segunda-feira, 25 de agosto de 2014

O REINO DE DEUS

Este é o tema preferido de Jesus. Não é a república, nem o império, mas o reino de Deus. Não é a democracia, que é o governo do povo, mas o reino. 

A democracia diz “Todo o poder emana do povo, e em seu nome será exercido”, mas a Bíblia diz “Deus falou isto uma vez, duas vezes eu ouvi: que o poder pertence a Deus”. (Sl. 62:11). Um reino tem um rei, uma lei, que é a manifestação da vontade do rei, uma circunscrição territorial, onde a autoridade do rei vigora ou exerce jurisdição, e um povo, que são súditos, e que se submetem a essa autoridade, obedecendo à sua lei. 

O rei tem um trono, que não é o lugar onde o rei senta para descansar, mas para exercer autoridade de juiz. Creio que foi daqui que derivou a expressão “ex catedra”, de cadeira, onde o professor se assenta para ensinar com autoridade. Jesus disse “Os escribas e  fariseus se assentam na cadeira de Moisés. Portanto, fazei e guardai tudo o que eles vos disserem; mas não lhes imiteis as obras, pois não praticam o que dizem.” (Mt.23:2,3).  A cadeira de Moisés era o lugar de ensinar com autoridade a lei de Moisés, ou de Deus. Isaías disse “No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi Jeová assentado sobre um alto e sublime trono, e as abas do seu manto enchiam o templo.” 

No Antigo Testamento, o rei do reino de Deus era Jeová, mas no Novo Testamento é Jesus, porque o Pai delegou ao Filho o direito de julgar e reinar.  Tudo indica que a sede do reino de Deus é um lugar, planeta, ou dimensão, que é chamado na Bíblia de céus, ou céu. Creio que o mundo físico, o que vemos, nos ensina muito do que seja o céu. Só para lembrar: tudo indica que o céu não é visível aos olhos humanos, por isso ele pode estar mais perto de nós do que pensamos, e o fato de não o vermos, não significa que ele não exista, ou que está imensamente distante. 

O nossos sistema solar, segundo se sabe, é constituído de oito planetas girando em torno do sol. Podemos até pensar que os demais planetas não são habitados, mas o que podemos dizer é que eles não tem uma forma de vida semelhante à nossa. Até mesmo o sol pode ser habitado por seres de fogo, pois em Gn.  3:24, a espada flamejante que se revolvia, pode ser uma criatura de fogo, em forma de espada. A “multiforme sabedoria de Deus” pode ser deduzida da variedade de formas de vida existentes só no planeta terra.

Imagine se Deus usou a sua multiforme sabedoria e ilimitado poder, para criar variedade de planetas, e diferentes formas de vida, peculiares a cada planeta. Se o céu é a sede do reino de Deus, ele pode ser a sede de uma federação intergaláctica (de galáxia) de planetas, governados a partir do trono de Deus.

E a terra seria apenas uma província em rebelião. Neste caso, o reino de Deus continua a existir, independentemente da terra em rebelião contra o rei e seu reino. Novamente usando o físico como metáfora do mundo espiritual, Ninrode, o líder da rebelião da torre de Babel, foi o primeiro homem que tentou tentar criar um reino na terra, independente de Deus. A reação do rei foi imediata, pois ele desceu e confundiu a língua deles, criando os idiomas, e espalhando os homens por toda a terra, além de criar os continentes, colocando os mares entre as porções de terra. 

Mas, devemos lembrar que o ser humano foi criado à imagem e semelhança de Deus, e que a rebelião foi induzida por um querubim que já se tinha rebelado no céu. A Bíblia, repetidamente, diz que Deus é longânimo, paciente, misericordioso, compassivo, tardio em irar-se e que se arrepende do mal. Mas não devemos nos iludir com esse lado da personalidade de Deus, pensando que ele é um paizão, permissivo, liberal, e que passa a mão pela cabeça de quem erra. Ele é justo. Ele combina amor e justiça, na sua personalidade, pois também é dito que ele de maneira nenhuma terá o culpado por inocente. Quando sua ira de derrama, saia do meio, pois ninguém pode detê-lo. 

Mas, apesar da terra, isto é, o mundo (kosmo) estar em rebelião “Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o seu filho unigênito, para que todo aquele que nele Crer, não pereça, mas tenha a vida eterna.”(Jo.3:16). Deus quer que os humanos voltem a entrar no reino, pois “todos pecaram, e foram destituídos da glória de Deus.” (Rm.3:23). Jesus disse: “Jesus, porém, chamando-as a si, disse: Deixai que as crianças venham a mim e não as impeçais, porque o reino de Deus é dos que são como estas. Em verdade vos digo que quem não receber o reino de Deus como uma criança de modo algum entrará nele.” (Lc. 18:16,17). E mais “Então, vendo-o assim, Jesus disse: Como é difícil para os que têm riquezas entrar no reino de Deus! Pois é mais fácil um camelo passar pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no reino de Deus.” (Lc.18:24,25). Lucas continua no livro de Atos: “Mas, quando creram em Filipe, que lhes pregava acerca do reino de Deus e do nome de Jesus, deixaram-se batizar tanto homens quanto mulheres.” 

A maneira de entrar no reino de Deus, é adotando a autoridade do rei Jesus sobre si, se submetendo a ele e à sua lei, começando em se submeter ao batismo.

Nenhum comentário: