segunda-feira, 25 de abril de 2011

AINDA SOBRE DONS ESPIRITUAIS

A Bíblia fala de três construções de casas para Deus. A primeira delas foi o Tabernáculo, no deserto. O líder dessa construção foi Moisés. Como toda construção de um edifício, essa também precisou de especialistas, como está escrito em Êxodo 35:30-35: 

“Depois, disse Moisés aos filhos de Israel: Eis que o Senhor tem chamado por nome a Bezalel, filho de Uri, filho de Hur, da tribo de Judá. E o Espírito de Deus o encheu de sabedoria, entendimento e ciência em todo artifício, e para inventar invenções, para trabalhar em ouro, e em prata, e em cobre, e em artifício de pedras para engastar, e em artifício de madeira, para trabalhar em toda obra esmerada. Também lhe tem disposto o coração para ensinar a outros, a ele e a Aoliabe, filho de Aisamaque, da tribo de Dã. Encheu-os de sabedoria do coração, para fazer toda obra de mestre, e a mais engenhosa, e a do bordador, em pano azul,, e em púrpura, e em carmesim, em li nho fino, e a do tecelão, fazendo toda obra e inventando invenções.”

Então a primeira construção teve especialistas que fizeram as obras da construção. Nem todos eram pedreiros, nem carpinteiros, nem eletricistas, nem bombeiro hidráulico, nem Mestre-de-obra, nem Arquiteto, nem engenheiro. O Espirito de Deus deu diferentes capacitações para que a obra fosse feita.

A segunda construção foi a do Templo de Jerusalém, sendo Salomão o líder dessa construção. Também, o Espírito Santo preparou especialistas para fazerem as obras da construção. Davi preparou tudo, para o seu filho Salomão, que o sucedeu no trono, liderasse a construção da Casa de Deus. E Salomão pediu a Hirão, rei de Tiro, que o ajudasse.
“Manda-me, pois, agora, um homem sábio para trabalhar em ouro, e em prata, e em bronze, e em ferro, e em púrpura, , e em carmesim, e em azul; e que saiba lavrar ao buril, juntamente com os sábios que estão comigo em Judá e em Jerusalém,, os quais, Davi, meu pai, preparou...Agora, pois, envio um homem sábio de grande entendimento, a saber, Hirão-Abi, filho de uma mulher das filhas de Dã, e cujo pai foi homem de tiro; este sabe lavrar em ouro, e em prata, e em bronze, , e em ferro, e em pedras, , e em madeira, e em púrpura, e em pano azul, e em linho fino, , e em carmesim; e é hábil para toda obra de buril e para toda s as engenhosas invenções, qualquer coisa que se lhe propuser, juntamente com os teus sábios e os sábios de Davi, meu Senhor, teu pai.” (II Cr. 2:7,13,14)

Em terceiro lugar, a construção da casa de Deus, que ainda está sendo feita, é a igreja. Jesus disse “edificarei a minha igreja”. É uma construção espiritual, mas segue os mesmos princípios das construções anteriores. Também aqui, o Espírito Santo preparou especialistas, para executarem a obra da construção. Aqui é que entram os dons espirituais. Cada dom é uma especialidade necessária para a edificação da igreja. Em I Co. 12, Paulo descreve uma relação de dons espirituais que foram dados para a realização da obra. Não é a única relação de dons e os que são aqui mencionados, não são os únicos existentes. 

O certo é que cada crente recebeu, pelo menos, um dom espiritual. Você é um trabalhador desta construção. Se você não está exercendo seu dom para ajudar nesta construção, o seu dom está fazendo falta. Descubra qual é o seu dom, e use-o na construção da casa de Deus. Lembre-se de que Deus é um bom patrão, e recompensará grandemente a todos que trabalharem nessa construção. O líder dessa construção é o Espírito Santo. Apresente-se a Ele, e descubra qual é o seu dom e comece a usá-lo.

Nenhum comentário: