sábado, 23 de abril de 2011

VOCÊ SABE QUAL É O SEU DOM?

Por isso, pela graça que me foi dada digo a todos vocês: Ninguém tenha de si mesmo um conceito mais elevado do que deve ter; mas, ao contrário, tenha um conceito equilibrado, de acordo com a medida da fé que Deus lhe concedeu.” (NVI, Rm.12:3).

Ter de si mesmo um conceito mais elevado do que deve ter, chama-se orgulho, segundo o padrão da Bíblia. Hodiernamente, há uma tendência a se encorajar todos a terem um conceito mais elevado de si mesmo. Chama-se Boa autoestima, seguro de si, autoconfiante. Há uma suposição de que muitos têm uma baixa autoestima, e que o remédio é se esforçar para ter uma autoestima elevada. Em parte é verdade. Porém, para não ficarmos somente com conceitos humanos, vamos examinar a Escritura, para ver o equilíbrio de Deus nesta matéria.

Moisés passou quarenta anos no deserto de Midiã, para ser curado do orgulho de ter tentado fazer a obra de Deus na força do braço. Mas parece que Deus exagerou na dose, pois quando o Senhor lhe apareceu na sarça, e o enviou para realizar a obra, Moisés já não confiava em si. Veja o que ele disse: “Quem sou eu, que vá a Faraó e tire do Egito os filhos de Israel?” (Ex. 3:11); “Mas eis que me não crerão, nem ouvirão a minha voz, porque dirão: O Senhor não te apareceu.”(4:1); “Ah! Senhor! Eu não sou homem eloqüente, nem de ontem, nem de anteontem, nem ainda desde de que tens falado ao teu servo; porque sou pesado de boca e pesado de língua.” (4:10); “Ah! Senhor! Peço-te que envies outra pessoa.” (4:13). Deus pegou pesado com Moisés, e agora ele estava totalmente despido da autoconfiança, tão necessária à liderança. Tinha baixa auto-estima e estava inseguro , e medroso. A atitude de Moisés provocou a ira de Deus contra ele. Ele acabou indo, e realizou uma grande obra, pois o Espírito Santo se apoderou dele. Mas nunca mais ele teve de si mesmo um conceito mais elevado do que convém.

Outro personagem bíblico que teve problema com autoestima foi Gideão. O Anjo do Senhor apareceu a ele, e o mandou livrar a Israel das mãos do midianitas, já que naqueles dias Israel era oprimido e saqueado pelo midianitas, amalequitas, e os filhos do Oriente. Eis a resposta de Gideão: “Ai, Senhor meu, com que livrarei a Israel? Eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu, o menor na casa de meu pai.” (Jz.6:15). Depois de muitos argumentos, ele acabou indo, e realizou uma grande obra, porque “Então, o Espírito do Senhor revestiu a Gideão”. Juntamente mais trezentos homens, Gideão derrotou mais de cem mil inimigos. É claro que Deus curou a baixa autoestima de Gideão, usando, inicialmente, palavras de encorajamento. Veja o que Ele disse: “O Senhor é contigo, homem valoroso.” (Jz.6:12); “Vai nesta tua força e livrarás a Israel da mão dos midianita s; porventura, não te enviei eu?”(6:14); “Porquanto eu hei de ser contigo, tu ferirás os midianitas como se fossem um só homem.” (6:16).

No caso de Romanos 12:3, Paulo adverte a não se ter um conceito de si mesmo mais elevado do que convém. Ele não está advogando nem o sentimento de superioridade, nem o de inferioridade, mas o equilíbrio. Tanto Moisés, quanto Gideão tinham sentimento de inferioridade, mas Deus tratou com eles, dando-lhes o devido equilíbrio. Em contra-partida, Nabucodonosor tinha um elevado sentimento de superioridade, orgulho, soberba, mas Deus também tratou com ele. Sete anos dominado por um espírito de loucura, humilhado, trouxe-lhe de volta a sensatez. 

O que Paulo está ensinando em Rm.12:3,é que o verdadeiro valor do homem está na medida da fé que Deus repartiu a cada um. Paulo diz “pela graça que me foi dada”. Então é a graça de Deus e a fé do homem, que lhe dão o devido valor. Como Paulo diz em outro texto “Pela graça sois salvos, por meio da fé.”(Ef.2:8-10). E m seguimento a Romanos 12:3, Paulo começa a falar sobre os dons espirituais. Ele fala de profecia, ministério, ensino, exortação, repartir, liderança, misericórdia. Então, o verdadeiro valor do homem, está no dom que o espírito Santo lhe deu. E os dons tem tamanhos diferentes. Ele diz que “Deus repartiu a cada um” os dons espirituais, assim como Josué repartiu a terra de Canaã, às doze tribos de Israel. Se a tribo era grande, a terra era maior. Se a tribo era pequena, a terra era menor. Jesus diz que cada homem tem uma capacidade diferente. (Mt.25:15). Paulo diz que “o que profetiza é maior do que o que fala em outras línguas”.(I Co.14:5). Diz também que “a uns pôs Deus na igreja, primeiramente, apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro mestres...” (I Co.12:28).

Em Rm.12:3, Paulo adverte que ninguém queira exercer um dom que lhe não foi dado por Deus. E os dons têm intensidade diferente. Mesmo tendo os mesmos dons, a intensidade de um é diferente da de outro. Cada pessoa foi capacitada por Deus em alguma área específica, tendo em vista um propósito, que é a edificação da igreja. Portanto, procure saber qual é o seu dom, e qual é a intensidade dele, e não perca tempo tentando fazer algo para que Deus não lhe capacitou, não importando o que os homens digam.

Nenhum comentário: