil, que são doze vezes doze mil, a de Davi tinha 37 homens, que é três equipes de doze mais um. Nao sei o sentido exato dessas coincidências envolvendo o número doze, mas é bom registra-las. Os trinta e sete heróis (a palavra Gibor em hebraico que significa herói aparece em II Rs. 5:1. Se referindo Naaman, guerreiro que tinha realizado grandes feitos na guerra por capacitação de Deus) aparecem registrados no segundo livro de Samuel, cap. 23:8-39.

Para fazer parte dessa tropa de elite de Davi tinha de ser uma pessoa que preenchesse as condições de realizar grandes feitos na guerra. Mas será que era somente isso? Creio que não, pois há uma condição que é exigida em todos os tempos pois e um principio espiritual. Ao ler a história das guerras de Davi e seus companheiros, fico com a forte impressão que o mais valente de todos, o mais dotado da de liderança, o maior herói era Joabe, filho de Zeruia. Mas, pasmem, ele não foi incluído entre os trinta e sete da tropa de elite. Eram três irmãos, sobrinhos de Davi:Joabe, Abisai e Asael. Creio eu que esses três irmãos representam os três níveis da guerra espiritual, que aparecem em Ef. 6:12, Solo, Tática e Estratégica. Em outras palavras: Principados e potestades, Dominadores (Kosmokratoras), Hostes espirituais da maldade. O nome de Joabe aparece três vezes na relação dos trinta, mas sempre de maneira indireta. "Tambem Abisai, irmão de Joabe" (II Sm. 23:18); "Asael, irmão de Joabe" (23:24); "Naarai, beerotita, o que trazia as armas de Joabe, filho de Zeruia" (23:37). O que faltava em Joabe, que o desqualificava para integrar a tropa de elite. Resposta: Joabe nao entendeu o princípio de autoridade, pois tendo começado bem, desacatou Davi repetidas vezes, tendo sido demitido por Davi do Comando do Exercito de Judá. Joabe assassinou Amasa, filho de Jeter, a quem Davi tinha colocado em seu lugar no comando do exercito de Juda. Depois disto reassumiu o comando do exercito por conta própria, sem consultar Davi. O respeito a autoridade constituída e necessário, além de todas as outras qualidades. Submissão e Obediência é o que se exige para que alguém pertença a tropa de elite. O contrário disso é soberba, orgulho, altivez e arrogância, coisas que Deus abomina.

Nenhum comentário: