quarta-feira, 20 de agosto de 2014

O RETORNO DE JESUS


Desde de que Jesus partiu da terra, depois de sua ressurreição, a espectativa de seu retorno, na mente de seus discípulos, é uma realidade. No momento de sua assunção, no monte das oliveiras, dois  anjos falaram aos discípulos, que mantinham seus olhos fixos no céu, onde o Senhor acabara de desaparecer, entre as nuvens. E disseram: 

“Homens galileus, por que estás olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi elevado ao céu, virá do mesmo modo como o vistes partir.” (At.1:11). 

Eles, os discípulos, pensavam que Jesus voltaria logo. Talvez tenha sido esse um dos motivos porque eles deram tudo o que tinham como oferta. “Vendiam suas propriedades e bens, e os repartiam com todos, segundo a necessidade de cada um.” (At. 2:45). “Pois não existia nenhum necessitado entre eles; porque todos os que possuíam terras ou casas, vendendo-as, traziam o valor do que vendiam e o depositavam aos pés dos apóstolos. E se repartia a qualquer um que tivesse necessidade.” (At.4:34,35). Por isso, quando o profeta Ágabo, vindo de Jerusalém, profetizou que haveria uma grande fome no mundo, os irmãos resolveram mandar ajuda para a igreja da Judéia. “E os discípulos, cada um conforme  suas posses, resolveram enviar ajuda aos irmãos que habitavam na Judéia.”(At. 11:29). Posteriormente, o apóstolo Paulo teve de advertir as igrejas de que o retorno de Jesus não seria logo.

 “Irmãos, acerca da vinda de nosso Senhor Jesus Cristo e da nossa reunião com ele, vos pedimos que não mudeis facilmente o vosso modo de pensar nem fiqueis assustados por causa de espírito, palavra ou carta atribuídos indevidamente a nós, como se o dia do Senhor já estivesse bem perto. Ninguém vos engane de modo algum, pois isso não acontecerá sem que primeiro venha a apostasia e seja revelado o homem do pecado, o filho da perdição...” (II Ts. 2:1-3). 

Mas, agora, muito tempo já é passado, e convém que estejamos atentos para a vinda do Senhor Jesus Cristo. Fala-se por todo lugar, e muitos têm visões e sonhos a respeito do retorno de Jesus. Então, é preciso estar preparado, pois um dia ele virá, e por que não agora. Olhe para o mundo. Os homens perderam o controle da situação, e já é tempo de o céu intervir, como já aconteceu no dilúvio de Noé, onde o problema era a violência, e em Sodoma e Gomorra, onde o problema era o homossexualismo. Alguma semelhança com os dias atuais não é mera coincidência. Há um cálice de iniqüidade que precisa ficar cheio antes do transbordar da ira de Deus, em juízo. Esse cálice parece já estar quase transbordando. Mas o retorno de Jesus se dará para três tipos de públicos diferentes:

1.       PARA AS NAÇÕES  -  “Então aparecerá no céu o sinal do filho do homem, e todas as tribos da terra se lamentarão e verão o filho do homem vindo com poder e grande glória sobre as nuvens do céu.” (Mt.24:30).  Ele virá para ser visto por todas as tribos da terra, isto é, todas as nações. Nesse momento todo joelho se dobrará, e toda a língua confessará que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai. É sobre isso que o salmista fala “Beijai o Filho, para que ele não se irrite, e não sejais destruídos no caminho; porque em breve sua ira se acenderá. Bem-aventurados todos que confiam nele.” (Sl.2:12). Todas as tribos da terra se lamentarão, porque não reconheceram a tempo a autoridade e a importância de Jesus. Paulo também escreveu sobre isso ao dizer “quando o Senhor Jesus se revelar do céu com seus anjos poderosos em chama de fogo, punindo os que não conhecem a Deus...Estes sofrerão como castigo a perdição eterna, longe da presença do Senhor e da glória do seu poder.” Então Jesus virá para as nações, para exercer julgamento e castigo, por não o terem glorificado, quando estava ausente.

2.       PARA A NAÇÃO DE ISRAEL  -  “Ele vem com as nuvens, e todo o olho o verá, até mesmo aqueles que o traspassaram, e todas as tribos da terra se lamentarão por causa dele. Sim. Amém.” (Ap. 1:7). Esse texto é quase idêntico ao de Mateus 24, pois também aqui todas as tribos da terra se lamentarão por causa dele. Só que aqui há um acréscimo na expressão “até mesmo aqueles que o traspassaram”. Essa expressão se refere ao fato Jesus ter tido as mãos e os pés traspassados, como diz o salmo 22:16 “transpassaram-me as mãos e os pés.” Só que quem traspassou as mãos e os pés de Jesus com os pregos ou cravos, foram os soldados romanos, e ainda furaram seu lado com uma lança. (Jo.19:34). Mas Deus creditou na conta dos judeus, os atos dos soldados romanos, pois foram os judeus que entregaram Jesus aos romanos, só não o matando eles mesmos, porque eram impedidos pela lei romana. É o mesmo princípio da co-autoria enunciado pelo profeta Natan a Davi: “Tu mataste à espada  Urias, o heteu, e tomaste para ti a sua mulher; sim, tu o mataste com a espada dos amonitas.”(II Sm. 12:9).  Então, “os que o traspassaram” foram os judeus, ou a nação de Israel, que também se lamentarão, juntamente com as demais nações. O profeta Zacarias também viu aquele dia, pois registrou na sua profecia “Mas derramarei o espírito de graça e de súplica sobre a casa de Davi e sobre os habitantes de Jerusalém; eles olharão para aquele a quem traspassaram e o prantearão como quem pranteia por seu único filho; e chorarão amargamente por ele, como se chora pelo primogênito.” Israel lamentará por não ter reconhecido em Jesus, o seu Messias. Mas diferentemente das nações, Israel se converterá naquele dia, todos eles. Foi sobre isso que Paulo escreveu “e assim todo o Israel será salvo, como está escrito: O libertador virá de Sião e desviará de Jacó as impiedades; e esta é a minha aliança com eles quando eu tirar os seus pecados.” (Rm.11:26,27).

3.       PARA A IGREJA  -  “E Ele enviará seus anjos com um alto som de trombeta, os quais reunirão seus escolhidos desde os quatro ventos, de uma a outra extremidade do céu.” (Mt.24:31). Paulo também descreveu este acontecimento, dizendo “Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor no ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.”(I Ts.4:16,17). Este texto mostra que o segundo advento, o arrebatamento da igreja, e a ressurreição dos justos, acontecerão no mesmo momento. A palavra “alarido” revela que o Senhor voltará num cenário de guerra. É o mesmo cenário de Ap. 19, que diz “E vi o céu aberto e eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele chama-se fiel e verdadeiro; e julga e peleja com justiça...E vi a besta, e os reis da terra, e os seus exércitos reunidos, para fazerem guerra àquele que estava assentado sobre o cavalo e ao seu exército...E a besta foi presa, e com ela o falso profeta... e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem...” Jesus voltará para a igreja, para ressuscitar seus mortos, e para transformar os vivos, e impedir que o anticristo e o falso profeta exterminem completamente a igreja, como já está acontecendo no Iraque. Em outro texto Paulo clareia mais este mistério: “Eis aqui vos digo um mistério: na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados. Num momento, num abri e fechar de olhos, ente e última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.” (I Co.15:51,52). Então Jesus voltará para as nações, para os judeus (Israel), e para a igreja. Você, com certeza, pertence a um desses grupos. Então, se prepare.

Nenhum comentário: