quinta-feira, 4 de março de 2010

O JUMENTO DOMADO

"Ide à aldeia que está defronte de vós; e, logo que ali entrardes, encontrareis preso um jumentinho, sobre o qual ainda não montou homem algum; soltai-o, e trazei-mo." (Mc.11:2).

 A história desse jumentinho é uma parábola da condição humana. A Bíblia, geralmente, apresenta animais como figura de seres humanos. Jesus mesmo é chamado de Cordeiro e de Leão da tribo de Judá. Em I Co. 9, Paulo preleciona: "Porque na lei de Moisés está escrito: Não atarás a boca ao boi que trilha o grão. Porventura tem Deus cuidado dos bois? Ou não o diz certamente por nós? Certamente que por nós está escrito; porque o que lavra deve lavrar com esperança e o que debulha deve debulhar com esperança de ser participante." (v.9 e 10). Em Gn.16:12, temos a profecia do jumento selvagem, referindo-se a Ismael. "Ele será, entre os homens, como um jumento selvagem; a sua mão será contra todos, e a mão de todos contra ele; e habitará fronteiro a todos os seus irmãos." Ismael é um tipo do homem natural, irregenerado, enquanto que Isaque é tipo do homem espiritual, nascido de novo.(Gl.4:21-31). O jumento selvagem é um animal bra bo, não domesticado, em quem homem algum jamais montou. Assim, é também esse jumentinho da história.

 Em Marcos 11:1,2 , o imperativo "Ide", que Jesus dá a dois de seus discípulos, refere-se à Grande Comissão. É a igreja indo, por ordem de Jesus, à procura dos perdidos, como está em Mc. 16:15 "Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho à toda criatura. Quem crê e for batizado será salvo; mas quem não crê será condenado."Essa é a missão da igreja. O "jumentinho preso" refere-se ao ser humano, que também está preso. A natureza do jumento selvagem é violenta, insubmissa e desobediente. Por isso ele está preso, por causa de suas paixões carnais. Em João 8:32 e 36, Jesus diz "E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará ...Se, pois, o filho vos libertar, verdadeiramente sereis

Livres." Aqui é o pecado quem prende o homem. O jumentinho precisa ser livre, e só Jesus pode liberta-lo, e Ele o fará, por meio de seus discípulos, que somos nós. E em II Tm.2:26 é o diabo quem prende o homem, que será solto por meio da instrução da Palavra de Deus.

 Jesus disse aos seus discípulos "soltai-o e trazei-o a mim" (Mc.11:2). A sua missão, como discípulo de Jesus é soltar os homens e mulheres, e trazê-los a Jesus. É claro que isso Não será feito sem oposição, pois alguns lhes disseram "Que fazeis, soltando o jumentinho?" Esses não viam com bons olhos, que o jumentinho fosse solto. Preferiam que ele permanecesse preso. Haverá oposição. Mas os discípulos responderam como Jesus lhes tinha mandado. Se você reagir como Jesus mandou, não haverá problema. E como foi que Jesus mandou responder? "dizei-lhe que o Senhor precisa dele." Às vezes dizemos que Deus não precisa do homem, mas este texto diz que precisa sim. Deus precisa do homem! Os discípulos soltaram o jumentinho, levaram-no até Jesus, mas não montaram nele. Nós não podemos domesticar a natureza humana. Só Jesus pode. Depois que os discípulos lançaram as suas vestes sobre o jumentinho, Jesus montou nele . Lembre que este jumentinho jamais tinha sido montado por alguém. Jesus foi a primeira pessoa que montou nele. Não diz que o jumentinho estribuchou, escoiceou, ou tentou lançar Jesus no chão. Jesus sabe como domar jumento selvagem. Se Jesus participasse de uma festa de Rodeio, certamente ganharia todos os troféus.

 Jesus entrou em Jerusalém montado no jumentinho. Ele foi ovacionado, recebido como o Rei Messias. O jumentinho pensava que tudo aquilo era para ele. Aliás, há uma fabula que diz que um jumentinho foi a Jerusalém, tendo sido recebido com festa e todo tipo de honraria. Ele gostou tanto que no dia seguinte,foi novamente à cidade santa, mas ninguém lhe deu atenção. Ele voltou para a sua casa e disse a sua mãe: mamãe, ontem eu fui à Jerusalém e fui recebido com honra, mas hoje, fui novamente, e ninguém me deu atenção. Ela respondeu: Meu filho, é que ontem Jesus estava montado em você. Tem muita gente por aí, que pensa que a honra que está recebendo, é para si. É melhor olhar para cima, porque Jesus está logo aí. Experimente andar sem Ele montado em você, e verá "Icabô". A glória se foi.

Um comentário:

Anônimo disse...

COM TODO RESPEITO AO AUTOR.
POR FAVOR QUERIDO IRMAO, ESTUDE UM POUCO HERMENEUTICA PARA NÃO DA AO TEXTO UMA EXPLICAÇÃO ABSURDA COMO VC DEU NESSE EPISODIO DE JESUS E O JUMENTINHO