terça-feira, 2 de março de 2010

FOGO NA CONSTRUÇÃO

"A obra de cada um se manifestará; na verdade o dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um."
( I Co. 3:13).

Dentre as muitas figuras que representam a igreja, uma delas é a da construção. Deus está construindo uma casa para si. Nessa construção "somos (Paulo e Apolo) cooperadores de Deus; vós sois lavoura de Deus e edifício de Deus."(I Co.3:9). Cooperadores de Deus são todos os que ajudam a Deus na construção de sua casa. No Antigo Testamento, a casa de Deus, era o templo de Jerusalém. Salomão edificou a casa de Deus, mas foi ajudado por muita gente. Em I Rs. 6:38 somos informados de que Salomão levou sete anos para edificar a casa do Senhor. No Novo testamento somos informados de que o fundamento da casa de Deus é Jesus Cristo.(I Co.3:11). Paulo, usando uma outra figura da construção, diz que Jesus Cristo é a pedra angular e os apóstolos e profetas são o fundamento. (Ef.2:20-22).


No Antigo Testamento vários tipos de material foram usados na construção da casa de Deus. No Novo testamento, o material é descrito como ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno e palha. (I Co.3:12). É claro que ele está se referindo ao equivalente espiritual desse tipo de material. No Antigo testamento, os caldeus e liderados por Nabucodonosor, tocaram fogo na casa do Senhor. "E queimou a casa do Senhor e a casa do rei, como também todas as casas de Jerusalém, e todas as casas dos grandes queimou."(II Rs.25:9). Há outra informação em Nm. 1:3 "e o muro de Jerusalém fendido e as suas portas queimadas a fogo." Quando os caldeus atearam fogo na casa do Senhor, o que era feito de madeira, queimou. Mas o que era feito de ouro, prata, e pedras preciosas, ficou intacto. Em Jó 1:17, somos informados de que os caldeus, foram um dos povos que Satanás usou para matar os empregados de Jó, e roubar os seus camelos. É claro que Satanás será liberado por Deus, para tocar fogo na construção do Novo Testamento, na casa de Deus. Não consta, pelo que me lembro, que feno e palha foram usados na construção do templo de Jerusalém. Como é que alguém construiria algo com feno e palha? Se alguém o fizesse, estaria convidando algum vândalo a tocar fogo, pois feno e palha são matérias altamente combustíveis, e rapidamente seria reduzida a cinzas. Satanás é um piromaníaco, e está doido para riscar um fósforo.

Paulo diz que a obra que fazemos sobre o fundamento, que é Cristo, será provada com fogo. Ele diz que "o dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um." O dia que ele menciona, "o dia da angústia", como está escrito " O Senhor te ouça no dia da angústia, o nome do Deus de Jacó te proteja."(Sl.20:1). A obra de que Paulo fala, são as pessoas que você vai agregando ao reino de Deus. Se você é líder de igreja, célula, congregação, ou cuida de alguém, você está fazendo a obra. Se você é pastor de uma mega-igreja, ou de uma pequena congregação, você está fazendo a obra. Mas a pergunta que você deve fazer é esta: Quando o fogo cair sobre a minha mega-igreja, igreja ou célula, o que vai restar? Quando entendi isto, pensei em dar maior consistência à minha construção. O fogo vai cair. "Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará a lgum de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida." (Ap.2:10). O fogo que Paulo menciona em I Co.3, é o fogo da tribulação, perseguição, movida pelo diabo. Aquele cuja obra for queimada, será salvo, todavia, como pelo fogo. "Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo." (I Co.3:15). Será a salvação por meio do martírio? É melhor selecionar o material da construção, ouro, prata, e pedras preciosas; e lançar fora o material combustível, madeira feno, e palha.

Nenhum comentário: