terça-feira, 5 de agosto de 2014

MOISÉS E JOSUÉ


Moisés liderou o povo de Israel durante quarenta anos no deserto. Josué liderou a partir de então, introduzindo o povo na terra prometida, e comandando todas as guerras de Canaã, sendo vitorioso em todas, até mesmo em Ai. O Novo Testamento diz que o Antigo Testamento contém “sombras das coisas futuras” (Cl.2:17) e “tendo a lei a sombra dos bens futuros” (Hb.10:1). Então, Moisés e Josué são figuras de Jesus e do Espírito Santo. 

Flávio Josefo diz que “Mo em língua egípcia significa água e isés preservado” isto é “salvo das águas”. É interessante que no N.T. Jesus diz que “aquele que não nascer da água (e do Espírito) não pode entrar no reino de Deus.” Moisés foi retirado das águas, dentro de um cesto calafetado, tendo simbolicamente nascido para a realeza, já que foi tirado pela filha de faraó. Ao Abrir o cesto, a filha de faraó, viu que o menino chorava, choro que caracteriza as crianças ao nascer. Moisés, depois de adulto, liderou o povo de Israel, tirando-o da escravidão egípcia. Jesus liderou o povo, libertando-o da escravidão a Satanás, através de sinais e maravilhas. “E não convinha soltar desta prisão, no dia de sábado, esta filha de Abraão, a qual há dezoito anos Satanás tinha presa?” (Lc. 13:16). Moisés liderou o povo durante quarenta anos no deserto, e Jesus passou quarenta dias no deserto, enfrentando as  tentações de Satanás. No deserto havia inimigos, mas não tantos. Moisés enfrentou dois gigantes no deserto, Ogue, rei de Basã, e Siom, rei dos amorreus. Os problemas do deserto não são inimigos pessoais, mas falta dágua e de alimento, além do calor excessivo de dia e frio congelante à noite. Mas a nuvem guiava o povo, fazendo sombra de dia, e iluminando o caminho à noite. Houve uma guerra no deserto contra os amalequitas, em que Josué comandou o povo na planície, e Moisés subiu ao monte. Moisés levantava as mãos no outeiro, e Josué com o povo prevalecia na planície. É um simbolismo antecipado, Moisés representando Jesus no céu, intercedendo por nós, e o Espírito Santo na terra, comandando a igreja na guerra contra Satanás. (Ex. 17:8-16). Moisés morreu antes de entrar na terra de Canaã, por causa do pecado do povo, pois “Indignaram-no também junto às águas da contenda, de sorte que sucedeu mal a Moisés, por causa deles; porque irritaram o seu espírito, de modo que falou imprudentemente com seus lábios.” Toda analogia, comparação, tipologia, metáfora, têm limites, e não deve ser levada às últimas conseqüências. É claro que Moisés pecou, ao desobedecer a Deus, por incredulidade, enquanto que Jesus não pecou, mas morreu também por causa dos pecados do povo.

Josué sucedeu a Moisés, assim como o Espírito Santo sucedeu a Jesus, na liderança do povo. Eu sei que alguns acham que Josué é uma figura de Jesus, porque o nome dele era, originalmente,  Oséias, filho de Num, mas Moisés mudou-lhe o nome para Josué, e era da tribo de Efraim, filho de José. Ora, Josué significa Jesus, ou Yeshua, que é o nome hebraico de Jesus. É interessante também, que o primogênito de José era Manassés, mas Jacó colocou a primogenitura  sobre Efraim, no lugar de Manassés, trocando a posição das mãos. Porém, em Ap. 7:4-8, na relação dos filhos de Jacó, o nome de Efraim não aparece, mas o de Manassés, sendo restaurada a sua posição na primogenitura de José. Sabemos que Jesus é o primogênito de Deus, mas é como se o Espírito Santo, durante a sua ausência da terra, assumisse a primogenitura no meio dos irmãos. Apesar de Josué ter tomado o lugar de Moisés na liderança do povo, quem aparece no monte da transfiguração, a Jesus, é Moisés, juntamente com Elias. O ministério de Moisés foi no deserto, havendo muita rebelião, durante a sua gestão, pois no deserto o povo se rebela. Mas o ministério de Josué foi na terra de Canaã, terra que mana leite e mel. Josué foi tomando cidade após cidade, derrotando todas, com exceção de Ai, onde houve dificuldade por causa do pecado de Acã. Então, na era do Espírito Santo temos todas as condições de vencer os nossos inimigos, Satanás e seus demônios, precisando apenas evitar o pecado. É interessante que o pecado de Acã foi cobiça por dinheiro, por assim dizer. Foi também o pecado de Judas Iscariotes, de Balaão, de Geasi, e, certamente, é o pecado de muitos hoje. Moisés liderou no deserto, mas Josué, na terra que mana leite e mel. A terra de Canaã, é uma figura do céu, mas também o é da vida cheia do Espírito Santo. O cristão cheio do Espírito Santo tem todas as condições de vencer Satanás e seus demônios, pois significa está submisso à liderança de Josué. Acã desobedeceu a Josué, e pecou, e foi morto com toda a sua família, assim aconteceu também com Ananias e Safira. O nosso Josué é o Espírito Santo, e com Ele também conquistaremos toda a terra, pois o nosso Moisés (Jesus) está no monte (o céu) com as mãos levantadas, intercedendo por nós. 

Nenhum comentário: