terça-feira, 24 de junho de 2014

CHOQUE DE REALIDADE


Lc.22:31-34

Disse também o Senhor: Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para vos cirandar como trigo. Mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; e tu,  quando te converteres, confirma teus irmãos. E ele lhe disse: Senhor, estou pronto a ir contigo até à prisão e à morte.”

Ouvindo o Evangelho que está sendo pregado hoje, tenho a impressão de que é outro Evangelho, diferente daquele que vejo ao ler a Bíblia. É só “você vai ser curado”, “você vai prosperar”, “você vai ser feliz  no casamento”, e assim vai. E é possível que tudo isso aconteça mesmo. Mas é só isso? E quando chegar a perseguição, a tribulação, o sofrimento, será que a igreja estará preparada para enfrentá-los? Tenho ouvido que se pregarmos toda a verdade, o povo vai embora da igreja. Será? E se for? Jesus certa feita foi abandonado por todos os discípulos, com exceção dos doze. Mas Ele não se importou. Nesse caso Ele preferiu a qualidade. Bem, vejamos o que diz o texto acima.
Em primeiro lugar Jesus usa a fórmula “Simão, Simão”, que depois usará para Paulo “Saulo, Saulo”, e no Antigo Testamento Deus disse “Abraão, Abraão”,  “Moisés, Moisés”, “Samuel, Samuel”.  Essa fórmula Deus só usa com pessoas com uma chamada especial.

1.       “Satanás vos pediu para vos cirandar como trigo”. Observe que o pronome “vos”, que aparece duas  vezes, está no plural, porque se refere aos doze apóstolos. Apesar de Jesus estar falando com Pedro diretamente, Ele diz que Satanás pediu para cirandar o grupo todo, dos doze apóstolos. Apesar do texto não dar maiores informações, podemos ir buscar  no livro de Jó os detalhes. Satanás pediu a Deus para cirandar Jó, e Deus autorizou que ele tocasse nos bens de Jó. No caso dos apóstolos, isso não foi necessário, porque os apóstolos não tinham bens, já que tinham deixado tudo, quando seguiram a Jesus. No caso de Pedro e André é dito “Então eles,  deixando logo as redes seguiram-no”. E no caso de Tiago e João “Eles, deixando imediatamente o barco e seu pai, seguiram-no”. (Mt.4:20,22). E ainda Pedro diz “Eis que nós deixamos tudo, e te seguimos; que receberemos?” (Mt.19:27). Depois Satanás pede para cirandar Jó mais uma vez, e Deus autoriza-o a tocar nele, só não podendo matá-lo. Então Satanás fere Jó de úlceras, de modo que todo o seu corpo fica coberto de chagas. 
               No caso dos apóstolos, não diz claramente o que satanás  fará, mas tem uma pista. Pedro diz no verso 33 “Senhor, estou pronto a ir contigo até à prisão e à morte”.  Creio que foi isso que Satanás pediu a Deus. Usar contra os apóstolos a prisão e a morte. Senão vejamos o que aconteceu em Atos 12, onde Herodes matou à espada, Tiago, irmão de João, um dos apóstolos. Tiago foi morto e Pedro foi preso. Há ainda um texto interessante em Apocalipse, que diz “Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida.” (Ap. 2:10). É interessante que Jesus sofreu prisão e morte. Depois os apóstolos sofreram prisão e morte. E agora, no último livro da Bíblia, uma igreja é encorajada a enfrentar prisão e morte. O consolo é que diz que “o diabo lançará ALGUNS DE VÓS na prisão. Fala só de alguns. Então não serão todos. Lembremos também que disse:”Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me.” (Lc.9:23). Seguir a Jesus é seguí-lo  em direção ao Calvário. E o versículo começa assim: “E DIZIA A TODOS.”

2.       “Mas eu roguei por ti”. Jesus rogou só por Pedro. Por que?  E os outros onze foram entregues aos leões?  Podemos imaginar a cena. Satanás diante de Deus pedindo para prender e matar os apóstolos, e Jesus rogando, intercedendo, por Pedro somente. Por que? Bem, Pedro era o líder. Mateus registra o seguinte: “Ora os nomes dos doze apóstolos são estes: O primeiro, Simão, chamado Pedro...” (Mt.10:2). Simão Pedro era o equivalente ao primogênito dos  doze filhos de Jacó, no caso, Rúben). Por isso ele foi alvo da intercessão de Jesus. Satanás visa principalmente o líder. Se o líder cair, o restante é presa fácil, pois o princípio é “ferirei o pastor e as ovelhas se dispersrão”. Sabemos que Pedro negou a Jesus três vezes, desistiu do ministério, e voltou a ser pescador. Mas Jesus foi buscá-lo e o restaurou no ministério.

3.       “Para que a tua fé não desfaleça”. O objetivo de Satanás ao perseguir os discípulos é enfraquecer e destruir a fé deles. Para isso ele usará a ameaça de morte e prisão. Foi por isso que Pedro negou a Jesus, com medo de ser preso e morte. Satanás sabe que prisão e morte não podem tirar a salvação de ninguém, mas a perda da fé  pode. Não sabemos o que virá pela frente. Deus controla as nossas circunstâncias. Se morrermos de velhice, Amém. Porém, temos de saber que no pacote da salvação e do discipulado tudo isso está contido.

4.       “E tu, quando te converteres, confirma teus irmãos”. Pedro foi preservado de morrer junto com Tiago para confirmar, encorajar, os irmãos. É para isso que serve o líder, para ajudar a manter a fé dos demais. Na sua primeira carta Pedro diz aos demais presbíteros:  “Apascentai o rebanho de Deus...servindo de exemplo ao rebanho.” (I Pd.5:2,3). E Hebreus 13:7 “Lembrai-vos dos vossos pastores, que vos falaram a Palavra de Deus, a fé dos quais imitai, atentando para a sua maneira de viver.” Jesus rogou por Pedro somente, mas em Romanos 8:26 é dito que o espírito Santo intercede por nós com gemidos inexprimíveis, e no verso 34 é dito que Jesus está â direita do trono de Deus e também intercede por nós. E ainda em Hebreus 7:25 diz que Jesus vive sempre para interceder por nós.

A conclusão é que há um perigo latente, que é o diabo, que nos acusa diante do trono de Deus, pedindo autorização para nos cirandar. Mas o Espírito Santo intercede por nós na terra, Jesus intercede por nós no céu, e Deus nosso Pai, decide. Mas não devemos nos iludir, pois, apesar de o N.T. só registrar o martírio de Tiago, sabemos que todos os apóstolos morreram martirizados, com exceção de João.

Nenhum comentário: