terça-feira, 12 de abril de 2011

DÍVIDAS: COMO SE LIVRAR DELAS

Cartão de Crédito, Cheque Especial, Cheque Ouro, Empréstimo com Consignação, CDC, Financeiras, Agiota, Fatura, todos são termos bem conhecidos desta geração endividada.

Há muitos anos, quando fiz um Curso de Pós-Graduação em João Pessoa-PB, lembro que a Aula Inaugural foi proferida pelo Arcebispo da cidade, que falou sobre informática, e cujo Tema era Analfabetos Virtuais. Hoje, podemos dizer que estamos no meio de uma geração de Analfabetos Financeiros. E como já diziam nossos pais “Em terra de cego, quem tem olho é rei”, é assim também com respeito a finanças. E como já dizia Oséias - 4:6 – “O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta conhecimento”, podemos dizer também que a nossa geração está sendo destruída pelas dívidas, porque lhe falta conhecimento financeiro.

Salomão, o homem mais sábio que já existiu, exceto Jesus, escreveu que “O QUE TOMA EMPRESTADO É ESCRAVO DO QUE EMPRESTA”. (Pv.22:7). De quem você é escravo? Dos Bancos? Das Financeiras? Dos Agiotas? De quem?

O QUE É DÍVIDA?
Existem vários tipos de dívidas, mas estou falando de dívida financeira. Quem ganha mil reais por mês, e gasta novecentos, a longo prazo será um milionário. Mas quem ganha mil reais por mês, e gasta mil e cem, a longo prazo, será um mendigo, pois terá de se endividar. A dívida é uma tentação, pois, tentação é você comer hoje, o que só deveria comer amanhã. Salomão diz ainda que há tempo para todo propósito debaixo do céu.(Ec.3). Dívida é você pegar algo antes do tempo. Se Você juntar dinheiro para comprar um carro usado, durante três anos, no final dos três anos é o tempo do propósito de ter o carro. Se, porém, você quiser pegar o carro agora, você terá de financiar, e ficará escravo do Banco, além do pagar o dobro do preço. A dívida é uma tentação, pois o diabo tentou induzir Jesus a se endividar. Na primeira tentação ele sugeriu que Jesus, que estava com fom e, transformasse pedras em pão. Como não era hora para esse propósito, Jesus recusou. E quando chegou o tempo do propósito “eis que chegaram os anjos e o serviram.” (Mateus 4:11). Na segunda tentação, ele sugeriu que Jesus se lançasse do pináculo do templo, para que os judeus o reconhecessem como o Messias. Como não era o tempo para esse propósito, Jesus recusou. Mas quando chegar o tempo “olharão para mim, a quem traspassaram; e o prantearão como quem pranteia por um unigênito; e chorarão amargamente por ele, como se chora amargamente pelo primogênito.”(Zc. 12:10). Na terceira tentação, ele ofereceu a Jesus toda a autoridade sobre os reinos do mundo, em troca de adoração, mas Jesus recusou, pois não era o tempo certo dele assumir a autoridade sobre os reinos do mundo. Porém, depois de sua ressurreição, ele apareceu aos discípulos, e disse: “Toda a autoridade me foi dada nos céus e na t erra.” Era o tempo de assumir o governo, sem se endividar. Tem muitos homens hoje, se endividando, por se deitarem com uma moça, antes da hora certa, o casamento, e, depois, casam por obrigação, mesmo sem gostar, pois já não são livres. “Comeram o lanche antes do recreio” como se diz no popular. Assim, as pessoas que lhe oferecem algo, fora da hora, seja dinheiro, seja sexo, estão fazendo o papel de tentador, na sua vida, para lhe escravizar, mesmo que não saibam.

COMO SE LIVRAR DAS DÍVIDAS

1. Assuma o controle delas, colocando-as na ponta do lápis, no papel, não as ignorando. Adquira uma calculadora, e calcule tudo o que você vai comprar, para saber se pode, ou não, para não se endividar mais.
2. Reconheça que você precisa mudar a sua maneira de pensar sobre finanças, dinheiro, dívidas, compras. A palavra arrependimento, metanóia, significa isso mesmo, mudança de mente, renovar a mente, mudança de padrão de pensamento, se esclarecer.
3. Adquira livros sobre o tema Educação Financeira, se alfabetize, pois em toda livraria que se preze, hoje, não faltam livros sobre esse tema. Não é gasto, é investimento.
4. Deixe as desc ulpas de lado – tem gente que diz: eu não gosto de ler. Mas tem gente que também não gosta de trabalhar, nem de hospital, nem de tomar remédio. Ler é como tomar remédio contra a doença da ignorância. E tem remédio que tem gosto bom.
5. Adquira hábitos contra o desperdício. Na primeira multiplicação dos pães, Jesus conclui dizendo aos discípulos:” Recolhei os pedaços que sobejaram, para que nada se perca.” Não desperdice tempo, nem dinheiro, nem comida, nem palavras.
6. Pense como rico e não como pobre. O rico faz questão até pelos centavos, mas o pobre diz “deixa pra lá” e aceita bombom como troco.
7. Seja diligente, trabalhador, pois uma das causas da pobreza é a preguiça. Novamente é Salomão quem o diz. “Ó preguiçoso, até quando ficarás deitado? Quando te levantarás do teu sono? Um pouco de sono, um pouco tosquenejando, um pouco encruzando as mãos, para estar deitado, assim te sobrevirá a tua pobreza como ladrão, e a tua necessidade, como um homem armado.” (Pv.6:9-11).
8. Liberte-se dos hábitos do consumismo, do imediatismo, pois isto está na cultura, mas você não é obrigado a adotá-los.
9. Não adote um padrão de vida que você não possa sustentar, pois isso é suicídio. Se você não pode ter carro, tenha uma moto; se não pode ter uma moto, tenha uma bicicleta; se não pode ter uma bicicleta, ande de ônibus, ou vá a pé.
10. Acredite que a pessoa que não tem nada, está numa boa posição, pois quem está mal é aquele que está devendo. Quem não tem nada, está no zero, e quem está devendo está abaixo do zero. Quem não tem nada, está no ponto de começar a adquirir o seu patrimônio, sem ter de primeiro ter de pagar as dívidas.
11. Honre a Deus com o que você tem, pois, por mais que você faça, não é suficiente sem a bênção, pois “a bênção de Deus é que faz prosperar”. “E semeou Isaque naquela mesma terra e colheu, naquele mesmo ano, cem medidas, PORQUE O SENHOR O ABENÇOAVA.” (Gn.26:12).

Nenhum comentário: