terça-feira, 11 de maio de 2010

O REINO DE DEUS É ARRENDADO

“Portanto, eu vos digo que o reino de Deus vos será tirado, e será dado (arrendado) a uma nação que dê os seus frutos.”

INTRODUÇÃO

Jesus contou esta parábola chamada de A Parábola dos Lavradores maus, para ajudar os seus ouvintes a entenderem melhor o conceito de reino de Deus. Antes disso, ele contou a parábola dos dois filhos, onde disse aos líderes de Israel: “Em verdade vos digo que os publicanos e as meretrizes entram adiante de vós no reino de Deus.” (Mt.21:31).
 
1. O REINO DE DEUS É COMO UMA VINHA - Mt. 21:33-46.

Jesus apresenta o reino de Deus como uma vinha que o dono planta e arrenda a uns lavradores, e no tempo certo manda seus servos receberem o dinheiro do aluguel, em porcentagem dos frutos. Este conceito de vinha está bem desenvolvido em Is. 5, onde Deus diz que “a vinha do Senhor do exércitos é a casa de Israel”. Na parábola que Jesus contou, os lavradores recusam-se a pagar o aluguel, maltratando e matando os servos que foram receber os frutos. Finalmente, o dono da vinha manda seu próprio filho, que também é morto. Em Isaías 5, ficamos sabendo que o reino de Deus está com Israel, e que os frutos, ou seja uvas boas, não foi produzido, mas uvas bravas. Pelo texto de Isaías, todo o capítulo, ficamos sabendo que o que Deus queria de Israel é que praticasse a justiça, o que não aconteceu. Israel deveria ser uma nação em que a justiça fosse vista pelas demais nações, e assim o nome d e Deus fosse glorificado, e Iavé conhecido pelas demais nações. Em Rm.14:17 Paulo diz que “o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo.” Mas tudo começa com justiça, que é a base do reino de Deus. Isto Israel não fez.

2. O REINO DE DEUS É ARRENDADO - Mt. 21:33

Jesus diz que o reino de Deus foi arrendado aos judeus, e que chegando “o tempo dos frutos” o dono da vinha mandou os seus servos para receberem os frutos, que era o preço do aluguel. Mas os lavradores feriram um, mataram outro, e apedrejaram outro. Por último, enviou seu filho, a quem os lavradores também mataram. Os servos eram os profetas e o filho era Jesus. O fruto era justiça, pois “o reino de Deus é justiça, paz, e alegria no Espírito Santo” (Rm.14:17). Em Lc. 3:7-14, João Batista diz que os frutos do arrependimento é que “quem tiver duas túnicas, reparta com o que não tem, e quem tiver alimentos, faça da mesma maneira” e aos fiscais da Receita disse “Não peçais mais do que vos está ordenado” e aos soldados “a ninguém trateis mal nem defraudeis, e contentai-vos com o vosso soldo”.Em Is.5, onde também é usada a linguagem da vinha, Deus diz para Israel, que “esperou que exercesse juízo, e eis aqui opressão; justiça, e eis aqui clamor” (v.7). E diz também no v. 23“Ai dos que justificam o ímpio por suborno, e aos justos negam a justiça”. Essas são as uvas bravas, em lugar das uvas boas. Jesus disse em Mt.21:43 “Portanto, eu vos digo que o reino de Deus vos será tirado, e será dado a uma nação que dê os seus frutos”. A nação que recebeu o reino de deus é a igreja, e precisamos dar os frutos. Em I João. 3:17 diz “Quem, pois, tiver bens do mundo, e , vendo seu irmão necessitado, lhe cerrar as suas entranhas, como estará nele o amor de Deus?”
O pagamento do arrendamento é o fruto. Em Gl. 5:22,23 diz “Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, e domínio próprio.” Foi esse fruto que Deus não encontrou em Israel, mas espera encontrar na igreja.

3. O REINO DE DEUS É UMA HERANÇA E TEM UM HERDEIRO
Em Mt. 21:38, os lavradores reconheceram que o filho do dono da vinha era o herdeiro, e que a vinha era a sua herança. Jesus é o herdeiro do reino de Deus, que é a sua herança. Só que o filho só recebe a herança quando o pai morre. Já que Deus não morre, Jesus receberá a herança com o Pai vivo, como está em Mt.28:18 “Toda a autoridade me foi dada no céu e Na terra.” No caso quem morreu foi o filho, que recebeu a herança depois da ressurreição. Em I Co. 15:25 “Porque convém que reine até que haja posto a todos os inimigos debaixo de seus pés.” Mas os santos também herdarão o reino, por serem irmãos de Jesus. Ora, os santos são toda a igreja. Em Rm.8:16,17 “O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para qu e também com ele sejamos glorificados.” Mas para chegar lá, tem de dar os frutos.

Nenhum comentário: