segunda-feira, 22 de março de 2010

OS TREZENTOS OS DE GIDEÃO

“E foi o número dos que lamberam, levando a mão à boca, trezentos homens; e todo o restante do povo se abaixou de joelhos a beber as águas.” (Jz. 7:6).

          Deus escolheu trezentos homens para ir à guerra, sob a liderança de Gideão, a fim de livrar a Israel da mão de seus inimigos. Todavia, a escolha não foi aleatória, mas Ele usou um critério. Hoje os inimigos não são os midianitas, nem os amalequitas, nem os filhos do oriente, mas principados e potestades, demônios, espíritos imundos. Deus está hoje novamente escolhendo os seus trezentos, e o critério é o mesmo.

          No exército de Gideão havia trinta e dois mil homens, mas depois que ele mandou que voltassem os medrosos e tímidos, restaram dez mil. Os vinte e dois mil que voltaram eram medrosos e tímidos, mas eram sinceros. Os dez mil que restaram ou eram corajosos ou mentirosos. Mas o critério final que Deus adotou foi outro. Somente trezentos tomaram água levando a mão à boca, e o restante se inclinou, colocando a boca diretamente na água. Os que levaram a mão à boca permaneciam vigiando o cenário, enquanto que os demais beberam descuidadamente. O perigo dessa atitude está registrado logo em seguida. Já havia morrido do exército inimigo “cento e vinte mil homens” (8:10) “E subiu Gideão pelo caminho dos que habitavam em tendas, para o oriente de Nobá e Jogbeá; e feriu aquele exército, porquanto o EXÉRCITO ESTAVA DESCUIDADO.” (8:11).

          Vigilância foi o critério adotado por Deus para constituir o seu exército. O Novo Testamento ensina o mesmo critério, para formar o exército da guerra espiritual. Em Lc.21:36 Jesus diz: “Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas essas coisas que hão de acontecer, e de estar em pé diante do Filho do Homem.”

          Em I Pd. 4:7 “E já está próximo o fim de todas as coisas; portanto sede sóbrios e vigiai em oração.” E em I Pd. 5:8, 9 “Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo.” Vigiar no sentido espiritual é orar; no sentido físico é estar atento. Quem está orando, está vigiando; quem não está orando, não está vigiando, por mais atento que esteja. O contrário de estar vigiando é também está dormindo. Quem não está orando, está dormindo, no sentido espiritual. É por isso que está escrito em Rm.13:11 “E isto digo, conhecendo o tempo, que já é hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando aceitamos a fé.” E ainda em Ef. 5:14 “Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá.

Como no tempo de Gideão, Deus está levantando a sua tropa de elite, e qualquer um pode participar dela, desde que esteja disposto a orar. É esse o critério exigido. Aliste-se.

Um comentário:

thiago nicheli disse...

Muito boa palavra Pastor. A oração é a arma do crente, e como dito, a batalha hoje é muito mais espiritual do que física. Deus te abençoe. Abraços!