domingo, 10 de agosto de 2014

A IGREJA ADORMECIDA


“E, demorando o noivo, todas começaram a cochilar e dormiram” (Mt.25:5).

Na literatura dos contos de fada, temos a lenda da Bela Adormecida. Podemos usar o mesmo título com relação à igreja, pois certamente a igreja é bela, pelo menos uma parte dela, e quando Jesus voltar vai encontrá-la dormindo. É o que o versículo acima diz, e como diz, é verdade, pois a Bíblia é a inerrante palavra de Deus. Não foram somente as cinco virgens insensatas que dormiram, mas todas as dez, incluindo as cinco sensatas. Ou seja, eu e você, se estivermos vivos quando Jesus voltar, seremos encontrados dormindo. 

Não posso nem orar “Senhor, não deixa que eu esteja dormindo quando o Senhor voltar”, pois estaria fazendo o Senhor de mentiroso. Todas dormiram é uma certeza. Mas o que é dormir, no sentido espiritual do termo? No Novo Testamento dormir é o contrário de vigiar. Vigiar é orar no sentido espiritual. Senão vejamos: “E já está próximo o fim de todas as coisas; portanto sede sóbrios e vigiai em oração.” (I Pd. 4:7). Vigiar no sentido físico, temporal, é manter os olhos físicos bem abertos, olhando em todas as direções e sentidos, para não ser surpreendido pelo inimigo. 

Porém, para a igreja, os inimigos são espirituais, portanto, invisíveis, e, nesse caso, de nada adiantam os sentidos físicos. Mas vigiar no sentido espiritual é orar, pois a oração atrai a presença do Espírito Santo,  que também é invisível, pois pertence também ao mundo espiritual, onde também estão os nossos inimigos. Aí ganhamos um aliado à altura das nossas necessidades, que nos revela tudo sobre os nossos inimigos. “Tendo iluminados os olhos do vosso entendimento...” (Ef. 1:18). “e o Senhor lhe abriu o coração para que estivesse atenta ao que Paulo dizia.” O nosso espírito tem olhos,  que não são os do corpo, e que podem ser ativados pelo Espírito Santo, mediante a oração. Vigiamos quando estamos orando e dormimos espiritualmente quando não estamos orando. Todas as dez virgens dormiram significa que quando Jesus voltar, a igreja não estará orando. E nós podemos ser essa geração da volta de Jesus. “E contou-lhes também uma parábola sobre o dever de orar sempre, e nunca desfalecer...Quando porém vier o filho do homem, porventura achará fé na terra?” (Lc. 18:1,8b). Orar é um ato de fé, pois oramos a alguém invisível, e somente pela fé podemos fazer isto, pois “ a fé é o firme fundamento de coisas que se esperam, e a prova de coisas que não se vêem” (Hb.11:1). Paulo diz “Perseverai em oração, velando nela com ações de graça” (Cl.4:2). “Velando” significa perder o sono por causa da oração. Quem está orando está vigiando. A Bíblia diz que Ana “não se afastava do templo, servindo a Deus em jejuns e orações, de noite e de dia.” (Lc. 2:37). Paulo diz “Orai sem cessar” (I Ts. 5:17). E diz mais “Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos” (Ef.6:18). É claro que a oração é uma arma espiritual poderosa na guerra espiritual, e Satanás sabe disso, e envidará todos os esforços para fazer a igreja parar de orar. E tem sido bem sucedido. É isto que significa o fato de que as dez virgens foram achadas adormecidas, quando o noivo voltou. Satanás também utiliza o sono físico para nos impedir de orar, pois no Getsêmani, quando Jesus voltou da oração, encontrou os discípulos dormindo. “E voltando para os seus discípulos achou-os adormecidos; e disse a Pedro: Então nem uma hora pudeste velar comigo?” “E, voltando, achou-os outra vez adormecidos; porque os seus olhos estavam carregados.” (Mt. 26:40,43).

Um dos motivos porque a igreja estará adormecida quando Jesus voltar, isto é, não estará orando, pode ser o mesmo que o diabo usou para derrotar a igreja Católica, ou seja, o clericalismo. Na idade Média, quando Lutero fez a Reforma Protestante, a igreja estava dividida em duas classes, os leigos e o clero. O clero, que eram os padres e toda a hierarquia eclesiástica, ou seja, bispos, arcebispos, cardeais, e o papa, além de outras categorias  criadas pela igreja, monopolizou o uso da Bíblia, que era proibida aos leigos, mas só permitida aos clero. A missa era oficiada em latim, idioma dos intelectuais, que o povo não entendia. Os leigos só serviam para sustentar o fausto da liderança, através do dinheiro das indulgências, além de pagar pelos serviços sagrados de batismos, missa de sétimo dia, livramento dos parentes do purgatório, etc. O povo sustentava a hierarquia, e esta fazia os serviços sagrados, até mesmo orar. Os leigos não tinham responsabilidades espirituais, que competia aos clero, que era pago para isso. No judaísmo, os sacerdotes e levitas, que eram da tribo de Levi, eram sustentados pelas outras onze tribos. Então não estava de todo errado. Mas em Israel, quando a nação ia à guerra, iam todos, sacerdotes, levitas, e os homens de vinte anos para cima. Lembram dos sacerdotes tocando as trombetas (shofar) em redor de Jericó? Só que a guerra da igreja é espiritual. E diferente do Israel físico, estamos em permanente estado de guerra. Na nossa guerra espiritual contra Satanás, diferente de Israel, participam todos, velhos, mulheres, e crianças, além dos homens. Isto é, a guerra é feita pelo clero e pelos leigos. Aliás, a palavra leigo pode estar errada, pois desde o dia em que entra no exército de Cristo, o jovem recruta, seja ele quem for, entra no treinamento para participar para a guerra. A igreja evangélica tem de ter cuidado, pois está seguindo os passos da igreja católica para a clericalização da igreja. Já começou a chamar os líderes de sacerdote, o que não tem base no Novo testamento, mas no judaísmo do Antigo Testamento. No Novo Testamento todos são sacerdotes, embora exista a liderança que não é chamada de sacerdote, mas de “Apóstolos, Profetas, Evangelistas, Pastores e Mestres” (Ef.4:11) e também Bispo, Presbítero ou Ancião. A oração e a palavra de Deus são as principais armas na guerra espiritual contra Satanás. Se ele convencer a igreja de que a obrigação de guerrear é somente da liderança, terá criado uma aberração, um exército constituído só de oficiais. Então, ore igreja, desde o maior, até o menor.
O segundo motivo porque a igreja estará adormecida, quando Jesus voltar, ou seja, não estará orando, é a mundanização da igreja. Não quero dizer com isto que a igreja está parecendo com o mundo, exteriormente falando. E isto pode até estar acontecendo, mas não é a isto que me refiro. A coisa é mais sutil, pois acontece no nível da mente. O Dr. Harold Caballeros no livro O Poder Transformador do Evangelho de Jesus Cristo, diz que uma sociedade é assim constituída: Os Poderes (Invisíveis, Principados e Potestades), Conceitos, Paradigmas, Cosmovisão, Cultura. Ou seja, os poderes invisíveis colocam conceitos na mente das pessoas, que se transformam em paradigmas, que formam uma cosmovisão, que geram a sociedade. A igreja pode estar sendo vítima desse sistema, na medida em que se afasta da cosmovisão bíblica, e adota os conceitos da filosofia humanista, seja a clássica, medieval ou moderna. Qualquer corporação tem a sua maneira de resolver seus problemas, mas a igreja não é qualquer corporação, pois é a igreja do Deus vivo, tem uma aliança com Ele, que se compromete com ela como seu protetor e seu provedor. Deus promete suprir cada uma das necessidades dos seus filhos, mas não de qualquer um. A igreja é a família de Deus. As outras corporações pensam em colocar um dos seus no parlamento, para fazer leis para beneficiá-las, ou mesmo protegê-las. A questão é: A igreja deve fazer a mesma coisa? Se concluir, pela cosmovisão bíblica, que deve fazer, faça. Mas não deve fazer só porque as outras corporações estão fazendo. Paulo diz “As armas da nossa milícia não são carnais, mas poderosas em Deus, para a demolição de fortalezas”. (II Co. 10:4). Quando Pedro foi preso por Herodes, a igreja orou, e Deus mandou um anjo, que libertou Pedro. (At.12). Isto as outras corporações humanas não podem fazer, só a igreja. Mas é mais fácil adotar os métodos humanos, e a mentalidade humanista do que orar. Porque orar a um Deus Santo, demanda obediência e honra a Ele. Aliás, São Paulo precisa buscar a Deus, e clamar a Ele, pois só Ele (e não São Pedro), pode mandar a chuva que eles tanto precisam,  para não experimentar um colapso no seus sistema de abastecimento de água. Aliás, o mundo precisa clamar a Deus, inclusive a igreja, pois a epidemia de ebola na África, ameaça se espalhar pelo mundo e exterminar toda a humanidade. E isto não é catastrofismo não, mas a realidade, a não ser que você não saiba quem é o ebola. Então igreja, ore, pois mesmo que você adormeça, haverá suficiente azeite na sua vasilha, para abastecer a sua lâmpada, na hora em que o noivo chegar.

Nenhum comentário: