domingo, 17 de abril de 2011

O PRINCÍPIO DA HONRA

Essa palavrinha passou muito tempo despercebida, no meio do povo de Deus. Porém, agora, ela tem sido descoberta, e a sua importância, revelada. Já se sabe que tanto a honra, como a desonra, são sementes, que uma vez semeadas, garantem uma colheita farta. 

Em Rm. 13:7, Paulo escreve: “Portanto, daí a cada um o que deveis: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra, honra.” O contexto dessas palavra trata do princípio de autoridade, onde Paulo diz que os magistrados(governantes, na época) eram ministros de Deus, prepostos de Deus, e como tal deveriam ser honrados com tributo e com temor. A sonegação fiscal e o desprezo pela autoridade do líder, desonram a Deus. Em I Pd. 2:17, está escrito: “Honrai a todos. Amai os irmãos. Temei a Deus. Honrai o rei.” 

Novamente o contexto de Pedro é sobre o princípio de autoridade, dizendo “Sujeitai-vos, pois, a toda ordenação humana por amor do Senhor; quer ao rei como superior; quer aos governadores, como por ele enviados para castigo dos malfeitores e para louvor dos que fazem o bem.” (I Pd. 2:13,14).

Mas eu quero tomar como base, a história de ISBOSETE, rei de Israel, registrada no segundo livro de Samuel. A palavra ISBOSETE significa HOMEM DE VERGONHA. Depois que o rei Saul foi morto pelos filisteus, Isbosete foi colocado no trono de Israel. (II Sm.2:8,9). Isbosete, porém, apesar de ser o líder, era um homem de personalidade, fraca, de temperamento fraco. 

Aliás, quero aproveitar a oportunidade, para desfazer um equívoco. Aqui estão três palavras: caráter, personalidade, e temperamento. Tenha ouvido muita gente falar sobre “caráter fraco”. Eu entendo que não existe caráter fraco ou forte. O que existe é caráter bom ou mau. Caráter honesto ou desonesto. Porque caráter são os hábitos que a pessoa adquire durante a sua vida, principalmente, quando é criança. Agora temperamento, ou personalidade,é que pode ser forte ou fraco. É a genética, o DNA, é o espírito, co m o qual já nascemos. E aqui, tanto pode ser homem ou mulher, o que é forte é o temperamento, que se manifesta através de uma vontade forte, determinada. Temperamento não tem obrigatoriamente que ver com o caráter. Uma pessoa pode ser forte e ser mau caráter, uma pessoa má, desonesta. Mas também pode acontecer que uma pessoa seja de temperamento fraco, mas ser honesta, pois aprendeu desde criança, com os pais, com a sua família, ou mesmo, da Bíblia, os valores da honestidade. 

Neste caso de ISBOSETE nada sabemos de seu caráter. Mas sabemos que era de um temperamento tímido, inseguro, medroso. Aliás, o Tema desta mensagem poderia ser QUANDO O LÍDER É FRACO.Pois é o caso. Provavelmente, ele não queria ser rei, mas herdou a coroa. Quando o líder é fraco, cria um problema, pois toda liderança será desafiada. John Maxwell diz que as pessoas tendem a seguir líderes mais fortes do que elas. Mas e quando o líder é fraco? O problema é que a autoridade é impessoal. Independentemente do líder ser fraco ou forte, o manto de autoridade que repousa sobre os seus ombros, desce do trono de Deus, e demanda obediência, submissão, honra. Por isso Paulo escreveu “Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa, para te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra.” (Ef.6:1,2).

Abner, filho de Ner, era o Comandante do exército de Israel, e, portanto, subordinado a Isbosete. Diferentemente de Isbosete, Abner, filho de Ner, era homem de temperamento forte, personalidade forte, autoconfiante, astuto. Tinha, portanto, todas as características da liderança.

Quando o liderado é mais forte do que o líder, corre o risco de desprezá-lo no coração, e desonrá-lo nas palavras e atitudes. Da mesma sorte, se a esposa é mais forte do que o marido, pode acontecer a mesma coisa. (A expressão “vaso mais fraco” que aparece em I Pd. 3:7, se refere à fraqueza física, pois “vaso”, na Bíblia, significa o corpo, não tendo nada a ver com temperamento ou personalidade). Senão vejamos: “E sucedeu que, entrando a arca do Senhor na cidade de Davi, Mical, filha de Saul, estava olhando pela janela e, vendo o rei Davi, que ia bailando e saltando diante do Senhor, O DESPREZOU NO SEU CORAÇÃO.” (II Sm. 6:16 ). Também acho que Davi não era mais fraco do que Mical, mas talvez ela se julgasse superior a Davi, pois era filha de rei.

Voltando a Abner. Ele passou a ter um caso com Rispa, filha de Aías, que tinha sido concubina do rei Saul. Isbosete, sendo o líder, sentiu-se no dever de confrontar Abner Por causa disso.Abner passou-lhe uma descompostura, que começa assim: “Então, se irou muito Abner pelas palavras de Isbosete e disse: Sou eu cabeça de cão, que pertença a Judá?... E nem ainda uma palavra podia responder a Abner, porque o temia.” Resumindo: Abner afrontou seu líder, rebelou-se, desonrou o manto de autoridade que estava sobre seus ombros. E Abner, achando pouco, mandou mensageiros a Davi para negociar com ele, como se o líder fosse Ele. Davi, como era homem de honra, respondeu a Abner, mas também mandou mensageiros para negociar com Isbosete, reconhecendo a sua autoridade. (II Sm. 3:7-14).

Será que Deus deixou passar essa desfeita de Abner? Afinal o Princípio da Honra foi criado por Ele, e a ordem para honrar foi dada por Ele. Sabemos que Deus se esconde, fazendo parecer aos homens, que, tanto os seus atos de bondade, como a sua justiça, pareçam obra do acaso. Bem, o fim de Abner foi assim: “Tornando, pois, Abner a Hebron, Joabe o tomou a parte, à entrada da porta, para lhe falar em segredo, e feriu-o ali pela quinta costela, e morreu por causa do sangue de Asael, seu irmão.” (II Sm.3:27).

“Honrai a todos. Honrai ao rei.” Para ser bem sucedido, honre a todos, mas, principalmente, a quem tem alguma autoridade sobre você, seja em casa, seja no trabalho, seja na igreja, seja no Estado. Lembre-se de que a honra e a desonra são sementes, que, uma vez semeadas, levam obrigatoriamente a uma colheita farta.

Nenhum comentário: