quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

GIGANTES NA BÍBLIA

              "Havia naqueles dias gigantes na terra; e também depois, quando os filhos de Deus entraram ás filhas dos homens e delas geraram filhos; estes eram os valentes que houve na antiguidade, os homens de fama." (Gn.6:4). Apresento agora uma tradução mais literal: "E naqueles dias estavam os NEFILINS na terra, e também depois, quando os filhos de Deus conheceram as filhas dos homens, as quais lhes deram filhos. Estes eram os valentes, os homens de renome, que houve na antiguidade."
               Em primeiro lugar vamos analizar a palavra NEFILINS para ver se a sua tradução por GIGANTES está correta. "A significação exata da palavra hebraica NEPHILIM, que em Gn.6:4 e Nm.13:33 se traduz por gigantes, é incerta, e tanto pode referir-se á estatura dos homens, como á sua ferocidade; á degradação de seu caráter, como á ilegitimidade de seu nascimento."(DICIONÁRIO DA BÍBLIA, JOHN D. D AVIS). O Dicionário Internacional de Teologia do Antigo Testamento, diz o seguinte sobre Gn.6:4 e Nm.13:33:"Na realidade, a tradução "gigantes" fundamenta-se principalmente na LXX e pode trazer bastante confusão. A palavra pode ser de origem desconhecida e significar "heróis" ou "guerreiros violentos", etc. A transliteração "nefilins", adotada pela IBB, é mais segura e pode estar correta ao relacionar o substantivo com uma raça ou nação."
                Em Gn.6:1,2 fala de filhos de Deus tomando as filhas dos homens. Neste caso temos de saber quem são estes filhos de Deus, e quem são estas filhas dos homens. Pela exiguidade de espaço, não vou entrar em consideração das várias teorias sobre o assunto, mas declarar que os filhos de Deus são anjos (caídos) e as filhas dos homens são mulheres normais. Aliás, a raiz da palavra "nefilim" é NFL (nafal), que significa cair, ou caídos. Veja este versículo "Quando as estrelas da alva j untas alegremente cantavam, e todos os filhos de Deus jubilavam." (Jó 38:7). Com certeza "filhos de Deus" aqui são anjos. E este "E num dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o Senhor, veio também Satanás entre eles."(Jó 1:6). E este outro "E, vindo outro dia, em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o Senhor, veio também Satanás entre eles, apresentar-se perante o Senhor." (Jó 2:1). Os filhos de Deus de Gn.6:1,2 e os nefilins de Gn.6:4, são anjos caídos. A união sexual deles com as mulheres, gerou gigantes. Os varões de renome não são os nefilins, mas os filhos dos nefilins com as mulheres.
                 Alguém pode objetar que Jesus disse que os anjos nem se casam nem se dão em casamento. Jesus estava se referindo aos anjos de Deus, que não fazem sexo, por obediência, e não por impossibilidade. Os anjos não são seres etéreos como muitos pensam, pois em Gn.18:8, dois anjos, mais o Anjo do Senhor , beberam e comeram alimento sólido. O propósito de Satanás em corromper as mulheres, era impedir o nascimento do Messias, que ele tinha ouvido, no proto-evangelho de Gn.3:15, e que nasceria de uma mulher. E ele quase foi bem sucedido, pois, depois da informação de Gn.6:4, Deus destrói toda a humanidade, por causa da corrupção generalizada, com exceção da família de Noé.
               Quando Josué entrou na terra de Canaã, havia ali uma raça de gigantes. A palavra hebraica para gigantes é REFAIM. Quando Moisés enviou os espias, eles viram na terra de Canaã gigantes. E aqui aparece pela segunda a palavra nefilins. Esclarecendo, nefilins aparece somente três vezes na Bíblia. Uma vez em Gn.6:4, e duas vezes em Nm.13:33. Este último texto está assim registrado "Também vimos ali gigantes, filhos de Anaque, descendentes dos gigantes." Creio que a tradução correta é "Também vimos ali os nefilins, ou melhor, os filhos de Anaque, que são descendentes dos nefilins." Na verdade os espias viram na terra de Canaã três gigantes, que eram Aimã, Sesai e Talmai, filhos de Anaque. Como  Anaque também era um gigante, a palavra anaquins, passou a ser uma designação dos gigantes. Anaquins é o plural de Anaque. Anaque era filho de Arba, que era o maior dos gigantes.(Js.14:15). Em Js. 15:13,14, temos "Mas a Calebe, filho de Jefoné, deu uma parte no meio dos filhos de Judá, conforme a ordem do Senhor a Josué; a saber, a cidade de Arba, que é Hebron; este Arba era pai de Anaque. E Calebe expulsou dali os três filhos de Anaque; Sesai, Aimã, e Talmai, gerados de Anaque."
                  Um dos prpósitos de Josué era destruir a raça de gigantes que habitava em Canaã: "Naquele tempo veio Josué, e exterminou os anaquins da região montanhosa de Hebron, de Debir, de Anabe, de toda a região montan hosa de Judá, e de toda a região montanhosa de Israel; Josué os destruíu totalmente com as suas cidades."(Js.11:21).
            Alguns dos gigantes se refugiaram entre os filisteus. Por isso Golias muito tempo depois desafiou a Israel.
                "Não foi deixado nem sequer um dos anaquins na terra dos filhos de Israel. Somente ficaram  alguns em Gaza, em Gate, e em Asdode."(Js.11:22).
             Alguns desses gigantes haviam se tornado reis de cidades ou de regiões inteiras, como creio ser o caso de Ogue, rei de Basã, e de Siom, rei dos amorreus.
                    "como também o termo de Ogue, rei de Basã, que era do restante dos refains, o qual habitava em Asterote, e em Edrei.)".(Js.12:4).
                     "Por que só Ogue, rei de Basã, ficou de resto dos refains; eis que o seu leito, um leito de ferro, não está porventura em Rabá dos amonitas? o seu comprimento é de nove Côvados, e de quatro côvados a sua largura, segundo o côvado em uso."

             Portanto, há fartas evidências bíblicas da existência de gigantes, e uma razoável explicação de seu surgimento. Há ainda um texto no Novo Testamento que quero considerar. Em Judas 6 e 7 diz que o pecado dos anjos foi semelhante ao pecado dos habitantes de Sodoma e Gomorra. A palavra grega é  EKPORNEÚSASAI, que é um derivado de pornéia, que significa sempre um pecado de natureza sexual. Sabemos que o pecado de Sodoma foi homossexualismo, uma relação sexual anti-natural, e o pecado dos anjos foi um sexo anti-natural de uma criatura física com u ma de natureza espiritual, gerando seres híbridos, que Deus destruíu no dilúvio, e pela espada de Josué. Hoje tem-se notícias de pessoas abduzidas, que fazem sexo com extra-terrestres no interior de naves espaciais. Temos de estar vigilantes, pois Jesus disse que os dias que precederiam a sua vinda seria como nos dias de Noé.
                  

7 comentários:

Anônimo disse...

Pastor, a paz do Senhor!
Li seu comentário e gostaria de fazer a seguinte indagação:
Se esses gigantes, ou nefilins, como o senhor diz, é o resultado da relação entre os anjos caídos e as filhas de Deus, e se o dilúvio exterminou a raça humana, exceto Noé e sua família, quer dizer que após o dilúvio os anjos caídos continuaram a se relacionar sexualmente, agora com as filhas dos filhos de Nóe e então surgiram na terra os gigantes que os espias viram, além de golias e outros mais?
Se possível, esclareça-me essa dúvida e muito obrigado,

Paulo.

Alex André disse...

Seria infantil, acreditar que só Noé e seus descendentes,é que restaram após o dilúvio ! Esses gigantes referidos, são remanescentes do dilúvio,assim como restos de vários povos em torno da Terra, que se refugiaram em áreas de planaltos ! Mas nossos queridos filhos de Noé (cemitas), para garantir o seu PODER em um novo mundo, assassinaram esses gigantes!!! Não só eles, mas muitos e muitos povos naquela época "Em nome de Deus" ....

anonimo disse...

eu n entendo anjos tem desejo sexual
n sabia que anjos tem desejos iguais aos humanos.
que eu saiba anjos não tem penis e nem sêmem e pra quê?
Agora anjos ter relaçôes sexuais com mulheres é uma piada seres brenatural fecundarem as mulheres,e nascer homens híbridos
Isso é um mito
Agora fica uma dúvida os gigantes n foram todos destruidos no dilúvio?

Anônimo disse...

^^
Acredito que a única interpretação seja essa mesmo meu caro, pois se o dilúvio exterminou tudo e todos exceto noé e os seus, então os anjos só poderiam ter repetido esse feito para que seja justificada a existência de nefilins no tempo de Josué por exemplo. E isso inclusive significa que os egípcios também são descendentes de noé, por mais estranho que possa parecer.

Anônimo disse...

Meus irmãos, o que sei, é que há mistérios ocultos na biblia não revelados a nós. Realmente fica o ai o nosso desejo e a nossa curiosidade de entender essas questões biblicas. Mas; creio também que a única explicação é que esses supostos anjos caídos que tinham relações com as mulheres voltaram a fazer isso após o dilúvio. Que o Espiríto de Deus nos ajude a desvendar tais mistérios para maior compreensão dos textos biblicos! Paaaz : )

Biu santana disse...

Se são anjos caídos como podem ser filhos de Deus?

Carol Matos disse...

Achei muito interessante o artigo. A respeito das perguntas feitas nos comentários, as respostas se encontram no próprio texto, basta que ele seja lido com atenção. Admito que este faz total sentido, e a parte dos extraterrestres (que são demônios) ao fim, cabe como uma luva como conclusão do texto, afirmando mais uma vez que os demônios (anjos caídos) fecundaram mulheres humanas antes de Noé, depois de Noé e continuam a fazê-lo até hoje.