quarta-feira, 5 de maio de 2010

O JULGAMENTO DAS NAÇÕES


“E quando o Filho do homem vier  em sua glória, e todos o os santos anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória.” (Mt.25:31).

O TRONO DE JESUS

Filho do homem  é o título preferido de Jesus para designar a si mesmo. Haverá um tempo em que ele virá, e se  assentará no seu trono. A Bíblia fala de muitos tronos, mas fala especialmente de três tronos, porque também fala de três céus. Em II Co. 12:2,4 Paulo fala que esteve no terceiro céu, e que este é o paraíso, ou seja o jardim do Éden. Ora se existe terceiro céu, é lógico que existem também o primeiro e o segundo. O primeiro céu é o reino dos céus, onde Deus, o Pai, reina. O segundo céu é o reino dos anjos, onde Lúcifer reinava, mas foi deposto. Ap.2:13 fala do trono de Satanás. O terceiro céu, ou reino é o reino dos homens, no planeta terra. Quando Jesus diz que se assentará no trono da sua glória, está se referindo ao trono do reino dos homens, qu e está vazio agora. Em Ap. 3:21 “Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono.” Jesus está no trono de seu Pai agora, junto com Ele. Em Lc. 1:31-33 o anjo Gabriel diz a Maria “E eis que em teu ventre conceberás e darás à luz um filho, e por-lhe-ás o nome de Jesus. Este será grande, e será chamado filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai; e reinará eternamente  na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim.” Então o trono em que Jesus irá se assentar será o trono de Davi, que está hoje com os judeus. Eu vi esse trono quando estive em Jerusalém.

O REINO DOS JUSTOS

Em Mateus 25:34, Jesus diz “Vinde benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo.” Então os justos receberão um reino por herança. O profeta Daniel viu esse reino, numa visão, mais de quinhentos anos antes de Jesus. Dn. 7:13,14 “Eu estava olhando nas minhas visões da noite, e eis que vinha nas nuvens do céu um como filho do homem; e dirigiu-se ao ancião de dias, e o fizeram chegar até ele. E foi-lhe dado o domínio, e a honra, e o reino, para que todos os povos, nações e línguas o servissem; o seu domínio é um domínio eterno, que não passará, e o seu reino tal, que não será destruído.” E o verso 18 “Mas o santos do Altíssimo receberão o reino, e o possuirão para todo o sempre, e de eternidade  em eternidade.” E no verso 22 “Até que vei o o ancião de dias, e fez justiça aos santos do Altíssimo; e chegou o tempo em que os santos possuíram o reino.” E no verso 27 “E o reino, e o domínio, e a majestade dos reinos debaixo de todo o céu serão dados ao povo dos santos do Altíssimo; e o seu reino será um reino eterno , e todos os domínios o servirão, e lhe obedecerão.” Portanto, o trono em que Jesus vai se assentar, é o trono do reino dos homens, onde Jesus reinará juntamente e com os santos, como está em Ap. 20:4.

O CRITÉRIO PARA POSSUIR O REINO

Quando Jesus empossa os santos no reino, ele diz que o motivo de eles herdarem o reino é que “tive fome e me destes de comer, tive sede e me destes de beber, era estrangeiro e me hospedastes, estava nu e me vestistes, adoeci e fostes visitar-me, estive na prisão e fostes ver-me.” (Mt.25:35,36). Quando os justos perguntaram quando foi que eles fizeram isto, Jesus respondeu que foi quando eles o fizeram  “a um destes meus pequeninos irmãos.” E quando os injustos perguntaram a Jesus por que estavam indo para o fogo eterno, ele respondeu que foi porque eles não ajudaram “estes pequeninos.” (Mt.25:45). A questão agora é descobrir quem são esses pequeninos irmãos de Jesus, para que possamos ajuda-los, e garantir o nosso lugar no reino. Ora, sabemos que devemos fazer o bem  a todos os homens, até mesmo amar os nosso inimigos. Gl. 6:9,10 “E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido. Então, enquanto temos tempo, façamos o bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé.” A prioridade é para o outro crente, porque é irmão. Mas os que não são da fé, não estão descartados, mas serão atendidos depois dos crentes. Só que aqui, levando-se em consideração a lei do contexto, vamos pensar o seguinte: na Bíblia, especialmente no N.T. , dois povos são mencionados consistentemente. De um lado está Israel, e do outro, os gentios. Israel é a descendência de Abraão, o povo da aliança com Deus, enquanto que os gentios são os outros povos. É claro que a igreja consiste de um terceiro povo, oriundo dos outros dois. A igreja é constituída de judeus e gentios, convertidos ao Messias, Jesus Cristo. “Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio, na sua carne desfez a inimizade.” (Ef. 2:14). Em Ap. 7:4-8  a igreja judaica aparece em número de 144 mil, doze mil de cada tribo, enquanto que a igreja gentílica aparece como uma grande multidão “Depois destas coisas olhei, e eis aqui uma multidão, a qual ninguém podia contar, de todas as nações, e tribos, e povos, e línguas, que estavam diante do trono, e perante o cordeiro, trajando vestes brancas,  e com palmas nas suas mãos.” São dois grupos distintos. A expressão “todas as nações” aparece também em  Mt.25:31. Se todas as nações são reunidas diante dele, estão faltando os judeus. Todas as nações em Mt.25, são divididas em dois grupos, o dos bodes e e das ovelhas. Ora, os bodes e as ovelhas são julgados pela maneira como trataram o terc eiro grupo, “meus pequeninos irmãos”. O grupo que está faltando aqui, e que é denominado de “meus pequeninos irmãos” só pode ser Israel. São bem conhecidas as histórias da Segunda Guerra Mundial,  quando seis milhões de judeus foram mortos, mas também  quando muitos cristão ajudaram e esconderam muitos judeus, e os livraram de serem mortos, nos fornos crematórios e campos de concentração, na Solução Final de Hitler. É verdade também que muitos do povo chamado cristão, se omitiram, e deixaram que os judeus fossem assassinados. Eu não queria estar na pele desses quando o rei dos judeus voltar.
“E reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim” Lembra? (Lc.1:33).  

Um comentário:

Unknown disse...

Olá Pastor, boa noite!!! Já li todos seus textos, porém não conseguia comentar, acho que muita gente tbm tem dificuldade pq necessita de criar conta do google ou gmail. Mas pelo que vejo, tem muita gente acessando. Abraços!!!