sábado, 14 de maio de 2011

OS FILHOS DE DEUS E A DISPERSÃO

“E não somente pela nação, mas também para reunir em um corpo os filhos de Deus que andavam dispersos.” (Jo.11:52).

Segundo este texto, a morte de Jesus tinha um duplo propósito: ele deveria morrer pela nação, e reunir em um corpo os filhos de Deus que andavam dispersos. Vamos examinar o segundo propósito.

1. OS FILHOS DE DEUS

Precisamos entender o significado da expressão “filhos de Deus”. Para isso, iremos ver se a linguagem do Antigo Testamento se harmoniza com a do Novo. Em Gn.4:1, está escrito “E conheceu Adão a Eva, sua mulher, e ela concebeu, e teve a Caim, e disse: Alcancei do Senhor um varão.” O verbo conhecer aqui tem o sentido de fazer sexo. No Novo Testamento, em Mt. 1:25 está escrito: “e não a conheceu até que deu à luz seu filho, o primogênito; e pôs-lhe o nome de Jesus.” Aqui também o sentido de conhecer é fazer sexo.

Em Gn. 6:2 aparece, pela primeira vez, na Bíblia, a expressão filhos de Deus, com a seguinte redação: “e viram os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas; e tomaram para si mulheres de todas as que escolheram.” Há fortes indícios de que estes filhos de Deus aqui, são anjos. Em Jó 38:7 diz “quando as estrelas da alva juntas alegremente cantavam, e todos os filhos de Deus rejubilavam?” E aqui o tempo é o momento em que Deus criava a terra, bem antes da criação do homem, e se refere certamente aos anjos. Em Jó 1:6 está escrito “E vindo um dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o Senhor, veio também Satanás entre eles.” E em 2:1 “E, vindo outro dia, em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o Senhor, veio também Satanás entre eles apresentar-se perante o Senhor.” O fato de Satanás estar no meio dos filhos de Deus, pode indicar que mesmo os anjos caídos, são chamados de filhos de Deus. Esta é a linguagem do Antigo testamento.

No Novo Testamento, a expressão filhos de Deus passa a se referir ao homem. Em Jo.1:11,12 diz “Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas a todos quanto o receberam deu-lhes autoridade para se tornarem filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome.” Será que todos os homens que crêem no nome de Jesus, podem se tornar, como os anjos, filhos de Deus? É o que o texto diz. Só que os anjos são espíritos, imortais, enquanto que o homem é carne. Deus é espírito, e os anjos, como filhos de Deus, também são espíritos. Como pode o homem de carne mortal, ser filho de Deus, que é espírito e imortal? Mas pode.

Em Gl. 4:5 diz que Jesus veio na plenitude do tempo, para nos adotar como filhos de Deus. Em Rm.8:14-17 diz que a prova de que Deus nos adotou como filhos, é que nos deu o seu Espírito, para habitar em nós. Em Lc.3:38 diz que Adão era filho de Deus, apesar de ter sido feito do pó da terra.

Os espíritas, adotando as doutrinas do Hinduísmo, crêem na reencarnação. Eu creio na doutrina da encarnação. Jesus era espírito, e vivia com o Pai, antes de se encarnar, num corpo humano. Será que houve a mesma coisa conosco. Se os anjos eram filhos de Deus, e foram seduzidos por Lúcifer, e caíram, Deus os abandonou à sua própria sorte? Ou será que Deus os está enviando à terra, sem memória, para dar-lhes uma oportunidade de se arrependerem de sua rebelião? Em hebreus há um texto curioso, que diz “Porque os que isso dizem claramente mostram que buscam uma pátria. E se, na verdade, se lembrassem daquela de onde haviam saído, teriam oportunidade de tornar. Mas, agora, desejam uma melhor, isto é, a celestial, . Pelo também Deus não se envergonha deles, de se chamar seu Deus, porque já lhes preparou uma cidade.” (Hb.11:14-16).

Bem, Jesus veio à terra, sem memória, e para saber, teve de aprender nas Escrituras, ou receber revelação do Espírito Santo. Por isso, no seu batismo, o Pai lhe disse “Tu és meu Filho amado; em ti me tenho comprazido.” Deus estava confirmando a ele que era realmente o Messias. (Lc.4:22). E o diabo tentou colocar dúvida em Jesus, dizendo-lhe “Se tu és filho de Deus...” Será que pode ter acontecido o mesmo conosco? Não estou dogmatizando, mas buscando a verdade, para responder à pergunta “quem são os filhos de Deus?” No Antigo Testamento, os filhos de Deus são os anjos, até os caídos, e, no Novo, são os homens que se arrependem, e voltam para Deus, por meio de Jesus, o filho Primogênito de Deus. Se temos de voltar para Deus, é porque, um dia saímos da companhia de Deus, como o filho pródigo.

2. A DISPERSÃO DOS FILHOS DE DEUS

Em Jo. 11:52 diz que os filhos de Deus estão dispersos. A dispersão é mencionada várias vezes na Bíblia, e é a palavra Diáspora, em grego Koinê, embora, em João 11, seja um palavra derivada desta.

a) A dispersão da Torre de Babel - em Gn. 11:1-9 diz que Deus espalhou os homens sobre a face de toda a terra. Esta dispersão foi decorrente de juízo de Deus, por desobediência humana. Deus mandou que se espalhassem, e eles não quiseram, mas começaram a fazer uma cidade e uma torre, para não se espalharem. Na ocasião, Deus confundiu a linguagem de toda a terra. No dia de pentecoste, houve um fenômeno inverso, pois o Espírito Santo capacitou os discípulos de Jesus, a falarem em outras línguas. Deus estava começando a reunir os filhos de Deus, que andavam dispersos.

b) A dispersão do cativeiro Babilônico – Em Ester 3:8 Hamã diz ao rei Assuero “Existe espalhado e dividido entre os povos em todas as províncias do teu reino um povo cujas leis são diferentes das leis de todos os povos...” Os judeus foram dispersos, expulsos de sua terra, sua herança, por causa de desobediência a Deus. Com Esdras e Neemias, Deus tornou a trazer os dispersos de volta a sua terra, que Ele havia dado a Abraão e à sua descendência. Deus dá uma segunda oportunidade.

c) A dispersão do ano setenta D.C. - No ano setenta da era cristã, O general Tito do Império Romano, destruiu Jerusalém, e mandou os judeus que restaram para a dispersão entre as nações. No século dezenove, Deus começou a ordenar que os judeus voltassem para a sua terra. Hitler e o Nazismo mataram seis milhões de judeus da Europa, e foi isso que convenceu os judeus de que precisavam de uma terra própria. Isto aconteceu no século vinte. O movimento Sionista começou a chamar os judeus de volta para a sua terra. Deus estava reunindo o seu povo que estava disperso? Em 1947 uma Assembléia Geral ONU aprovou uma Resolução reconhecendo o direito de os judeus terem uma pátria. Em 1948 nasceu a nação de Israel. Deus estava reunindo o seu povo? Tg.1:1 diz “Tiago, servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo, às doze tribos que andam dispersas: Saúde.” Em I Pd.1:1 diz “Pedro, apóstolo de Jesus Cristo, aos estrangeiros dispersos no Ponto,Galácia, Capadócia, Ásia e Bitínia...”. A igreja é a ação de Deus reunir os seus filhos que andam dispersos.

D) A dispersão dos anjos - Em Apocalipse 12:4 diz que a cauda do dragão levou após si um terço das estrelas do céu. A expressão “após si” lembra o dito de Jesus “se alguém quer vir após mim” chamando pessoas para segui-lo. Podemos deduzir que Lúcifer seduziu um terço dos anjos a segui-lo na sua rebelião contra Deus. “E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o diabo e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele.” (Ap.12:9). Se ele engana todo o mundo, enganou também os anjos. Sabendo da misericórdia de Deus, que deu ao homem a oportunidade de se arrepender de seus pecados, não daria também a mesma oportunidade aos anjos? Não é o caso de Lúcifer, de quem é dito “Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que fost e criado, até que se achou iniqüidade em ti.

Suponhamos, e isto é apenas uma suposição, que Deus resolveu dar uma oportunidade aos anjos de se arrependerem, ele faria isso, enviando-os a terra, sem memória, em forma humana, como enviou Jesus . Então, estaria harmonizada a expressão filhos de Deus, do Velho Testamento, com a mesma expressão, no Novo, se referindo aos pecadores humanos que se arrependem. 

A verdade é que Jesus morreu para reunir em um corpo, os filhos de Deus que andam dispersos. Se você é um desses filhos de Deus, seja qual for a sua origem, volte para Deus, através de Jesus.

Um comentário:

Anônimo disse...

paz
Como voce falou filhos de Deus dado a anjos Jó 1:6
veja que diz também veio Satanás entre eles.
diferente dos filhos de Deus .
Satanás o opositor ou adversario.
Portanto Deus não fez reunião com anjos caidos ,mas sim com seus anjos, o diabo veio de entruso.
Eu sou da opinião de GN 6:2 serem os filhos de Deus os descentes de Sete.
as as filhas ou filhos dos homens a descendencia de Caim , não há na Biblia nenhum descendente dele invocaram o nome de Deus..
portanto eis a mistura deste dois povos e veio a corrupção.