segunda-feira, 3 de maio de 2010

O REINO DE DEUS

“Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.” (Mt.4:17).

Quando João Batista começou a pregar, ele também disse: “Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus” (Mt.3:2). O reino dos céus é o reino de Deus. Não é uma democracia, é um reino. Não é uma república, nem parlamentarismo, nem ditadura, nem presidencialismo, mas um reino. Deus é o rei. Em Mt. 4:23 “E percorria Jesus toda a Galiléia, ensinando nas suas sinagogas e pregando o Evangelho do reino...”. Não era o Evangelho da cura, nem da fé, nem da prosperidade, mas do reino. Em Mt.24:14 “E este
Evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim.” O sinal do fim não são os terremotos, nem fomes, nem guerras, mas a pregação do evangelho do reino em todo o mundo, em testemunho a todas as nações. Filipe pregou o evangelho do reino. “Mas, como cressem em Filipe, que lhes pregava acerca do reino de Deus, e do nome de Jesus, se batizavam, tanto homens como mulheres.” (At.8:12). Paulo pregou o evangelho do reino de Deus. “E, havendo-lhe ele assinalado um dia, muitos foram ter com eles à pousada, aos quais declarava com bom testemunho o reino de Deus...” e “E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo; Pregando o reino de Deus, e ensinando com toda a liberdade as coisas pertencentes ao Senhor Jesus Cristo, sem impedimento algum.”

O reino dos céus foi criado quando a Bíblia diz “No princípio criou Deus os céus.” Os céus era um reino, e o rei era Deus. O rei tinha um filho chamado Jesus. O nome do rei era Iavé. O Executivo do reino era o Espírito Santo. O reino tinha as suas leis, sua cultura, sua língua, e tudo quanto um reino deve ter. Então havia um reino, um rei, uma família real, e o governo do reino. Um dia o rei disse que precisava expandir os domínios do seu reino. O reino dos céus era espiritual e invisível. O rei criou, então, o mundo físico, para expandir os domínios do seu reino, quando a Bíblia diz “No princípio criou Deus...a terra”. O rei chamou o mundo físico de reino dos homens, e criou o homem e o fez rei deste reino, debaixo do domínio e da autoridade do reino dos céus. Mas as leis, a cultura, e tudo o mais do reino dos homens, deveriam ser os mesmos do reino dos céus. Na verdade o reino dos homens era a col ônia e o reino dos céus a metrópoles. Assim como o Brasil era colônia de Portugal, que era a metrópoles. As leis que regiam o Brasil era a lei de Portugal. A Brasil até pagava imposto para a coroa portuguesa. Até que um dia D Pedro I , às margens do riacho Ipiranga, sacando a espada, e retirando do seu chapéu as cores de Portugal, gritou: Independência ou Morte. Bem, Adão deu um grito parecido: Independência e Morte. Assim como o Brasil se separou de Portugal, o reino dos homens se separou do reino dos céus. As leis que regiam o reino dos homens já não eram as do reino dos céus. A cultura do reino dos homens já não era a do reino dos céus. Separado do reino dos céus e de todo o seu poderio, Adão e o seu reino, caíram debaixo do domínio de outro reino, chamado de reino das trevas. O rei do reino das trevas chama-se Satanás. Ele é mau e enganador. Agora a cultura, os costumes, e as leis que regem o reino dos homens, são as do reino das tr evas. Isso trouxe muito sofrimento aos homens.

Mas o rei do reino dos céus tinha saudade dos homens, pois Ele os amava. Então, um dia Ele mandou seu filho, Jesus, ao reino dos homens, para tomar o reino do domínio de Satanás, e devolvê-lo aos filhos dos homens, e restaurar, no reino dos homens, as leis, os costumes, e a cultura do reino dos céus. Foi isso que Jesus fez, quando começou a pregar: “arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.” O homem havia perdido sua cidadania celestial, mas Jesus veio convida-los para novamente receberem a cidadania do reino de Deus. Você está sendo convidado. Como você responde? Outra maneira de dizer isto é receber a adoção de filhos. “Mas, vindo a plenitude do tempo, Deus enviou seu filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos. E, porque sois filhos, Deus enviou aos vossos corações o Espírito de seu filho, que clama: Aba, Pai.” (Gl.4:4-6). A maneira pr ática de fazer isto é ser batizado em nome de Jesus, e adotar na sua vida os costumes, a cultura, e as leis do reino de Deus. O rei vai examinar o seu coração, para saber se sua motivação é correta, ou se você realmente vai se submeter ao rei. Em assim sendo, Ele lhe batizará com o Espírito Santo. Faça a sua parte, que o rei fará a dele.

Nenhum comentário: