sexta-feira, 20 de junho de 2014

TRÊS FATORES PARA A SALVAÇÃO



        Durante a história da igreja muitos esquemas foram adotados para definir a sua missão. Os reformadores adotaram  Somente Cristo, somente a Graça, Somente a Fé, Somente  a Escritura, a famosa Sola Scriptura. Aimee Simple Mcpherson, do Evangelho Quadrangular, adotou o lema Jesus Salva, Jesus Cura, Batiza com o Espírito Santo, e Voltará breve. O G12, de Cesar Castellanos Domingos, adotou Ganhar, Consolidar, Discipular, e Enviar. A Rede Ministerial  adotou Paixão Ministerial, Dom Espiritual, estilo Pessoal. O MDA, Movimento de Discipulado Apostólico adotou o lema Discipulando Um a Um. E assim vai, cada estratégia cumprindo o seu papel, ajudando os discípulos de Jesus a cumprir a missão da igreja. Não discordando de nenhum dos modelos, quero apresentar três fatores que podem ajudar a igreja, creio eu. No capítulo 25 de Mateus, praticamente o último discurso de Jesus, antes de sua morte,  estão registrados esses três fatores. Creio que também no capítulo 10 de Lucas aparecem os mesmo três fatores, embora numa ordem ligeiramente diferente.

1.       SANTIFICAÇÃO,  azeite, Espírito Santo na vida. Mt. 25:1-13. É nossa comunhão com Deus, na pessoa do Espírito Santo. Nós e Deus. Em Lc. 10:38-42 Marta tentava trabalhar  para Jesus e Maria sentava a seus pés. Jesus disse aos doze “Ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder.” (Lc.24:49). E diz mais “Mas recebereis poder, ao descer sobre o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas...”(At.1:8). E ainda “Segui a paz com todos, e a santificação sem a qual ninguém verá  o Senhor.” E mais “A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta:... guardar-se isento da corrupção do mundo.” (Tg.1:27). As virgens que estavam preparadas, tinham azeite, quando o noivo chegou, entraram com Ele para as bodas. As que não estavam preparadas (espiritualmente), não tinham azeite suficiente, ficaram fora, e o noivo de dentro (“não verão o Senhor”) disse a elas “não vos conheço”. E não se iluda, estas dez virgem são a igreja e não o mundo. É deprimente, mas, por esta parábola, a metade da igreja vai se perder.    

2.       SERVIÇO EVANGELÍSTICO, é a Parábola Dos  Talentos, é Evangelismo e Missões. Mt. 25:14-30. O primeiro servo salvou cinco pessoas, pois tinha recebido capacidade para isto. O segundo salvou duas pessoas, pois tinha recebido capacidade para isto. O terceiro servo não salvou ninguém do inferno, embora tivesse recebido capacidade para salvar alguém. O terceiro servo recebeu esta sentença: “Lançai, pois, o servo inútil nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes.” Por esta parábola um terço da igreja vai se perder, por negligência em salvar outros da perdição. Mesmo recebendo a salvação, nada fizeram para que outros recebessem o mesmo benefício. Este fator é do crente para o descrente, da igreja para o mundo. Não tem nada a ver com os outros crentes.

3.       AMOR PRÁTICO EM FAVOR DE OUTROS CRENTES. Mt. 25:31-46. Não tem nada a ver com os descrentes. Tem a ver só com crentes. Enquanto o segundo fator é na direção dos descrentes, o terceiro é na direção dos outros  crentes. Os dois primeiros fatores são parábolas, com respeito ao retorno de Jesus. Este terceiro não é parábola, mas a descrição exata do retorno do Senhor Jesus Cristo. Ele diz na Grande Comissão (Mt.28:18-20) ”Fazei discípulos de todas as nações”, e agora, no seu retorno “E todas as nações serão reunidas diante dele” (Mt.25:32). Naturalmente, serão reunidos diante dele, os discípulos que foram feitos de todas as nações. É uma reunião só com a igreja. Lembre que na Parábola das dez virgens Ele tratou só com a igreja. Na Parábola dos Talentos Ele tratou só com a igreja. Agora, neste terceiro texto, destoaria da lei do contexto, se os descrentes fossem incluídos. Ele separa em dois grupos as nações. Para um grupo Ele diz:

VINDE, BENDITOS DE MEU PAI, POSSUÍ POR HERANÇA O REINO QUE VOS ESTÁ PREPARADO DESDE A FUNDAÇÃO DO MUNDO.” E para o outro grupo Ele diz: “APARTAI-VOS DE MIM, MALDITOS, PARA O FOGO ETERNO, PREPARADO PARA O DIABO E SEUS ANJOS.” 

Para o primeiro grupo Ele diz “Porque tive fome e me destes de comer; tive sede e me destes de beber;  era estrangeiro e me hospedastes; estava nu, e me vestistes; adoeci, e me visitastes; estava na prisão e fostes ver-me." O segundo grupo não fez nada disso. E Ele prosseguiu “quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.” Verso 40. E no verso 45 “quando a um destes pequeninos o não fizestes, não o fizestes a mim.” Temos de saber quem são estes que Jesus chama de “meus pequeninos irmãos”. Certa feita, a mãe e os irmãos de Jesus, foram visitá-lo. E Jesus disse:
”Quem é minha mãe? E quem são meus irmãos? E, estendendo a sua mão para os seus DISCÍPULOS, disse: Eis aqui minha mãe e MEUS IRMÃOS; PORQUE QUALQUER QUE FIZER A VONTADE DE MEU PAI QUE ESTÁ NOS CÉUS, ESTE É MEU IRMÃO,  e irmã e mãe.”(Mt.12:48-50).
No texto paralelo,em Lucas 8:21, Jesus diz: “Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a Palavra de Deus e a praticam!” Pronto, para mim não há mais dúvidas. Os irmãos de Jesus que devemos ajudar são os discípulos dele. Tem mais outra revelação nestes textos: discípulo de Jesus é aquele que obedece a Deus, ou seja, pratica a sua Palavra. O terceiro fator de salvação é ajudar os discípulos de Jesus, a igreja (não é o mundo) quando estiverem passando por dificuldades, como: fome,sede, sendo estrangeiro, nu, doente,  preso.  É o amor aos irmãos. Aliás, o apóstolo João afirma: “Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade.” (I Jo.3:18).Aliás, Se as palavras tem algum significado, este texto está proibindo amar de palavras ou de língua. Jesus disse “Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama...Se alguém me ama, guardará a minha palavra.” (Jo.14:21,23). É bom atentar para essas palavras, pois estamos numa geração de crentes que são ensinados amar de palavra, contrariando o ensino da Bíblia. Até alguns dirigentes de culto mandam o povo fazer declaração de amor para Deus. Como se Deus fosse homem para ser enganado por  palavras sedutoras, mas falsas, pois, por toda a Bíblia o ensino é que para mostrar que se ama a Deus, deve-se obedecer à sua palavra.

          Este terceiro fator é necessário para se salvar. Se nos santificarmos, e levarmos muitas pessoas a serem salvas, mas não amarmos os irmãos, não seremos salvos. Se amarmos os irmãos, nos santificarmos, mas não salvarmos alguém, não seremos salvos.  Se amarmos os irmãos, salvarmos muitas pessoas, mas não nos santificarmos, não seremos salvos. Os três fatores são necessários para sermos salvos. Desconfio que a ênfase em ganhar os pecadores, tem levado muitas igrejas a negligenciar o amor aos irmãos. Jesus disse: “Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.” (Jo.13:35). A ordem que se encontra em Mateus 25, não é por acaso. Primeiro, nos santificamos, temos comunhão com Deus, nos enchemos do Espírito Santo. Depois, revestidos desse poder, vamos salvar os perdidos. Depois, vamos cuidar amorosamente, desses irmãos de Jesus, que já não estão mais perdidos.

Um comentário:

Rejane disse...

Perfeito Pastor Valdir, aqui fica bem claro a salvação, que até em tão muitos acham que estao salvos porque fazem caridade, outros acham que são de Deus ... em meios ao pecado.
Parabéns, tô muito feliz,em ter a oportunidade de realizar essa leitura verdadeira todos os dias.
Rejane Nascimento