segunda-feira, 8 de março de 2010

O SÉTIMO IRMÃO

“Pois tenho cinco irmãos.” (Lc.16:28).


          O homem rico achava que tinha cinco irmãos, na casa de seu pai. Se fosse verdade, totalizaria seis irmãos, ao todo. Todavia, como o número sete é um número representativo da totalidade, eu acredito que havia, na verdade, sete irmãos. Eis alguns exemplos:

  • Ex.2:16 Sete filhas do sacerdote de Midiã.        
  • Rt. 4:15 Sete filhos.
  • I Sm. 2:5 Sete filhos.
  • I Sm.16:10 Sete filhos de Jessé.
  • Mt.22:25 Sete irmãos.
  • At.19:14 Sete filhos de Ceva.
  • Jó 1:2 Sete filhos de Jó.
            O título desta mensagem poderia ser, também, O Irmão Desconhecido. Todos nós temos um irmão desconhecido. O rico, na verdade, tinha mais seis irmãos. Só que ele não sabia. Deus providenciará um irmão desconhecido para cada um de nós. Lázaro era o sétimo irmão.

          O Evangelho de Lucas enfatiza muito a importância da filiação de Abraão. “E não convinha soltar desta prisão, no dia de sábado, ESTA FILHA DE ABRAÃO, a qual há dezoito anos Satanás tinha presa?” (Lc.13:16). Satanás mantinha Lázaro preso na pobreza e na doença, como fez com Jó. E ainda “Hoje veio a salvação a esta casa, pois também este É FILHO DE ABRAÃO.” (Lc. 19:9). Satanás mantinha Zaqueu preso por meio da avareza, que é amor ao dinheiro, cobiça por dinheiro, como fez com Balaão, Geazi, e Judas. (I Tm.6:10). Jesus reconheceu seu sétimo irmão na pessoa da mulher encurvada, e em Zaqueu.

           Tanto Lázaro quanto o homem rico, eram judeus, filhos de Abraão. Senão, vejamos. Quando Lázaro morreu, foi para “o seio de Abraão”, que parece significar um lugar de honra, no paraíso. Quando o rico morreu, foi para o Hade (inferno), de onde gritou “Pai, Abraão”. Em resposta, Abraão falou “Filho”. Os dois eram irmãos, filhos de Abraão, porém, o rico fechou o seu coração para o seu irmão, só porque não foi criado na casa de seu pai. “Quem, pois, tiver bens do mundo, e, vendo o seu irmão necessitado, lhe cerrar as suas entranhas, como estará nele o amor de Deus?” E, ainda em Mateus 25:41 e 42 Jesus diz “Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos; porque tive fome, e não me deste de comer; tive sede, e não me deste de beber.” E no verso 45 “Em verdade vos digo que, quando a um destes pequeninos (irmãos –v. 40) o não fizestes, não o fizeste a mim.”

          A Bíblia diz que a quem muito é dado, muito será cobrado. A riqueza é uma dádiva de Deus, e nos é dada com várias finalidades. O Evangelho de Lucas recebe vários títulos, que eu, pessoalmente lhe daria. Poderia ser o Evangelho da Oração, pois é o Evangelho que mais fala de oração. Mas poderia ser também o Evangelho dos Homens Ricos. Somente o Evangelho de Lucas menciona cinco homens ricos. Na vida de cada um desses homens está revelada uma das finalidades da riqueza. No Antigo Testamento Deus ensina como adquirir riquezas, e no Novo, Ele ensina como usa-la. Muitos judeus enriqueceram, mas distorceram a finalidade das riquezas. Na história desse homem rico e Lázaro, é ensinado que uma das finalidades da riqueza, é ajudar os pobres. Em Provérbios 21:13 está escrito que “O que tapa o seu ouvido ao clamor do pobre, ele mesmo também clamará e não será ouvido.” O rico tapou o seu ouvido muitas vezes, para não ouvir o clamor de Lázaro. Em conseqüência, no Hade, é dito que “E, clamando, disse...”(Lc.16:24). Ele dirige três pedidos a Abraão, e os três são indeferidos, da mesma maneira que ele indeferiu os pedidos de Lázaro. Deus vai colocar no seu caminho um irmão desconhecido. Não se endureça, mas ajude. Procure identificar nele o seu sétimo irmão.

Nenhum comentário: