sexta-feira, 18 de novembro de 2011

O Altar de Doze Pedras

No capítulo dezoito do primeiro livro de Reis o profeta Elias conserta o altar do Senhor que estava quebrado. Para isso ele usa doze pedras. Nao utiliza onze nem treze, mas doze. Depois de edificar o altar, ele coloca lenha, pois iria oferecer Holocausto, sacrifício queimado. Depois ele coloca o bezerro partido em pedaços sobre o altar. Em seguida ele manda o povo derramar água sobre o altar, por três vezes consecutivas.

Lembre-se que já fazia três anos e meio que nao chovia, e que a água era um artigo de primeira necessidade. Diante desse quadro, conclui-se que foi um grande sacrifício para o povo derramar essa água. Foi um ato de fé. Em seguida o profeta ora a Deus, e fogo do céu cai sobre o altar e consome o bezerro, a lenha e as pedras. A partir daí o povo declara: "Só Jeová E Deus! Só Jeová e Deus!". Lembre-se que antes disso o profeta havia exigido do povo uma definição, pois este estava dividido na sua lealdade entre Jeová e Baal, por meio do sicretismo religioso introduzido em Israel por Jezabel. A construção e o uso correto do altar levaram o povo a se definir por Jeová.
 
Jesus começou o seu ministério procurando doze pedras para com elas construir um altar para Deus. Só que ao contrário de Elias, as pedras que Jesus reuniu eram pedras vivas -I Pd. 2:4,5. Nao é por acaso que que primeira pedra que Jesus achou - Simão - Ele chamou de Pedro (Petros, pedra). Que Pedro é a primeira pedra do altar está escrito em Mt. 10:1-3.

As doze pedras que Elias usou para edificar o altar nao podiam ter arestas ou irregularidades, pois precisavam se encaixar uma na outra para formar o altar. Para isso elas precisavam ser polidas, buriladas, para tirar as arestas. As pedras que Jesus escolheu tambem precisavam passar pelo mesmo processo chamado de Discipulado. Jesus construiu o seu altar para Deus com as doze pedras que ele preparou Durante três anos no processo de discipulado.No dia de Pentecostes o altar estava pronto. A lenha era a Cruz de Jesus, o bezerro partido era o proprio Jesus. No lugar de Elias, a igreja orava com as onze pedras, mas o fogo só caiu quando as doze pedras foram completadas com a inclusao de Matias. O efeito sobre o povo foi o mesmo do tempo de Elias, pois cerca de três mil se aliancaram com Deus.

Hoje esta acontecendo o mesmo com o movimento de discipulado dos doze. Cada crente esta sendo chamado a levantar doze pedras, dar o polimento para tirar as arestas, por meio do processo de discipulado pratico, e preparar o seu altar para Deus. A unidade dos doze e a prova de que o polimento foi bem feito e em resposta a oracao dos doze, fogo vai cair sobre o altar.

3 comentários:

Ialdo Barros disse...

Exelente mensagem. Que o nosso Deus continui lhe usando ainda muito mais... E as pessoas que lerem esta mensagem, se estiver com o seu altar danificado hj é o dia de consertá-lo.

Ialdo Barros disse...

Exelente mensagem. Que o nosso Deus continui lhe usando ainda muito mais... E as pessoas que lerem esta mensagem, se estiver com o seu altar danificado hj é o dia de consertá-lo.

Anônimo disse...

Perdão, amado pastor. Mas de acordo com o texto de exodo 20:25 as pedras referidas não poderiam ser lavradas nem buriladas. Também Elias não teria tempo de trabalhar nelas devido a urgencia do momento. Um forte abraço no Senhor Jesus.
Humberto Santos