segunda-feira, 15 de março de 2010

O NOME DE DEUS

Falou mais Deus a Moisés e disse: Eu sou Iavé (YHWH, YAHVEH). E eu apareci a Abraão, a Isaque, e a Jacó, como o Deus Todo-Poderoso (El-Shadai); mas pelo meu nome, Iavé, não lhes fui perfeitamente conhecido.” (Ex.6:2,3).

A palavra Deus é um título, como Rei, Juiz, Senhor, etc. A primeira menção dessa palavra na Bíblia, denota que existe um só Deus, a autoridade máxima, como o N.T. ensina, através de Paulo. “Porque há um só Deus.” (I Tm.2:5). E “No princípio criou Deus os céus e a terra.” A Bíblia toma como certo que o Deus que é aqui mencionado é o único que existe, e que todos entenderão isso. No entanto, ao longo dos séculos, outros deuses foram sendo impostos aos homens. “Porque , ainda que haja também alguns que se chamem deuses, quer no céu quer na terra (como há muitos deuses e muitos senhores), todavia para nós há um só Deus, o Pai.” (I Co.8:5,6).

Já desde o Antigo testamento, muitos deuses são mencionados, a ponto de cada nação ter o seu deus. Em I Rs. 11:5-8 alguns nomes são mencionados:
  1. Astarote, deusa dos sidônios.
  2. Milcom, deus dos amonitas.
  3. Quemós, deus dos moabitas.
  4. Moloque, deus dos amonitas. 
Esses deuses das nações tinham nome próprio, como todo ser humano também tem. O Deus verdadeiro tem, no Antigo Testamento, muitos nomes memoriais. El-Shadai é o Deus Todo-Poderoso; El-Elyom é o Deus Altíssimo, mas o nome próprio do Deus verdadeiro não é nenhum desses. O nome próprio de alguém tem mais importância do que pensa a nossa secularizada sociedade ocidental. O nome próprio de alguém não é dado a qualquer um, mas somente a quem tem intimidade. É como número de celular. É algo pessoal. Aqui em Ex. 6:2, e 3, Deus revela o seu nome próprio a Moisés, o que não tinha feito nem mesmo aos patriarcas Abraão, Isaque, e Jacó. É como estivesse dizendo que Moisés era mais importante do que os patriarcas. Repetidamente Deus diz neste texto “Eu Sou Iavé.” A partir daí os judeus sabiam qual era o nome do seu Deus, e podiam invocá-lo. Em hebraico o nome é YHWH, que tem a pronúncia de Yahve h, ou Iavé, segundo os melhores gramáticos e a Nova Versão Internacional, NVI.

O terceiro mandamento do Decálogo diz: “Não tomarás o nome de Iavé teu Deus em vão; porque Iavé não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.” Com medo de quebrar esse mandamento, os judeus substituíram o nome de Deus pelo título Senhor (Adonai, em hebraico), e a LXX (Septuaginta) traduziu o nome por Kyrios, em grego, que é Senhor. O nome de Deus é sagrado, e deve ser usado com respeito, mas é também uma arma. “Iavé te ouça no dia da angústia; o nome do Deus de Jacó te proteja.” Quando Davi enfrentou Golias, está escrito “E o filisteu pelo seus deuses amaldiçoou a Davi.” Porém, Davi responde: “Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu venho a ti EM NOME DE IAVÉ TSEVAOT, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado.” (I Sm.17:43,45). Davi obteve a vitória no nome do seu Deus. O nome do Deus criador, não é Senhor. Senhor não é nome próprio, é título. Eis aqui uma regra: Se você quiser ter intimidade com alguém, chame-a pelo nome; se quiser manter distância, chame-a pelo título. A não ser que esse título seja Aba, Papai, Paizinho..

No N.T. Jesus também não chama Deus pelo nome, mas chama-o de Pai. Não somente chama Deus de Pai, mas também nos ensina a chama-lo dessa maneira, como na Oração Dominical. “Pai nosso que estás no céu...". (Mt.6:9). “Pai Santo” “Pai Justo”. (João 17:11,25). No N.T. , o nome da Divindade que deve ser invocado é o nome do Filho de Deus. Messias e Cristo são títulos. O nome próprio do Messias é Jesus, ou Yeshua (forma hebraica). Não creio que alguém queira substituir o nome de Jesus por um título, com medo de profaná-lo. Ele disse “Em meu nome expulsarão demônios.” (Mc.16:17). Pedro disse “E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.” (At.4:12). Quando Pedro curou um coxo, ele disse “E pela fé no seu nome fez o seu nome fortalecer a este que vedes e conheceis.” (At.4:16). Paulo disse “Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra.” (Fl.2:10). O Pai exaltou o Filho “Acima de todo o principado, e poder, e potestade, e domínio, e de todo o nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro; e sujeitou todas as coisas aos seus pés, e sobre todas as coisas o constituiu como cabeça da igreja.” (Ef.1:21,22).

Não podemos ignorar o nome do Deus criador, que é Iavé. Mas também não podemos ignorar o nome do Filho de Deus, cujo nome nos é recomendado neste tempo. O nome que hoje serve de escudo e proteção, que é arma de guerra, e que Satanás teme é o nome JESUS, OU YESHUA. É por isso que Paulo disse ao demônio de Filipos “Em nome de Jesus Cristo, te mando que saias dela. E na mesma hora saiu.” (At.16:18). Jesus também disse “Eu sou o Caminho, a Verdade, e a Vida; ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.” É interessante que o nome de Jesus significa “Iavé é Salvação.” É por isso que quando um anjo falou com José em sonho, ele disse: “E dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque Ele salvará o seu povo dos seus pecados.” (Mt.1:21).

Um comentário:

thiago nicheli disse...

Olá Pastor. Boa Tarde!!! Assim que soube do seu blog venho acompanhando seus artigos, que por sinal, tem me alimentado muito. Acredito que a internet hoje é a melhor maneira de divulgação da palavra de Deus,além de armazenar todo conhecimento. Que Deus abençoe a todos.